domingo, 14 de agosto de 2011

Cabelos ao sol - Em tempo quente, conheça as principais fontes de agressão ao seu cabelo e as medidas a adotar para evitar dramas

http://mulher.sapo.pt/saberviver/artigos-por-temas/beleza-imagem/cabelos-ao-sol-1175987.html


Cabelos ao sol
Em tempo quente, conheça as principais fontes de agressão ao seu cabelo e as medidas a adotar para evitar dramas


O ciclo repete-se anualmente à medida que o verão se aproxima. Primeiro, o entusiasmo pela ida a banhos.

Meses depois, a convivência difícil com os rastos de secura, rebeldia e aspecto baço que ficam nos cabelos, quais recordações tristes de um verão que, infelizmente, já chegou ao fim.

Este problema tem, contudo, uma explicação científica. «O cabelo é uma fibra biológica constituída em grande parte por proteínas chamadas queratinas, que fornecem tanto o núcleo central do fio de cabelo como a cutícula que o protege. Os danos começam por afetar a cutícula (camada exterior da fibra capilar), diminuindo a sua resistência, o que abre caminho a danos nas queratinas», informa a Hair Foundation.

Sol

Os raios solares representam para o cabelo um risco químico, já que «as radiações ultravioleta quebram as ligações químicas das proteínas de queratina responsáveis por grande parte da abundância e resistência da fibra capilar. Proteínas de queratina fracas enfraquecem a fibra capilar e aumentam a probabilidade de o cabelo se tornar seco e com aspecto palha, além de ser mais provável partir-se ao pentear ou escovar», lê-se no site da Hair Foundation.

Para prevenir este tipo de situações «aconselhamos todas as pessoas a iniciarem cuidados específicos com um mínimo de 15 dias antes da exposição mais prolongada ao sol», diz o cabeleireiro Marco Pinheiro. «Estes cuidados incluem a aplicação de champôs de proteção solar e tratamento do couro cabeludo, máscaras de hidratação ou de queratina e óleos para uso durante a exposição ao sol». Se, ainda assim, prefere não arriscar, use um chapéu quando se expuser aos raios solares.

Cloro
Este químico «é um agente branqueador potente e causa danos severos à queratina». Segundo informação da Hair Foundation, «o cloro da água da piscina pode tanto aclarar como enfraquecer o cabelo», danos esses que «podem ser ainda mais severos quando as proteínas já foram anteriormente danificadas por tratamentos químicos ou térmicos de styling». Cabelo quebradiço, pontas espigadas, descoloração e dificuldades no penteado são todas manifestações deste tipo de danos.

Para evitar esses casos, após sair da piscina, enxague o cabelo em água doce logo que possível e, já em casa, opte por um champô que não seja ácido nem alcalino, ou seja, de pH neutro (de 4,4 a 5,5), e que contenha sódio tiossulfato, um agente que neutraliza o cloro. Se procura uma solução mais radical, uma das sugestões da Hair Foundation passa por aplicar um condicionador protetor e, por cima, uma touca de silicone antes de entrar na piscina.

Temperatura
O calor excessivo danifica as proteínas de queratina. Este é um risco presente durante o ano, graças ao uso de secadores e produtos de styling que recorrem ao aquecimento, mas acentua-se no tempo quente, numa altura em que o cabelo e couro cabeludo estão mais fragilizados.

Se é fã do brushing para contrariar os efeitos da humidade e da maresia, saiba que «está provado que a escovagem muito frequente e agressiva danifica fisicamente a cutícula e pode resultar em quebra», alerta-se no site da Hair Foundation. Para travar este problema, especialmente em tempo de maior exposição solar, seque o cabelo com ar frio. Use ferros e placas alisadoras apenas quando é realmente necessário, já que os danos provocados são cumulativos.

Complemente estes cuidados com o uso de «produtos térmicos, disponíveis em vários formatos, como sprays ou cremes», como lembra Marco Pinheiro. Sempre que possível, use pente em vez de escova e nunca escove cabelo húmido ou molhado.

