segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dicas de motivação para quem procura emprego

Muitos meses sem sucesso na procura de emprego podem desmotivar uma pessoa, não desanime e veja algumas dicas para se motivar:

Dicas de motivação para quem procura emprego

O nosso país nunca foi campeão de motivação e felicidade, no entanto existem pessoas como em todo o lado, que conseguem superar as adversidades com pensamentos e atitudes positivas.

O que comanda as nossas ações é o nosso cérebro, e todas elas refletem-se na nossa postura perante a vida. Se a vida correr bem torna-se simples e aí todos conseguem superar as adversidades, no entanto aqueles que realmente se superam, conseguem obter resultados ainda mais extraordinários do que pensavam conseguir em qualquer circunstância da vida.

O sucesso de cada um depende apenas de si próprio, se você está à espera que alguém vá resolver os seus problemas por si desengane-se. Um exemplo disso é Ana Miranda fundadora do Arte Institute, uma organização sem fins-lucrativos que divulga o melhor da nossa cultura e artes nos Estados Unidos, mais propriamente em Nova Iorque. Tivemos conhecimento do seu projeto através do programa 5 para a meia noite do dia 29 de Agosto (minuto 34), quando a Ana comunicou com o programa através de chamada virtual. Algures no meio dessa conversa, Ana teve a possibilidade de se exprimir em direto e dizer o que lhe ia na alma em relação às oportunidades que nos são negadas pela sociedade, e que muitas vezes nos fazem querer que são impossíveis de realizar. No seu caso, muitas pessoas lhe disseram que seria difícil ou quase impossível ela conseguir criar o Arte Institute pelas mais diversas razões, mas felizmente a sua força de vontade e motivação levou-a a conseguir atingir o seu objetivo.
É claro que nem toda a gente tem capacidade e conhecimentos para ser um empresário ou empreendedor, não é disso que se trata, mas todos temos capacidade de poder mudar a nossa vida para melhor, e isso só depende de nós, do nosso querer e da nossa motivação pessoal.

Seguem algumas dicas de motivação para o ajudar na procura de emprego.

Comece o seu dia com um plano

Acordar cedo e vestir-se como se fosse para ir trabalhar, dá-lhe autoestima e confiança para o resto do dia. Como diria Richard S. Deems (co-autor do livro “Make Job Loss Work for You”), você efetivamente irá trabalhar, mas desta vez para encontrar o seu emprego.

Utilize o computador como ferramenta, mas depois deixe-o por certos períodos de tempo

O computador é a melhor ferramenta que você pode ter nas suas mãos para conseguir um emprego, disso não tenha dúvidas, mas para resultar é necessário estabelecer algumas tarefas diárias entre as quais:

  • Ter um perfil social limpo e credível;
  • Estar presente na maior rede social de profissionais do mundo que é o Linkedin;
  • Pesquisar e contactar pessoas diretamente em vez de contactar as empresas;
  • Criar um portfolio online ou um Currículo Digital;
  • Aumentar a sua rede de contactos profissionais pesquisando e adicionando amigos nas suas redes.

Depois das tarefas feitas, deixe o computador por largos períodos de tempo durante o dia, não é bom para si estar sempre ansioso à espera de uma resposta ou de uma ação que depende de outra pessoa ou organização.

Às vezes você merece uma pausa

Quando estamos deprimidos ou insatisfeitos com algo, não é boa altura para estar a reescrever o seu currículo ou a enviar uma candidatura. Espere o tempo necessário para se restabelecer psicologicamente, tire uma horas ou um dia de pausa, e depois recomece novamente com mais vigor e motivação.

Fonte