domingo, 6 de novembro de 2011

Os Doutores falam de vários temas

http://sic.sapo.pt/949872

Temas:
Relaxar com música
O que fazemos mal todos os dias
Ensinar as crianças a lavar os dentes
Viajar de carro de forma segura
Faz mal espremer borbulhas?
Língua geográfica
Devemos reprimir o espirro?
Refeições saudáveis
Faz mal ficar muito tempo na sanita?
O que fazer a seguir ao jantar

Os Doutores falam de vários temas

http://sic.sapo.pt/939443

Temas:
Estimular o cérebro com electricidade
Dicas para aprender melhor
Silicone salva mulher da morte
Saiba como evitar dores de dentes
Como evitar cáries dentárias
Evitar lombrigas nas crianças
Adiar cirurgia plástica/Quando fazer cirurgia plástica
Como evitar as dores de costas
Problemas nas gengivas
Dores na cervical

Os Doutores falam de vários temas

http://sic.sapo.pt/927052

Temas:
Flor de cardo na cura do cancro
Crianças e objecto enfiados no nariz
Insectos no ouvido: o que fazer
Areia nos olhos: o que fazer?
Farpas na pele
Rastreios visuais
O que fazer quando nos engasgamos?
Acidentes com crianças
Lentes de contacto

Exclusivos Natal da Body Shop

O natal está aí à porta e a Body Shop lançou produtos (para o corpo e para a casa) exclusivos para este época festiva (para além das suas promoções).

Foram lançadas 3 gamas: Cranberry Joy, Candied Ginger e Spiced Vanilla.


Body Butter (também há nas gamas Candied Ginge e Spiced Vanilla)
Bubble Bath (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)

Shower Gel (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)

Soap (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)
Hand Cream (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)

Hand Wash (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)
Home Fragrance Oil (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)
Lip Balm (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)
Reed Diffuser (também há nas gamas Candied Ginger e Spiced Vanilla)
Shimmer Lotion
Body Lotion (também há na gama Spiced Vanilla)
Body Scrub (também há na gama Candied Ginger)
Uma chamada de atenção para esta caixa de oferta:

Born Lippy™ Lip Balm Selection
A colourful collection of juicy, moisturizing lip balms in five fruity flavors.
Born Lippy™ Strawberry Lip Balm 0.33 oz
Born Lippy™ Raspberry Lip Balm 0.33 oz
Born Lippy™ Mango Peach Lip Balm 0.33 oz
Born Lippy™ Watermelon Lip Balm 0.33 oz
Born Lippy™ Passionberry Lip Balm 0.33 oz

Folicolite: Uma inflamação da pele que está associada à depilação. Saiba como preveni-la

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/folicolite.html

Folicolite
Uma inflamação da pele que está associada à depilação. Saiba como preveni-la


É a inflamação de um ou de vários folículos pilosos devido a uma infecção que pode ser provocada pela bactéria estafilococo ou por um fungo.

Pode surgir em qualquer zona da pele, apesar das zonas mais afectadas serem aquelas que são rapadas ou depiladas, nomeadamente no rosto, no pescoço, nas axilas, nas virilhas, na zona genital ou nas pernas.

As causas mais comuns para o aparecimento da folicolite são o traumatismo provocado pela lâmina, o bloqueio do folículo depois da depilação, a fricção com a roupa ou a utilização de produtos químicos agressivos. Algumas doenças como a diabetes podem favorecer o seu aparecimento. Se sofre desta doença, tenha, por isso, particular cuidado.

Sintomas
Erupção cutânea, borbulhas e pústulas são os sintomas mais comuns.

Tratamento
Para tratar este problema, pode fazer uma aplicação de compressas húmidas e quentes para estimular a drenagem da foliculite extensa. Também se prescrevem antibióticos por via oral e tópica para tratar a infecção bacteriana e fármacos antimicóticos se o causador da infecção for um fungo.

Conselhos preventivos
- Melhore a sua higiene. Para a infecção não se agravar é necessário manter a zona limpa e não secá-la com toalhas já usadas. Vista roupa que não provoque fricção e tente não se coçar.

