Uma iniciativa solidária está a movimentar pessoas por toda a Europa. O "Suspended Coffee" incentiva a solidariedade propondo aos clientes de cafés e restaurantes que paguem adiantado bebidas quentes e refeições que serão oferecidas a quem mais precisa.
A ideia é simples: os consumidores encomendam dois cafés, um para si e outro para quem não tem oportunidade de o pagar. O café fica "suspenso" até que surja alguém interessado em o levantar.
A ideia não é nova, mas tem vindo a ganhar cada vez mais expressão desde que John Sweeney, um jovem canalizador irlandês de 27 anos, resolveu levar o conceito mais longe, dinamizando a ideia através da internet.
Fundado há cerca de três meses, John Sweeney conta ao Boas Notícias que o projeto "Suspended Coffee" já conta com o apoio de pessoas de 36 países diferentes em todo o mundo que também desejam aderir e difundir a iniciativa.
![]() |
[© Suspended Coffee - Os clientes podem oferecer desde uma chávena de café a uma refeição completa] |
A ajuda não se restringe apenas a uma simples chávena de café. Os clientes podem optar por outros produtos da loja e deixar pago artigos alimentares básicos, pratos de sopa ou mesmo refeições completas.
Depois, qualquer pessoa "que precise de um café é bem-vindo para entrar e perguntar se existe algum 'café suspenso' disponível", explica o jovem irlandês.
Mais de 28 mil seguidores em menos de uma semana
A ideia tem vindo a ganhar cada vez mais expressão através da página oficial de Facebook, gerida por John Sweeney. Criado na passada quarta-feira, o perfil já conta com quase 30 mil seguidores.
A rede social funciona como uma comunidade, onde os internautas podem partilhas as suas ideias, opiniões e experiências associadas ao "Suspended Coffee". Mas oferece também frases e imagens que se podem partilhar de maneira a disseminar o conceito.
O "Pay-it-foward" foi adotado pela primeira vez, a uma grande escala e de forma espontânea, nas lojas norte-americanas da Starbucks. Um responsável da Starbucks Portugal explicou ao Boas Notícias que a ideia partiu dos próprios consumidores: "Tudo começou quando, na época natalícia, numa loja de 'drive-in' os clientes decidiram começar a pagar pela bebida da pessoa que vinha atrás de si".
Esta forma de solidariedade pode ser aplicada a qualquer situação do dia-a-dia, tendo sempre por base a ideia de ajudar alguém contando que, em troca, essa pessoa ajude outro alguém, criando uma imensa rede de ajuda em cadeia.
O conceito tornou-se particularmente popular após o lançamento do filme norte-americano "Favores em Cadeia", baseado num livro de Catherine Ryan Hyde, que assenta nesta ideia. No próximo dia 25 de Abril comemora-se o Dia do Pay-it-forward.
Fonte