Água salgada
«A água do mar não é apenas salgada, é também alcalina, ao contrário das queratinas do cabelo, que são tendencialmente ácidas», indica a informação da Hair Foundation, segundo a qual «a combinação da água do mar com a radiação solar tem efeitos branqueadores».

Estes factos explicam a tendência para a perda de brilho e cor do cabelo após a época de praia. Assim, antes de entrar na água, aplique no cabelo uma camada protetora de um produto gordo (por exemplo, manteiga de coco), de forma a impedir o contacto direto da água com a fibra capilar.

Para impedir que a água permaneça no cabelo após o banho de mar, «o ideal seria ir retirando o sal com água doce ao longo do dia», indica o cabeleireiro. Em casa, aplique um champô protector o mais rápido possível, aplicando de seguida um condicionador protetor da queratina.

SOS
Sinais de que o seu cabelo e couro cabeludo precisam de ajuda:
Se o seu cabelo apresenta fios secos e quebradiços, pontas espigadas e cor desbotada e/ou se o seu couro cabeludo dá sinais de escamação, excesso de oleosidade, inflamação, comichão intensa ou formação de crosta deve procurar ajuda especializada e utilizar produtos de tratamento capilar adequados a esses mesmos problemas.

Texto: Rita Miguel com Marco Pinheiro (cabeleireiro)


O soutien ideal - Propostas para todos os tipos de corpos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/o-soutien-ideal-1176034.html

O soutien ideal
Propostas para todos os tipos de corpos

Escolher o soutien ideal no meio de uma vasta loja pode, por vezes, parecer uma tarefa complicada e demorada. Por isso, deixamos-lhe aqui várias dicas e sugestões de acordo com o seu tipo de peito e de acordo com a roupa que irá vestir cima, pois não há nada pior do que andar com as alças ou mesmo o soutien a sair indiscretamente do nosso top ou vestido. Damos também umas dicas extra, para que tenha o máximo de confiança quando for enfrentar as lojas de roupa interior.

Leia com atenção as próximas dicas e não vai voltar a ter problemas em escolher o soutien perfeito para si!

Não compre sem experimentar: Muita gente comete o erro de comprar roupa, seja interior ou exterior, sem a experimentar. Isto é um erro grave, pois mesmo que pense que sabe o seu número e copa, cada modelo de soutien tem uma forma diferente de copa, alças e costas, pelo que se torna imprescindível experimentar sempre que compra um novo soutien, body ou bustier.

Peça ajuda: Pode parecer algo estranho pedir ajuda para comprar roupa interior, mas muitas mulheres andam convencidas que são um certo número e copa de soutien, quando são outro totalmente diferente. Procure ir a lojas que a ajudem a escolher o número e copa corretas para si – vai notar uma grande diferença ao usar o soutien perfeito para si.

Cuidado com as costas: Para um soutien cair realmente bem num busto, é preciso que as costas do mesmo fiquem paralelas ao chão: se estas fazem um arco, por mais ligeiro que seja, este soutien não tem o tamanho certo para si! Isto acontece quando o peito não esta a ser bem suportado e esta a puxar todo o soutien para baixo; aumente o número da copa e verá as diferenças.

Dicas que tem que ter em mente ao comprar o seu soutien
:

Soutiens autocolantes: Se ainda não ouviu falar destes soutiens adesivos, ainda vai a tempo: tratam-se de soutiens de silicone que se colam ao peito e que são constituídos apenas por duas copas que se juntam a frente. São normalmente usados para festas ou cocktails, quando se veste um vestido que tem um decote profundo nas costas. No entanto, se tem um peito grande, este tipo de soutien é totalmente desaconselhado pois não vai dar o tipo de suporte necessário ao seu tipo de busto.

Cores base: Opte por roupa interior com cor carne, branco ou preto, pois estas cores vão ser mais fáceis de conjugar com a sua roupa, e por sua vez, mais fáceis de esconder. Soutiens lisos são também uma boa opção, pois não vão deixar visíveis nas roupas as marcas que muitos soutiens de renda deixam.

