segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cancro da mama: Recuperação

Recuperação
Qualquer pessoa com cancro da mama, deverá voltar às suas actividades normais logo que possível. A recuperação é diferente de pessoa para pessoa, e depende de vários factores, como o estadio da doença (se o cancro estava em fase inicial ou se já havia metastização), o tipo de tratamento efectuado, entre outros.

Fazer exercícios com o braço e ombro, após a cirurgia, pode ajudar a readquirir mobilidade e força nessas áreas; pode, ainda, ajudar a reduzir a dor e rigidez do pescoço e costas. Logo que o médico autorize, por vezes um ou dois dias após a cirurgia, pode iniciar estes exercícios especiais. O exercício deverá começar lenta e suavemente, e pode, inclusive, ser feito na cama; muitas vezes é feito sob a orientação de um fisioterapeuta. Com o passar do tempo, os exercícios podem ser mais activos e intensos. O exercício regular pode tornar-se parte da rotina diária normal. As mulheres que fizeram mastectomia, imediatamente seguida de reconstrução da mama, necessitam de exercícios especiais, que o médico irá explicar.

Muitas vezes, fazer determinados exercícios e, adicionalmente, descansar com o braço apoiado numa almofada, pode ajudar a prevenir ou reduzir o edema linfático, após a cirurgia. Poderá consultar informação adicional sobre edema linfático na área Efeitos Secundários.

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=188

Receitas Culinárias: Toucinho do céu

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/toucinhoydoyceu.html


Toucinho do céu
Uma versão saudável e saborosa


Está a precisar de uma receita saudável para servir como sobremesa? Sugerimos-lhe este toucinho do céu, irresistível para os fãs dos doces de ovos, pois são justamente os ovos com água e açúcar que estão na base deste doce.

Se está de dieta, não tem que prescindir desta sobremesa que pode ser aligeirada, substituindo o açúcar por adoçante próprio para cozinhar, desde que tenha o cuidado de usar uma quantidade menor.

Esta receita é ainda benéfica para a anemia e para o crescimento. Não hesite em provar esta proposta deliciosa e saudável, com apenas 253 calorias, substancialmente menos que a versão tradicional deste doce. Bom apetite!

Ingredientes
(10 pessoas)

12 gemas de ovo
1 ovo inteiro
1,5 copos de água
375 g de açúcar

Preparação


1. Num tacho, cozinhe um copo de água com o açúcar em ume médio e, quando levantar fervura, cozinhe mais 5 minutos até obter uma calda em ponto de fio, mexendo sempre para que o açúcar se dissolva bem. Deixe arrefecer e cubra o fundo de uma forma redonda com parte desta calda.

2. Numa tigela, bata o ovo, acrescente as 12 gemas, batendo-as com uma colher de pau e vá incorporando, aos poucos, a restante calda, sem parar de mexer. Deite esta mistura na forma. Coloque na panela de pressão o meio copo de água restante, um tripé próprio para cozinhar em banho-maria e, por cima, a forma coberta com papel de alumínio.

3. Feche a panela de pressão, deixe cozer e, quando os dois aros subirem, reduza o lume e cozinhe mais 10 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Alimentos anti-colesterol: Os alimentos que deve privilegiar para baixar os níveis de colesterol

Alimentos anti-colesterol
Calcula-se que cerca de 70% dos portugueses tenha colesterol acima dos níveis recomendados. Os especialistas dizem que mudar a dieta alimentar é a primeira regra para quem precisa de baixar o colesterol. Conheça agora os alimentos que deve passar a incluir nas suas refeições.

Veja aqui:
http://saude.sapo.pt/galerias/peso-nutricao/alimentos-anti-colesterol.html

Extrato de romã: um antioxidante

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/extrato-de-roma-1183562.html


Extrato de romã
Um antioxidante que previne o cancro e favorece o bronzeado saudável


Segundo relatórios do jornal Photochemistry and Photobiology, o extrato de romã reduz os danos que a radiação ultravioleta provoca nas células, o que torna esta fruta numa grande aliada da pele e de um bronzeado saudável.

Graças ao licopeno, betacaroteno e óleo de borragem que contém, confere mais elasticidade à pele e favorece um bronzeado rápido, intenso e duradouro.

A estes benefícios, o Ministério da Agricultura jamaicano acrescenta o facto de a romã ser útil para destruir os agentes químicos responsáveis por alguns tipos de cancro, diminuir a produção de radicais livres, e proteger o ADN celular, evitando a sua oxidação.

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º1013 (23 de Outubro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".




Chá de limão com mel para as gripes/constipações

Nada como um chá de limão com um pouco de mel para ajudar na cura da gripe/constipação