- Não adopte comportamentos que dificultem a cura. Evite rapar/depilar a zona afectada para prevenir um maior dano dos folículos. Se não for possível, use uma lâmina nova ou uma máquina de barbear eléctrica.

- Use um creme esfoliante. O uso semanal de um esfoliante ajuda a prevenir o bloqueio do folículo piloso, que faz com que o pêlo cresça virado para dentro.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

O barbear perfeito: Minimize irritações, secura e vermelhidão

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-do-homem/artigos-gerais/oybarbearyperfeito.html


O barbear perfeito
Minimize irritações, secura e vermelhidão


Muitos homens têm problemas de irritação cutânea, secura e cortes provocados pelo barbear quotidiano.

Como qualquer técnica que exige precisão, o barbear requer prática e método, para não deixar marcas no rosto. A Ultimate Beauty ensina-lhe todos os truques para que o barbear deixe de ser uma tortura e para que não provoque problemas mais graves que podem danificar a saúde da sua pele.

A pele do rosto masculino é muito mais resistente, grossa e firme, pela sua maior riqueza em colagénio, do que a feminina, mas está exposta às mesmas agressões externas, como a poluição, expo­sição ao sol, tabaco, entre outros. Produz uma maior quantidade de suor e sebo do que a pele feminina, por causa das hormonas androgénicas, como a testosterona, sobretudo no rosto e no couro cabeludo.

O suor é mais ácido (pH = 4,5 - 5,5) do que o da mulher (pH = 5,8 – 6,5), já que o seu conteúdo de ácido láctico é mais elevado. Também é sensível, e o seu estado agrava-se pelo uso de produtos demasiado agressivos ou por um mau bar­bear. Envelhece mais tarde, mas não se livra das rugas, que costumam ser mais marcadas e profundas do que as das mulheres, uma vez iniciado o processo de oxidação e envelhecimento.

As consequências do barbear diário

Um barbear meticuloso pressupõe entre 50 a 60 passa­gens de lâmina diárias, um gesto muito agressivo para a pele. Para além disso, uma epiderme barbeada só dispõe de 24 horas para recuperar até ao próximo barbear. Cerca de 84% dos homens fazem a barba de manhã e, destes, 60% fazem-no de uma forma mecânica apesar de, depois do barbear, uma grande maioria afirmar ter irritações na pele.

Os pequenos cortes tornam-na mais vulnerável às infec­ções e aos gérmenes. As células superficiais da pele são constantemente eli­minadas pelo barbear, o que provoca irritação. Para além disso, neste processo também se elimina a película hi­drolipídica que protege a pele da desidratação e secura.

A melhor maneira de evitar a sensação de ardor, irrita­ções, pequenos cortes (risco de infecção local), foliculite, entre outros, é recorrer a produtos especialmente formulados pa­ra proteger, acalmar, hidratar e suavizar o pêlo, tornando o barbear o menos agressivo possível.


Conselhos para um barbear perfeito

1. O melhor momento é durante ou depois do du­che. A água quente e o vapor facilitam a abertura dos poros e fazem com que o pêlo da barba amoleça.

Se usar uma máquina eléctrica, é prefe­rível fazê-lo com a pele seca.

2. Use um gel ou espuma preparadora do barbear pa­ra amolecer o pêlo. O gel actua como lubrificante e não desaparece com a água. Deixe-o actuar um ou dois minutos.

3. Comece pelas bochechas, zonas laterais da cara e pescoço. Enquanto isso, o produto con­tinua a actuar nas zonas mais difíceis, como o queixo e o contorno da boca. Faça-o no sentido do crescimento do pêlo, sem massacrar a pele. Se optar pelas lâminas de barbear, prefira as de lâminas duplas ou mais, sempre novas e afiadas.

4. Termine passando o rosto por água fria para fechar os poros, refrescar a pele e evitar hemorragias em caso de pequenos cortes. Depois, seque a pele com uma toalha. Para fechar pequenos cortes, nada melhor que pó de talco. Para finalizar, use um bálsamo ou gel hidratante e calmante, sem álcool, diariamente, depois do barbear.

5. Invista numa boa máquina de barbear, manual ou eléctrica.
Guarde as descartáveis de uma só lâmina para imprevistos ou viagens de última hora. 

6. Tem irritações ou problemas com o barbear? Já pensou em deixar de o fazer todos os dias? O look barba de dois dias parece estar na moda. Pode recorrer à depilação a laser, que reduz a força e o número de pêlos, abrandando conside­ravelmente a gravidade de problemas como a pseudofoliculite.

A opinião do especialista

Muitos problemas causadas pelo barbear, como a foliculite, os pêlos encravados ou os quistos sebá­ceos, precisam de tratamento médico. Vasco Sousa Coutinho, médico dermatologista no Hospital Cuf Descobertas e na Clínica Dermocarmo, ambos em Lisboa, esclarece algumas dúvidas pertinentes:

Que tipo de barba pode originar estes proble­mas?

«As barbas mais duras e encaracoladas têm mais tendência a encravar».

Quais os factores que influenciam o aparecimento do problema?
«O escanhoar (cortar) contra o sentido do pêlo é uma das razões. Outra é a pele seca, quer na­turalmente, quer provocada por after-shaves agressivos».

A escolha dos utensílios (máquina elétrica ou lâmi­na) tem alguma influência?

«A lâmina escanhoa mais do que a máquina, mas exerce-se mais pressão sobre a pele com a má­quina, por isso acho que as duas acabam por ser equivalentes».

Que tipo de problemas podem surgir após o barbear?
«Podem surgir pseudofoliculites (inflamações da raiz do pêlo sem infecção), pêlos encravados, foliculites (infecção da raiz do pêlo que pode ser tratada com antibióticos locais ou orais), pele irri­tada pelo traumatismo da máquina e dermatite causada por after-shaves agressivos».

Existe alguma outra patologia a ter em conta?

«Podem ainda ocorrer: pigmentação causada pelo perfume do after-shave e alergia ao mesmo».

Máquina ou lâmina de barbear?
Não existem provas de que um dos métodos seja melhor do que o outro. A escol­ha depende das preferências pessoais, do tipo de pele, da frequência do barbear. Os pacientes com pseudofoliculite deveriam experimentar os dois métodos para ver com qual se dão melhor.

Se optar pela máquina eléctrica, convém saber que o motor costuma ser muito pare­cido em todas as marcas e modelos, a diferença está na execução do corte. Há máqui­nas de corte rotativo e de corte vibratório.

Na maioria dos casos, as lâminas de corte são desmontáveis para facilitar a limpeza. Assegure-se de que não entra água para dentro do motor e de que a máquina está desligada da ficha quando a limpar.

O que nunca deve fazer

  • Arrancar o pêlo com pinça ou cera porque agrava os problemas e as irritações.
  • Insistir muito no barbear, repetindo exaustivamente a passagem da máquina (eléctrica ou manual).
  • Usar panos ou toalhas para secar as lâminas depois de as utilizar. Isso compro­mete o seu poder cortante, limitando o número de utilizações. Opte antes por sacudir a água.
  • Se tiver os pêlos da barba muito encrespados, evite as máquinas de rotação, já que os fazem girar e desviam o ângulo de crescimento, podendo provocar uma pseudofoliculite.
  • Barbear-se com a pele irritada. Deixe passar alguns dias, e se a situação não me­lhorar, consulte o seu dermatologista.
  • Utilizar sabonetes muito alcalinos, produtos com mentol ou a sua água de coló­nia tradicional no rosto, mesmo que ache que tem uma pele rija. Em alternativa, use produtos sem álcool e específicos para o seu tipo de pele.

A importância de uma boa esfoliação

Para renovar a pele sempre que estiver saturada de im­purezas, faça uma esfoliação. As fórmulas esfoliantes contêm microesferas com acção desincrus­tante que eliminam as células mortas e as toxinas da superfície da pele. Deverá fazê-o uma ou duas vezes por semana, dependendo se sua pele é mais ou menos oleosa. É uma boa forma de manter a pele limpa e saudável.

Texto: Madalena Alçada Baptista

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Ultimate Beauty"