Mantenha tudo “cá dentro”:
As linhas “shape” já estão disponíveis em várias marcas e modelos, por isso não tem que ter medo de usar um body ou um bustier, se tem um estômago proeminente ou uma cintura pouco definida. Usar este tipo de roupa interior pode realmente dar-lhe uma nova forma à cintura e busto, bem como uma nova auto-confiança.

Alças para todas as ocasiões: Procure comprar soutiens que têm a opção de trocar, cruzar ou retirar as alças: para além de ter um soutien que pode passar a ser cai-cai, poderá usar alças transparentes – estas são uma boa opção para quem tem um peito maior e que precisa de maior apoio.

Para obter um Lift: Utilize um soutien com push-up, ou seja, um soutien almofadado. Se não for o suficiente, procure soutiens com um decote pouco profundo, bem como um soutien com copas bem juntas uma á outra. Pode também comprar um “extra” à parte: uma almofadinha que fará o mesmo efeito de um soutien push-up, mas que é removível.

Para minimizar o peito: Se procura minimizar o tamanho do seu busto, utilize soutiens de desporto, cuja função é mesmo imobilizar e alisar o peito para uma melhor e mais confortável performance.

Não compre o soutien se:

  • Se o soutien se mexe ao levantar os braços – este deve ficar imóvel. Experimente aumentar o tamanho das alças. Se isso não funcionar, o tamanho está errado.
  • Se os aros do soutien não assentam no peito – os aros não devem ter um espaço entre o peito e eles mesmos. Isto acontece porque está a experimentar um soutien com uma copa muito pequena. 
  • Se sentir desconforto. Tal como não compraria um par de sapatos que a aleijam, também não compre um soutien com um aro que a aleija, ou umas alças que a deixam marcada.
  • Se o seu peito sai por cima ou pelos lados da copa do soutien. Experimente uma copa a cima, e não tenha medo de mudar. Para saber se a copa é a correta, quando toca no aro, perto da zona da axila, a pele que tem de baixo do mesmo deve ser pele da axila e não do peito. Se for do peito, precisa de uma copa maior.
Modelo ideal para cada tamanho:

Peitos Pequenos: Se tem um peito pequeno, pode optar por um soutien com enchimento para dar mais volume, quer seja de gel ou uma almofada removível, as opções no mercado são imensas. Se por outro lado não quer aumentar o volume do seu peito, opte por um soutien com uma forma triangular com ou sem aros e terá o suporte que procura. Procure copas AA ou A, para obter melhores resultados e melhor suporte.

Peitos Moderados: Para suportar um peito moderado, um soutien com copa e aro passa a ser necessário. Se procura um efeito mais provocador, escolha um soutien com push-up; vai dar-lhe um lift sem que o seu busto fique com um aspeto artificial. Pode optar por soutiens com diferentes cortes e decotes. Procure por copas B e C.

Peitos Grandes: Soutiens para peitos grandes passam a ter de possuir uma faixa larga por de baixo do peito para dar mais suporte e conforto. Alças largas são recomendadas e muito bem vindas, bem como um decote pouco recortado, de preferência opte por uma copa redonda que cobra o peito todo. Se pretende reduzir o volume do peito opte por um soutien redutor. Procure copas D, DD, E e por ai em diante.

Agora que já tem todas as dicas que precisa para comprar o soutien ideal para si, não tenha medo de ir as lojas e experimentar vários modelos. E não desespere se o número que usa, afinal não é o seu: está sempre a tempo de o mudar!

Veja nesta Galeria algumas sugestões de modelos e marcas:
http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1176731&


Cera de magnólia: segredo de brilho absoluto - Descubra o que esta cera pode fazer pelo seu cabelo.

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cera-de-magnolia-segredo-de-br-1176749.html

Cera de magnólia: segredo de brilho absoluto
Descubra o que esta cera pode fazer pelo seu cabelo.


Todas as mulheres sonham com um cabelo brilhante, pleno de saúde e de beleza. Esta busca pelo brilho é universal e muitas mulheres queixam-se do seu cabelo baço, consequência das agressões que sofrem diariamente.

Escovagem, poluição e raios solares alteram a cutícula e abrem as escamas, impedindo-as de refletir a luz. Para reencontrarem o brilho imediato, os cabelos baços precisam sobretudo de cuidados e de proteção. No coração do mundo vegetal reside o segredo de brilho absoluto: a cera de magnólia.

Esta preciosa cera epicuticular está na origem do esplendor das folhas de magnólia… Ajuda-as a manter uma taxa de hidratação ótima, protege-as diariamente das agressões exteriores e preserva-as do efeitos nefastos dos raios UV, refletindo-os.

Esta incrível barreira vegetal de brilho e de cuidado foi extraída das folhas de magnólia para oferecer os seus benefícios agora aos cabelos baços. Graças à sua estrutura biomimética do filme hidrolipídico, a cera de magnólia atua em perfeita afinidade com o cabelo: fecha as escamas, protege o cabelo das agressões externas e garante-lhe uma boa hidratação.

A magnólia. um modelo absoluto de brilho
Embora as flores da magnólia sejam de uma beleza extraordinária, foi o brilho da sua folhagem que chamou a atenção. As folhas deste arbusto majestoso, cuja história está intimamente relacionada com a feminilidade, apresentam um bonito verde profundo com reflexos brilhantes. Este aspeto lustroso é devido a uma cera preciosa que cobre a sua cutícula para a proteger.

Esta cera epicuticular protege a magnólia das intempéries graças às suas propriedades hidrófobas e das agressões externas ao impedir a fixação de agentes patogénicos na superfície das suas folhas. Preserva-as da desidratação ao limitar a evaporação da água e protege o seu ADN celular dos efeitos nefastos dos raios UV ao refleti-los intensamente.

Proeza da natureza, a cera de magnólia constitui uma verdadeira barreira de cuidado e brilho. Testemunhas destas notáveis características, os investigadores quiseram que os cabelos baços beneficiassem destas propriedades.


Afinidade com a cutícula do cabelo
Os laboratórios, ao constatarem a composição da cera de magnólia, desenvolveram a sua ação por biomemitismo da película hidrolipídica protetora do cabelo.

Com uma estrutura lipídica próxima da do filme hidrolipídico a cera de magnólia é constituída, à semelhança do filme hidrolipídico, por cadeias longas de átomos de natureza apolar.

Estas semelhanças permitem que a cera de magnólia atue em afinidade com a cutícula do cabelo para lhe fornecer todas as suas propriedades de proteção e brilho.

Película hidrolipídica do cabelo:

• Água
• Esqualeno (molécula en C60)
• Ceras
• Ácidos gordos
• Esteróis

Extrato de cera de magnólia:
• Água
• Polifenóis (molécula en C60)
• Ceras
• Ácidos gordos
• Esteróis

Perda de brilho = Cabelo fragilizado

Todas as mulheres sonham com um cabelo brilhante, um trunfo de beleza que procuram ainda mais que a suavidade e o volume. No entanto, nem sempre estão conscientes de que esta ausência de brilho não é mais do que um sintoma visível de uma alteração da fibra capilar. A superfície do cabelo baço, danificado pelas agressões diárias (raios UV, poluição, escovagens e alisamentos repetidos…), não se encontra suficientemente lisa para refletir a luz.

Por outro lado, a maioria das mulheres usa o cabelo pela altura dos ombros ou mais comprido, comprimento que os expõe às agressões e à fricção: estima-se que um cabelo à altura dos ombros é um cabelo com 3 anos durante os quais sofreu mais de 2000 escovagens e centenas de brushings. Estas agressões sucessivas alteram o filme hidrolipídico e acabam por danificar a cutícula que fica vulnerável e sem proteção.

Tripla ação
Graças à sua composição biomimética do filme hidrolipídico, a cera de magnólia forma uma verdadeira barreira vegetal à superfície do cabelo e oferece-lhe:
• uma ação de preenchimento que compensa as fissuras entre as escamas, alisa-as e garante desta forma uma perfeita reflexão da luz.
• uma ação de hidratação que limita a perda hídrica, garante de uma boa hidratação, elasticidade e solidez do cabelo.
• uma ação de proteção contra as agressões externas (escovagens, calor, vento…) que isola a fibra capilar, e uma ação brilho graças à sua riqueza em polifenóis, poderosos antioxidantes.


Dados botânicos e utilizações tradicionais
A magnólia é uma árvore grande e bela com um porte piramidal, com uma altura que pode atingir os 30m no seu ambiente natural. A sua folhagem persistente é composta por folhas coriáceas simples, ovais a elípticas com bordos lisos. A sua face superior é revestida por um belo verde brilhante.

Tem como particularidade o facto de florescer bastante tardiamente, a partir dos 25 anos de idade. A sua floração tem lugar de junho a outubro em França, período durante o qual se cobre de belas flores aromáticas. Na medicina tradicional chinesa e japonesa, a casca da espécie Magnolia officinalis é há muito utilizada em numerosas preparações.

É sobretudo reconhecida pelos seus princípios ativos eficazes nas doenças nervosas e nos distúrbios intestinais mas também para tratar a tosse, a asma e a sinusite. Certas preparações medicinais utilizam também as substâncias extraídas dos rebentos da Magnolia salicifolia L. com propriedades antiinflamatórias, neuromusculares e antialérgicas.

A lenda da magnólia
O género Magnolia foi assim designado pelo monge Charles Plumier (1646-1715) em honra de Pierre Magnol (1638-1715) médico e botânico francês, o primeiro a identificar a família das Magnólias. Este último, diretor do Jardim das plantas de Montpellier e autor de numerosos trabalhos, tornou-se célebre ao reagrupar as plantas em função das suas características morfológicas e ao criar a noção de família, conceito que antecipava a classificação de Linné.

Charles Plumier, enviado para as Antilhas, descreveu, desenhou e relatou sobre numerosas plantas entre as quais uma árvore que designou por Magnolia dodecapleta em homenagem a Magnol. Infelizmente, Linné deu um novo nome a esta planta: Talauma. Seguidamente, atribuiu a designação «magnolia» à espécie virginiana atribuindo a si próprio a homenagem feita a Magnol, em detrimento da de Plumier.

Em 1711 a Magnolia entrou em França a bordo do navio St-Michel que pertencia a René Darquistade, armador negociante entusiasta por botânica… Desembarcou em Paimboeuf no meio de novas variedades de vegetais provenientes da Louisiane que foram transportadas para a Maillardière, propriedade de Darquistade, onde foram « reconfortadas » após a sua longa e penosa viagem.

O arbusto, na época designado por Laurier Tulipier, chamou à atenção pela sua soberba folhagem persistente. No entanto, considerado demasiado frágil para suportar o inverno francês, foi colocado na estufa do castelo e aí permaneceu durante 20 anos. Apesar de todos os cuidados dispensados apenas se limitava a dar folhas a ponto de Darquistade, farto de esperar por uma hipotética floração, ter dado ordem ao seu jardineiro para o abater.

A mulher do jardineiro, por amor a novas plantas ou por intuição feminina, opôs-se à eliminação do arbusto e replantou-o debaixo de um arvoredo, abrigado dos ventos frios. Nunca ninguém soube se foi pela mudança de solo, da luminosidade ou de um simples milagre de reconhecimento para com aquela que o salvou … o que se sabe é que o arbustro prosperou e floresceu pela primeira vez alguns anos mais tarde.

Desde então, avisadas desta novidade, as mais célebres sumidades botânicas da região foram admirar e prestar homenagem a este arbusto… Foi o início da celebridade do Laurier tulipier e das suas majestosas flores branco-creme, delicadamente perfumadas.

Agradecimentos: Laboratórios Klorane

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*



Como escolher o desodorizante mais eficaz

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/como-escolher-o-desodorizante-1176009.html

Como escolher o desodorizante mais eficaz
Há tipos adequados a todas as necessidades. Saiba o que (não) deve usar


É um fenómeno muito irritante, sobretudo nos dias de maior calor, mas a verdade é que o nosso corpo mantém uma temperatura correcta graças à transpiração.

Trata-se, portanto, de um processo normal de regulação do organismo que, no entanto, tem alguns inconvenientes e incómodos.

As manchas de suor na roupa e, inclusive, os maus odores que este provoca (causados por bactérias) podem fazê-la passar um mau bocado. Por isso, convém usar um desodorizante adequado. Este é um aliado imprescindível na higiene diária. Use-o todos os dias depois do duche e com a pele totalmente seca.
Um desodorizante para cada necessidade

Poderá encontrar no mercado uma ampla gama de desodorizantes e antitranspirantes, apesar de muitos deles combinarem as duas funções (o desodorizante camufla o odor da transpiração e o antitranspirante inibe a secreção de suor).

Escolha, por isso, aquele de que mais gosta, de acordo com a sua pele e ritmo quotidiano:

- Se não transpira muito, use uma fórmula em spray. Este tipo de desodorizante garante uma sensação de frescura imediata e é muito fácil de aplicar.

- Se é daquelas pessoas que transpira demasiado, opte por produtos em roll-on, creme ou stick, mais eficazes para controlar o excesso de suor.

- Já se tem a pele sensível, prefira os desodorizantes em creme, já que não contêm álcool. Terá de ter também em conta se o perfume irrita a sua pele.

- Para evitar manchar a sua roupa, as fórmulas em stick ou com activos antimanchas para roupa branca ou preta são os mais aconselhados.

- Se acabou de depilar-se, procure usar um produto que não contenha álcool na sua composição ou correrá o risco de ficar com uma sensação de ardor na pele.
Conselhos básicos para quem sua em demasia

O excesso de transpiração é um problema para muitas pessoas. Nestes casos, o suor excessivo costuma concentrar-se nas axilas, nas palmas das mãos e dos pés. Siga estas dicas para controlar o problema:

- Mantenha uma alimentação equilibrada. Os alimentos que ingere também influenciam a sua transpiração. Tente incluir verduras e citrinos nas suas ementas e evite alguns alimentos como o alho, os espargos e a cebola, que dão mau odor ao suor.

- Hidrate-se bem. Pode ser uma novidade para si mas a verdade é que se não quiser transpirar em excesso, deve beber muitos líquidos.

- Use preferencialmente tecidos naturais. O algodão, o linho e a seda são os tecidos que melhor transpiram, enquanto que os sintéticos jogam contra si no que diz respeito à transpiração.

- Recorra ao botox, se for caso disso. Quando a hiperidrose (sudação excessiva) não regride com produtos específicos ou outro tipo de tratamentos, pode recorrer-se às injecções de botox, técnica que se tem revelado muito eficaz para controlar a produção de suor.

Texto: Madalena Alçada Baptista 


Veja um post que escrevi sobre desodorizantes: http://dicas-da-ines.blogspot.com/2011/06/desodorizante.html


Dama de Copas apresenta coleção de lingerie para o Outono/Inverno 2011 - Violetas, fúchsias e rosas dominam a palete de cores

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/dama-de-copas-apresenta-coleca-1160273.html

Dama de Copas apresenta coleção de lingerie para o Outono/Inverno 2011
Violetas, fúchsias e rosas dominam a palete de cores


A Dama de Copas revela a nova colecção de lingerie para o Outono/Inverno 2011, composta pelas linhas: Masquerade, Cleo by Panache, Panache SuperBra e Atlantis.

Cores suculentas dominam a nova colecção de Outono/Inverno da Panache. Os violetas, fúchsias e rosas com motivos botânicos alegram e fazem lembrar uma palete de cores de jardins e pomares ingleses.

A inspiração em filmes “tecnicolor” é visível nos tons dourados e na grafite. Aqui podemos apreciar um jogo subtil de brilho com um efeito mate de ornamentos discretos e de alta qualidade. Esta lingerie evoca o espírito das Divas do cinema dos anos 50.

As tendências ultra femininas, retro, continuam presentes na roupa interior desta estação. Há peças muito românticas com rendas discretas e outras mais burlescas com padrões que sobressaem dos fundos acetinados. O efeito final é muito sensual.