domingo, 7 de agosto de 2011

Pernas leves - Como prevenir e tratar varizes, dores e sensação de cansaço

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/partes-do-corpo/pernas-leves.html

Pernas leves
Como prevenir e tratar varizes, dores e sensação de cansaço


«É impossivel corrigir fatores genéticos, por isso, a prevenção deve ser uma prioridade: mexa-se, caminhe, faça exercício regular, beba muita água, hidrate a pele e não ingira bebidas alcoólicas, nem gaseificadas». Estes são alguns dos conselhos que Paulo Correia, cirurgião vascular, deixa a quem sofre de pernas cansadas e varizes.

Na base destes problemas encontra-se a Doença Venosa Crónica (DVC).

Esta patologia traduz-se na má circulação dos vasos sanguíneos no percurso entre os membros inferiores e o coração. O sangue fica estagnado nas veias, afetando a zona capilar da pele e promovendo o aparecimento de derrames.

O que é a DVC
Com a contínua dilatação das veias, surgem as varizes. Segundo o especialista em doenças venosas Paulo Correia, «esta doença manifesta-se por dor, cansaço, peso e mal-estar nas pernas, bem como pelo aparecimento de varizes e derrames nas pernas e coxas. Este problema pode também surgir via genital, atingindo tanto o sexo masculino como feminino».

Alvos preferenciais
Esta patologia incide, maioritariamente, em adultos entre os 20 e os 50 anos, com particular ênfase no sexo feminino. «Um dos factores de risco é a herança genética, pelo que pessoas com historial familiar de DVC devem estar atentas e consultar com regularidade o médico», afirma Paulo Correia. Além disso, existem profissões de risco propícias ao desenvolvimento das doenças venosas, nomeadamente aquelas que implicam longas permanências em pé.

As pessoas com uma vida muito sedentária são também um alvo comum, mas outros factores podem agravar o problema, como «gravidez, obesidade, uso de contraceptivos hormonais ou os tratamentos hormonais pós-menopausa», exemplifica.

Sinais de alarme
Se sentir as pernas cansadas e algum mal-estar, não hesite em falar com o seu médico assistente e averiguar o que se passa. «A origem da doença tem de ser sempre descoberta, pois o êxito do tratamento vai depender dessa informação », explica o cirurgião.

O sinal de alarme pode também ser mais imediato. «Caso detecte subitamente uma veia dilatada ou verifique que uma área já dilatada fica com rubor, dura ou dolorosa à apalpação é imperativo que contacte o seu médico», aconselha.

Como prevenir
A saúde das suas pernas também depende de si e de alguns gestos simples no seu dia a dia. É o caso da hidratação da pele, após o banho, ou dos cuidados especiais na limpeza da pele e unhas (muitas vezes, a presença de outras infecções nas unhas e entre os dedos pode provocar aparecimento ou o agravamento das varizes).

Não use roupa apertada, evite fontes de calor (aquecedores, banhos quentes) e tente equilibrar o peso. Faça uma alimentação diversificada – pobre em hidratos de carbono e gorduras saturadas, rica em legumes e fruta, e moderada em proteínas – e evite os produtos diet/light.

Tratamentos anti varizes

A abordagem terapêutica deve ser adequada ao grau de DVC, já que esta é uma doença evolutiva.

«Os tratamentos variam entre alterações nos hábitos da pessoa, como o uso de meias elásticas, o exercício fisico regular, a adopção de medidas posturais correctas (elevar os membros inferiores em repouso), até tratamentos medicamentosos e outros mais complexos», refere Paulo Correia.

De acordo com o cirurgião são exemplos disso, a «escleroterapia (secagem das varizes), cirurgia, laser endovenoso, radiofrequência, embolização de outros territórios venosos (varizes pélvicas) ou esclerose com espuma eco-guiada».

Os tratamentos mais dispendiosos são as cirurgias e a embolização, cujo custo pode variar entre três e oito mil euros. Os restantes tratamentos, para situações menos complexas, rondam os 100 e os 250 euros», afirma.

Cuidados a ter no Verão
Nos dias mais quentes, reforce os cuidados para proteger as suas pernas:
  • Evite expor-se ao sol nas horas de maior calor (12h-16h)
  • Use sempre protecção solar (factor 20-50)
  • Aproveite a frescura e acção revigorante da água em caminhadas à beira-mar
  • Depois da praia, tome um banho de água doce, de preferência frio, e hidrate intensamente a pele

«Se já sofre de grandes alterações na sua pele (tipo feridas ou úlceras), não deve apanhar sol nas pernas, sendo aconselhável usar uma calça leve nos dias de maior calor», alerta o especialista

Sabia que

Existem formulações à base de castanha-da-índia e centelha asiática, bem como tisanas com ervas de efeito drenante, que contribuem para uma melhoria sintomática da Doença Venosa Crónica.


