terça-feira, 26 de julho de 2011

Os doutores falam de vários temas

 http://sic.sapo.pt/710103

O poder da sesta
Higiene oral e fertilidade
As cores das feridas
Estojo dos primeiros socorros
De que são feitas as remelas?
Fluidos dos olhos
Fluidos protegem os olhos
Benefícios do limão
Benefícios da comida verde
Bebidas alcoólicas

Cabelos oleosos - Os tratamentos que reduzem a oleosidade

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-oleosos-1122557.html


Cabelos oleosos
Os tratamentos que reduzem a oleosidade


Se pertence àquele grupo de mulheres que amaldiçoa cada fio do seu cabelo, saiba que não está sozinha.

O excesso de oleosidade deixa o cabelo pesado, fino e frágil.

Ao final do dia revela uma aparência pouco limpa, ficando muitas vezes colado à cabeça. Um penteado que seja facilmente lavável é uma boa solução para mulheres que tenham um cabelo com estas características.

Como cuidar deles em casa
Não deixe a oleosidade instalar-se, pois pode existir o risco de enfraquecer as raízes e assistir a uma queda de cabelo dificilmente reversível. É aconselhável usar champôs específicos alternados com champôs ultra-suaves e fazer apenas uma passagem, assegurando-se de que a água da lavagem está mais fria possível.7

Em cabeleireiro ou instituto

Experimente tratamentos com champôs à base de alcatrão ou substâncias similares, que travam a formação de sebo. Pode também proceder-se à aplicação de loções inibidoras da gordura, máscaras à base de argila ou a uma aplicação de henna neutra ou com cor, sendo que uma cor parcial ou total ajuda a secar mais o cabelo.

Cabelos secos - As melhores formas de os hidratar

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-secos-1122559.html

Cabelos secos
As melhores formas de os hidratar


Neste tipo de cabelo, as glândulas sebáceas não produzem sebo suficiente para protegê-lo, o que se traduz na abertura das cutículas.

Em consequência, os fios ficam porosos, quebradiços e sem brilho.

Não existe um penteado específico para este caso, depende do gosto de cada um.

Como cuidar deles em casa
Deve dedicar tempo a um cabelo que, parecendo forte, é muito mais frágil do que se pensa. Aplicar uma máscara hidratante todas as semanas é fundamental.

Em cabeleireiro ou instituto
A solução passa por contrariar a falta de alimento natural (gordura) com a ajuda de cremes, máscaras, óleos, por exemplo. Além disso, o uso de champôs adequados impõe-se.

Cabelos sem volume - O que fazer para que ganhem corpo e forma

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-sem-volume-1122560.html

Cabelos sem volume
O que fazer para que ganhem corpo e forma


Decorrente de um problema que afecta milhares de mulheres em todo o mundo, esta é uma situação comum em cabelo fino, que se encontra fragilizado e muito junto à cabeça, tornando difícil criar qualquer penteado.

Os cortes que retirem peso, como os escadeados e os médios-curtos são os mais recomendados para este tipo de cabelo, uma vez que fazem com que ganhe maior forma e estrutura.

Como cuidar deles em casa
Recomenda-se o uso de champôs, loções e espumas de textura leve para a obtenção de mais corpo. O secador também é um aliado, quando utilizado a baixa temperatura e afastado da cabeça.

Em cabeleireiro ou instituto
Deve ser feito um levantamento de raízes, procedimento em que se enrola parcialmente o cabelo junto à raiz num rolo de permanente para criar mais corpo. No entanto, esta técnica só deve ser aplicada em cabelos até dez centímetros de comprimento, pois, se forem mais longos, o peso da fibra limitará o efeito do tratamento. Madeixas ou uma coloração parcial ou total podem ajudar a criar mais volume, assim como uma ondulação leve.

Cabelos com excesso de volume - Os cuidados que os especialistas recomendam

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-com-excesso-de-volume-1122565.html

Cabelos com excesso de volume
Os cuidados que os especialistas recomendam


Este tipo de cabelo costuma ser seco e difícil de controlar.

É muitas vezes sujeito a processos de controlo de volume e a penteados como o rabo-de-cavalo, o que pode deixá-lo fragilizado e quebradiço.

São recomendados para este cabelo todos os cortes que permitam algum desbaste para reduzir o seu volume.

Como cuidar deles em casa
Aconselha-se o uso de champôs, cremes, máscaras ou óleos específicos. O secador pode também ajudar, desde que não seque o cabelo com a cabeça virada para baixo, nem use difusor. Aplique o calor na direcção do chão para fechar as cutículas do cabelo.

Em cabeleireiro ou instituto
Realizar tratamentos de hidratação através de produtos que estimulem a produção de gordura, acompanhados pelo uso de agentes que ajudam a controlar a cabeleira. As técnicas de alisamento podem ser uma ajuda preciosa.

Foto: Sebastian Professional

Cabelos encaracolados - Os gestos que deve ter para tirar mais partido dos seus caracóis

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-encaracolados-1122566.html

Cabelos encaracolados
Os gestos que deve ter para tirar mais partido dos seus caracóis


Os caracóis impedem que a gordura do couro cabeludo se distribua ao longo dos fios.

Como é frequentemente submetido a processos químicos, que removem a hidratação natural e quebram o cabelo, tende a ser seco. No que toca ao corte ideal recomendado para este tipo de cabelos, escolha um penteado que realce os caracóis e os mantenha minimamente disciplinados.

Como cuidar deles em casa
No dia-a-dia, usar um borrifador de água, pentear com as mãos e aplicar cremes e óleos hidratantes são a melhor ajuda.

Em cabeleireiro ou instituto
A aposta principal é na hidratação, com produtos específicos, que definem os caracóis, ao mesmo tempo que hidratam profundamente o cabelo.

Cabelos indisciplinados - O que pode fazer para os domar

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-indisciplinados-1122568.html


Cabelos indisciplinados
O que pode fazer para os domar


Nem é liso nem encaracolado e, na presença de humidade, tende a apresentar fios soltos, despenteados, impedindo um look uniforme.

Os seus também são assim? Nesse caso, deve usar um corte que aproveite os remoinhos e os jeitos do cabelo. Assim, o defeito torna-se feitio.

Como cuidar deles em casa
Usar um creme de pentear, cera ou gel e alguma imaginação ajudam a domar os fios rebeldes e definir um penteado. Se preferir o cabelo liso, recorra a aparelhos de alisamento caseiros que, usados de vez em quando, não são prejudiciais para os fios.

Em cabeleireiro ou instituto
Fazer uma leve ondulação pode definir um look mais fácil de cuidar no dia-a-dia. O tratamento consiste na aplicação de creatina, queratinina e d-pantenol e o efeito dura entre três a seis meses.

Cabelos estragados - A melhor forma de cuidar deles

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-estragados-1122569.html

Cabelos estragados
A melhor forma de cuidar deles


As colorações, técnicas de alisamento e tratamentos de volume abrem as escamas que compõem a camada externa dos fios de cabelo, deixando-os desprotegidos, opacos e com as pontas espigadas.

Nestes casos, cortar o cabelo é a melhor, senão a única, solução para eliminar o problema.

Como cuidar deles em casa
Aposte na prevenção, hidratando as madeixas com frequência, respeitando o intervalo de tempo entre a aplicação de produtos químicos ou, se o problema está instalado, recorrendo a um bom corte de cabelo.

Em cabeleireiro ou instituto
A queratinização é uma boa solução. A aplicação de queratina funciona como uma massa que fecha as cutículas do cabelo (através das quais os fios perdem proteínas, vitaminas e água), reconstruindo e hidratando os fios. Para manutenção, devem ser aplicados produtos de lavagem hidratantes em casa.