segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cancro da mama: Recuperação

Recuperação
Qualquer pessoa com cancro da mama, deverá voltar às suas actividades normais logo que possível. A recuperação é diferente de pessoa para pessoa, e depende de vários factores, como o estadio da doença (se o cancro estava em fase inicial ou se já havia metastização), o tipo de tratamento efectuado, entre outros.

Fazer exercícios com o braço e ombro, após a cirurgia, pode ajudar a readquirir mobilidade e força nessas áreas; pode, ainda, ajudar a reduzir a dor e rigidez do pescoço e costas. Logo que o médico autorize, por vezes um ou dois dias após a cirurgia, pode iniciar estes exercícios especiais. O exercício deverá começar lenta e suavemente, e pode, inclusive, ser feito na cama; muitas vezes é feito sob a orientação de um fisioterapeuta. Com o passar do tempo, os exercícios podem ser mais activos e intensos. O exercício regular pode tornar-se parte da rotina diária normal. As mulheres que fizeram mastectomia, imediatamente seguida de reconstrução da mama, necessitam de exercícios especiais, que o médico irá explicar.

Muitas vezes, fazer determinados exercícios e, adicionalmente, descansar com o braço apoiado numa almofada, pode ajudar a prevenir ou reduzir o edema linfático, após a cirurgia. Poderá consultar informação adicional sobre edema linfático na área Efeitos Secundários.

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=188

Sem comentários:

Enviar um comentário