Texto: Raquel Pires com Paulo Correia (cirurgião vascular)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"

Soro Fisiológico em monodoses

Há uns meses descobri que existe soro fisiológico em pequenas doses.
É muito pratico porque cabe nas nossas malas (mesmo que sejam pequenas) e o soro têm vários usos: durante as constipações, na vista, nas lentes de contacto, etc...


Preço: 2,54€

Marca Hipermercados Continente/Contém 40 doses/Preço: 3,38 €

10 alimentos de que não pode prescindir - Saiba porquê

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/10-alimentos-de-que-nao-pode-prescindir.html

10 alimentos de que não pode prescindir
Saiba porquê


Sabia que o mexilhão fornece proteínas de elevada qualidade e zero gordura? E que a ingestão de carne de frango pode acalmar os nervos?

Os alimentos que se seguem vão enchê-lo de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais ao seu corpo.

Descubra os alimentos que põem o seu organismo a funcionar.

Tomate
Previne enfartes e combate o cancro

100 g contêm 19 calorias. A sua vitamina C e os carotenos (licopeno) são antioxidantes que travam o envelhecimento e os problemas musculares e cardiovasculares.

Previne o aparecimento de vários tipos de cancro (próstata, pulmão, estômago, mama, boca, cervical e colorectal). É diurético e depurativo, elimina ácido úrico e reduz o colesterol, para além de alcalinizar o sangue.

Como é muito ácido, é desaconselhado em caso de estômagos delicados, apesar de depender do grau de tolerância de cada um.

Batata
Uma grande injecção de energia

100 g contêm 89 calorias. Ao contrário do que possa pensar, é ideal para dietas (cozida ou assada). Não tem gordura e é muito saciante.

Revitaliza, uma vez que é um hidrato de carbono complexo, de absorção lenta, que abastece o organismo de açúcares e glícidos lentamente. A casca da batata contém polifenol-oxidase, com propriedades antibióticas.

A sua fibra reduz o colesterol. O potássio mantém o coração e a tensão arterial saudáveis, evitando embolias. Pode, no entanto, tornar-se tóxica pelo conteúdo de solanina nas partes verdes. Também não é aconselhada para pessoas com problemas nos rins.

Ervilhas
Proteínas vegetais, sem gordura

Têm 67 calorias por cada 100 g. Impedem a absorção de gorduras, reduzindo o colesterol mau. E contêm quercetina, um flavonóide que previne doenças cardiovasculares.

Actuam como revitalizantes, pelo seu conteúdo de proteínas. Têm muita fibra alimentar, que actua como laxante, e são muito saciantes. São ainda uma excelente fonte de vitamina B1, imprescindível ao sistema nervoso.

Para que não percam vitaminas, depois de debulhadas, devem ser cozidas em pouca água.

Frango
Selénio para acalmar os nervos

Contém entre 110 e 201 calorias por 100 g. É uma carne muito digestiva, pobre em gorduras e sem colesterol, se lhe retirar a pele. Tem substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento.

Favorece o bom funcionamento do sistema nervoso e a produção de energia. É um bom aliado na manutenção da saúde da pele e do sistema digestivo.

É ideal para dietas de controlo de peso. As coxas, de carne mais vermelha, contêm quase o dobro de ferro do que o peito, mas também são mais calóricas porque a pele tem muita gordura. Retire-a antes de as cozinhar.

Ameixas
Muita fibra contra a preguiça intestinal

100 g têm 36 calorias. Tem propriedades diuréticas e é ideal para dietas porque é um fruto que sacia e quase não engorda.

Se ingerir 200 g por dia, durante uma semana, ajuda a combater o stress, o cansaço e a depressão. Reforçam ainda o coração e as defesas e ajudam a descongestionar o fígado.

Este fruto contém substâncias antioxidantes, que abrandam os efeitos do envelhecimento. E reduz o excesso de ácido úrico. O seu conteúdo de fibra faz também dela um fruto muito laxante. Ingira-a, por isso, moderadamente. Lave-a bem para retirar restos de toxinas.


Mexilhão
Proteína de qualidade sem um pingo de gordura

100 g têm 69 calorias. É ideal para dietas porque tem poucas calorias e sacia bastante.

Ao contrário do que acontece com outros mariscos, o mexilhão não só não tem colesterol, como também ajuda a baixá-lo.

Contém muito ferro, o que ajuda a combater anemias ferropénicas.

É muito rico nutricionalmente. Tem proteínas de qualidade: uma dúzia de mexilhões equivale a 250 g de vitela. