segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Receitas Culinárias: Toucinho do céu

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/toucinhoydoyceu.html


Toucinho do céu
Uma versão saudável e saborosa


Está a precisar de uma receita saudável para servir como sobremesa? Sugerimos-lhe este toucinho do céu, irresistível para os fãs dos doces de ovos, pois são justamente os ovos com água e açúcar que estão na base deste doce.

Se está de dieta, não tem que prescindir desta sobremesa que pode ser aligeirada, substituindo o açúcar por adoçante próprio para cozinhar, desde que tenha o cuidado de usar uma quantidade menor.

Esta receita é ainda benéfica para a anemia e para o crescimento. Não hesite em provar esta proposta deliciosa e saudável, com apenas 253 calorias, substancialmente menos que a versão tradicional deste doce. Bom apetite!

Ingredientes
(10 pessoas)

12 gemas de ovo
1 ovo inteiro
1,5 copos de água
375 g de açúcar

Preparação


1. Num tacho, cozinhe um copo de água com o açúcar em ume médio e, quando levantar fervura, cozinhe mais 5 minutos até obter uma calda em ponto de fio, mexendo sempre para que o açúcar se dissolva bem. Deixe arrefecer e cubra o fundo de uma forma redonda com parte desta calda.

2. Numa tigela, bata o ovo, acrescente as 12 gemas, batendo-as com uma colher de pau e vá incorporando, aos poucos, a restante calda, sem parar de mexer. Deite esta mistura na forma. Coloque na panela de pressão o meio copo de água restante, um tripé próprio para cozinhar em banho-maria e, por cima, a forma coberta com papel de alumínio.

3. Feche a panela de pressão, deixe cozer e, quando os dois aros subirem, reduza o lume e cozinhe mais 10 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário