domingo, 10 de julho de 2011

Melancia...A fruta que refresca!

Melancia...A fruta que refresca!
O tempo quente pede fruta refrescante, adocicada mas com poucas calorias.


Este é o grande momento da melancia! Para além de rica em nutrientes essenciais, parece que também tem muitos mitos a desvendar. Não acredita?!

Com o sol a aumentar a temperatura do ar, nada como retemperar energias e hidratar o corpo de uma forma natural e saudável. Aqui, entra o poder da fruta! E a melancia a que mais depressa se coloca em bicos de pés.

A razão é simples: Cerca de 90 por cento da sua polpa é constituída por água, o que reforça a ingestão de sais minerais (potássio), essenciais ao equilíbrio e funcionamento do organismo.

De tons fortes, cheiro e sabor adocicado, o único senão é mesmo o tamanho que pode ir até aos 25 cm de diâmetro e 15kg de peso. Por não ser fácil de manusear, o sumo apresenta-se como uma excelente alternativa, fácil de transportar e com todos os benefícios da fruta!

Com menos de 30 calorias por 100 gramas, é um fruto rico em vitaminas do complexo B e A, esta sob a forma de betacaroteno e licopeno. Este fitoquímico também pode ser encontrado no tomate e em outras frutas (goiaba, papaia, uva preta), mas a concentração na melancia excede qualquer um deles, atingindo cerca de 4,5mg por 100 gramas.
Hidratação garantida
A melancia assume as mesmas características de outros frutos de Verão: hidratante, nutritiva, digestiva e leve! Com um aporte de gordura praticamente inexistente e elevado conteúdo de água, este fruto de casca verde e de polpa encarnada salpicada por sementes, é particularmente rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Alguns estudos adiantam mesmo que a combinação entre a melancia e outros frutos ricos em antioxidantes (cereja, morango…) é um excelente método natural para combater o stress, ao mesmo tempo que confere protecção natural antienvelhecimento.

Mitos ou verdades?
Quando se fala em melancia, alguns dizeres populares se levantam. O que está por detrás dessas mensagens?


● A melancia é muito pesada? – Falso
A sua composição é maioritariamente composta por água e as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. O que poderá acontecer frequentemente, é que, por ser tão leve, as pessoas tendem a abusar na quantidade que ingerem. E nesse caso, é normal que a sensação se assemelhe à de ter bebido muitos litros de água seguidos.

● A melancia é afrodisíaca? - Verdadeiro
Alguns estudos defendem que a melancia actua contra a impotência sexual, por intermédio de um nutriente – a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio activo do comprimido azul. De acordo com a Universidade do Texas, a citrulina, um nutriente presente na parte branca, actua relaxando os vasos sanguíneos. Ainda se aguardam mais estudos mas, pelo sim, pelo não…

● Melancia e vinho: combinação indesejável? – Verdadeiro
O fenómeno é simples de constatar: Pegue numa talhada de melancia e aplique algumas gotas de vinho. Ao fim de poucos minutos a melancia enrijece. Em causa está um fenómeno químico que provoca esta alteração na fruta.

Atenção que isto não significa que as consequências sejam iguais aquando da digestão. Mas é importante ter em conta que poderá existir uma intolerância individual para esses dois alimentos. Por isso tente evitar esta combinação!
Versatilidade
A melancia é um fruto muito versátil. Geralmente consumida em cru, aos quartos ou mesmo em bolas, o sumo de melancia é também muito apreciado, e as soluções industriais permitem o seu consumo durante todo o ano. Há ainda quem transforme a melancia em gelado, puré, marmelada ou doces.

Na Rússia, prepara-se um vinho muito popular a partir do sumo de melancia. Em algumas regiões, as sementes consomem-se tostadas e salgadas. Como vê, não faltam alternativas para fazer da melancia a sua fruta preferida!

Agradecimentos: Alexandra Bento, nutricionista


Desintoxique o seu organismo

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/desintoxique-o-seu-organismo-1130367.html

Desintoxique o seu organismo
Saiba como fazê-lo da forma mais correcta


O seu organismo precisa de ser limpo. Esta é uma boa altura para devolver ao corpo a sua capacidade natural de auto-cura.

Para isso, só tem de alterar a sua alimentação, praticar exercício físico, evitar os químicos e ouvir o seu corpo.

Depois do programa, sentir-se-á mais saudável, com mais energia, terá perdido alguns quilos e a sua pele falará por si. Do que está à espera?

Não arranje desculpas para continuar a cometer excessos que prejudicam verdadeiramente a sua saúde. Está na altura de adquirir novos hábitos. Fique a conhecer este programa com a ajuda do próprio Alejandro Junger, da nutricionista Alva Seixas Martins e da fisiologista do controlo de peso Teresa Branco. E mãos à obra!
Ritmo frenético

Alejandro Junger nasceu no Uruguai e, até ir para Nova Iorque para fazer o internato de Medicina, tinha um estilo de vida saudável. Mas na cidade que nunca dorme, o seu ritmo de vida alterou-se radicalmente. Sem tempo para cozinhar, comia na cafetaria do hospital e das poucas vezes que ia ao supermercado ficava fascinado com os produtos pré-cozinhados. O resultado disso foi um gradual aumento de peso, uma sensação de exaustão constante, insónias, alergias, problemas de digestão e, para agravar ainda mais a situação, sentia-se deprimido, apesar de gostar do seu trabalho.

Os psiquiatras diagnosticaram-lhe um desequilíbrio químico, mas como não lhe apontaram uma razão para o seu estado, Junger recusou-se a tomar antidepressivos. Optou por pesquisar sobre o tema na medicina convencional mas também nas tradicionais, tendo chegado à conclusão que os seus problemas derivavam das toxinas que o seu organismo tinha em excesso devido a seu desregrado estilo de vida.
Excesso de toxinas

Seguindo essa teoria, o cardiologista decidiu fazer uma desintoxicação e começar a meditar. O resultado foi tal que Junger decidiu desenvolver o seu próprio programa detox que deu origem ao livro «Clean - The Revolutionary Program to Restore the Body’s Natural Ability to Heal Itself». O seu objectivo principal, tal como nos disse em entrevista, «é criar as condições certas para que o nosso organismo comece a auto-curar-se» e resolver problemas de excesso de peso, alergias, fadiga crónica, dores de cabeça, insónias, depressões, problemas digestivos, prisão de ventre e envelhecimento precoce.

Problemas estes que Junger atribui sobretudo à presença excessiva de toxinas no organismo. Para Teresa Branco, ainda são necessários mais «estudos científicos que fundamentem esta teoria». Mas o certo é que muitos destes problemas «estão relacionados com alterações de origem fisiológica que, por sua vez, são originadas pelo stress, pela genética ou pelo estilo de vida», afirma a mesma especialista.
Auto-cura

Para o cardiologista, o corpo é uma fonte de restauração, regeneração e mesmo de rejuvenescimento, mas para ser bem sucedido nessas funções tem de estar saudável. Caso contrário o processo de auto-cura depara-se com obstáculos que bloqueiam a função das células, as reacções químicas e com a falta de ingredientes necessários para que o processo ocorra. Evitar comida processada, optar o mais possível por produtos orgânicos e remover as bactérias prejudiciais do sistema digestivo são as regras para eliminar as toxinas que, de acordo com Junger, irritam os tecidos, danificam as células, forçam a inflamação, provocam alergias e estimulam os mecanismos de defesa.

«Durante os 21 dias do programa, as pessoas conseguem reactivar o seu sistema de desintoxicação, suportar o processo de detox através da nutrição e aumentar a eliminação. O que nos faz viver mais, melhor e parecermos mais jovens», realça o cardiologista. «Esta desintoxicação natural envolve vários órgãos, como a pele, o fígado, os rins, os intestinos, o sistema digestivo», explica Alva Seixas Martins.
Somos o que comemos

Segundo Junger, há necessidade de fazer programas de detox porque a forma como vivemos e comemos diminui o trabalho desses órgãos e o resultado é a acumulação de toxinas. Isto porque, como descreve o médico, «hoje em dia a maior parte das pessoas que vivem nos centros urbanos é constantemente bombardeada por químicos que se encontram na água, na atmosfera, nos cosméticos, nos produtos de higiene e de limpeza, e nos alimentos». Inimigos aos quais, Alva Seixas Martins, acrescenta «o excesso calórico».

Para a nutricionista Alva Seixas Martins não restam dúvidas. Este excesso calórico, derivado de maus hábitos de nutrição, muitos deles herdados culturalmente, é mesmo a principal toxina que invade o nosso corpo.

Teresa Branco, por seu lado, acredita mesmo que quem faça uma alimentação saudável diariamente não precise deste tipo de programas.

No entanto, Junger é de outra opinião. «Mesmo que coma apenas alimentos naturais, orgânicos, não processados, a quantidade, a frequência e a combinação do seu consumo podem torná-los tóxicos e desacelerar o processo detox».

«Quando se repete com frequências os mesmos alimentos, a sua toxicidade aumenta e há muitas pessoas a consumirem apenas meia dúzia de alimentos quando a alimentação deveria ser variada», confirma a nutricionista.
As vantagens

Tal como realça Junger, «nem todos os programas detox são iguais e alguns podem mesmo chegar a ser perigosos para a saúde». De acordo com Alva Seixa Martins, o Clean Program, «funciona como uma dieta de restrição calórica, com a vantagem de ser bastante equilibrado por incluir todo o tipo de nutrientes e ter princípios positivos porque estimula a prática de actividade física, do yoga e da meditação».

A nutricionista aponta ainda como vantagens o facto de não incluir alimentos processados e de estimular o aumento do consumo de alimentos naturais. «Quando se dá esta mudança alimentar, são vários os parâmetros da saúde que saem beneficiados e isso é facilmente perceptível. As pessoas sentem-se mais limpas, emagrecem, a pele melhora, a pressão arterial, os níveis de açúcar e colesterol no sangue diminuem e as pessoas sentem-se mais felizes», acrescenta.

O programa foi elaborado para ser feito durante três semanas e Teresa Branco realça que o nosso organismo está preparado para este tipo de alimentação restrita durante um período limitado de tempo. «Se for realizada durante muitos dias podemos ficar desnutridos», realça.

Texto: Rita Caetano com Alejandro Junger (cardiologista), Alva Seixas Martins (nutricionista) e Teresa Branco (fisiologista do controlo do peso)


Guia para bem alimentar-se no verão - Dez dicas para uma alimentação saudável quando as temperaturas sobem

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/guia-para-bem-alimentar-se-no-1159747.html

Guia para bem alimentar-se no verão
Dez dicas para uma alimentação saudável quando as temperaturas sobem


Não é fácil fazer mudanças drásticas na nossa alimentação. Aliás, as dietas restritivas são mesmo desaconselhadas. Dê passos pequenos, mas firmes, que façam a diferença na sua balança e, mais importante, na sua saúde! E verá que cada pequena mudança, é uma grande mudança!

Agora que chegou o verão, não há melhor incentivo para uma alimentação cuidada do que atingir aquela imagem que sempre idealizou para o seu corpo, por isso mãos à obra:

1 – Antes de sair de casa, tome o pequeno-almoço! Cereais integrais ou fruta da época. O seu organismo precisa de energia para começar o dia, por isso invista em batidos de fruta e até um pão integral com um queijo fresco;

2 – Nos lanche da manhã e da tarde, varie entre fruta, iogurte e, por que não, uma cenoura crua? Opte pelo pão menos processado, o escuro, e tenha atenção às bolachas: Evite as que têm gordura hidrogenada;

3 - No pão, limite o consumo de manteiga. Lembre-se dos doces e compotas e dê preferência aos produtos magros (queijo, fiambre);

4 – Aumente o consumo de peixe. Nas carnes, prefira as brancas, mas não precisa de pôr de lado as vermelhas (vaca, porco…), desde que as limpe bem. Não se esqueça que as gorduras animais só fazem mal ao seu colesterol;

5– Experimente novos alimentos! Por exemplo, substitua a alface por endívia, com o dobro da fibra das alfaces normais; Substitua o tomate pela beterraba, rica em potássio, sódio e magnésio, e junte umas gotas de óleo de girassol para ligar os alimentos;

6 – Ponha a sua imaginação a funcionar e varie no método culinário, de forma a melhorar o equilíbrio nutricional! Desfrute dos aromas dos saladas e dos cozidos em versão light;

7– Tenha atenção às gorduras: prefira as de origem vegetal (óleos vegetais, azeite), que são excelentes fornecedoras de ácidos gordos essenciais (mono e polinsaturados);

8 – Recupere receitas antigas e combine ervas aromáticas frescas e óleo vegetal. Os temperos pré-preparados por si darão uma óptima ajuda na hora de fazer o jantar;

9 – Use e abuse das hortaliças e vegetais. Lembre-se, umas gotas de óleo de girassol ajudam a ligar os alimentos e facilita a absorção de substâncias lipossolúveis, como as vitaminas e os carotenoides;

10 –
Beba muitos líquidos! A hidratação é essencial para regular a temperatura corporal e ajuda a manter a sua atenção!

Maquilhagem indicada para o verão - Saiba o que usar e como!

http://sic.sapo.pt/695302

25 Looks para noites de verão

http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1166302

Alguns looks que poderá ver no site acima referido 





Barriga lisa - A ausência de gordura abdominal pode ser um sinal de longevidade

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/barriga-lisa.html

Barriga lisa
A ausência de gordura abdominal pode ser um sinal de longevidade


Ter uma barriga lisa ao longo da vida pode ser um sinal de que vai viver durante mais anos. Pelo menos é o que defendem os autores de uma recente investigação.

De acordo com um estudo realizado pelo National Institut on Aging, um instituto norte-americano que analisa o processo de envelhecimento humano, as mulheres com obesidade abdominal (excesso de gordura na zona do abdómen) têm 20 por cento mais probabilidade de morrer mais cedo, mesmo que tenham um índice de massa corporal normal.

«O excesso de gordura abdominal provoca um aceleramento na produção das células adiposas que vão ter uma ação nociva sobre órgãos vitais como o coração», explica Manuel Carrageta, cardiologista e presidente da Fundação Potuguesa de Cardiologia. «As pessoas com uma camada de gordura na zona do abdómen estão cinco vezes mais propensas a desenvolver diabetes e correm um risco aumentado de enfarte do miocárdio e de AVC (acidente vascular cerebral)», alerta ainda.

As dicas do especialista


1. Pratique exercício físico regularmente. Opte por atividades aeróbias como o jogging, a natação, o ciclismo e a dança, não se esquecendo de aliar atividades de resistência e força e alguns exercícios de flexibilidade (alongamentos) e equilíbrio.

2. A falta de tempo não pode ser uma desculpa. De acordo com o cardiologista, «um passeio a pé, em passo rápido, durante dez minutos, três vezes por dia, é suficiente para manter o seu coração saudável». Existem estratégias que pode adotar para incluir a atividade física no seu quotidiano:

- Se costuma levar o carro para o trabalho, passe a estacionar o carro mais longe e faça o percurso restante a pé.

- Aproveite a sua hora de almoço e o final da tarde para fazer uma caminhada.

3. Meça o seu perímetro abdominal. Para saber se a sua barriga tem a medida certa, indicamos-lhe os valores saudáveis. Nas mulheres, o perímetro abdominal não deve ser superior a 88 cm e nos homens não deve exceder os 102 cm.

Texto: Sofia Cardoso com Manuel Carrageta (cardiologista e presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

A modalidade certa - Escolha o exercício que pratica de acordo com os seus objectivos

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/a-modalidade-certa.html


A modalidade certa
Escolha o exercício que pratica de acordo com os seus objectivos

Existem basicamente três motivos que o podem levar ao ginásio: saúde, forma física e stress.

Já alguma vez pensou que, de acordo com estes objectivos, pode seleccionar diferentes tipos de exercício físico?

O personal trainer Duarte Galvão apresenta as modalidades mais adequadas a cada um.

O seu objectivo: Ficar mais saudável

Se esta é a sua principal motivação saiba que actividades com carga, como body pump, total condicionamento e step previnem a osteoporose; pilates e natação melhoram a postura e aliviam as dores nas costas. Na menopausa, danças e hidroginástica são as mais indicadas.

O seu objectivo: Estar em forma


Se pretende perder peso e conquistar o corpo que sempre quis, combine um treino cardiovascular (indoor cycling, body combat, body attack), de maneira a queimar gordura corporal, no momento, com um treino de tonificação muscular (body pump, musculação) para manter as necessidades energéticas do corpo elevadas, a longo prazo.

Se já atingiu o peso ideal e pretende tonificar o corpo, então body pump, body attack e total condicionamento são as modalidades certas para si.

O seu objectivo: Combater o stress

Existem duas formas de combater o stress consoante o tipo de pessoa. Há quem procure descarregar a energia em modalidades enérgicas, como body combat ou body attack; e quem prefira actividades mais calmas como yoga e pilates. Se quer essencialmente conviver e divertir-se, então as aulas de grupo são ideais para si, especialmente hidroginástica e danças.

Texto: Vanda Oliveira com Duarte Galvão (personal trainer)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"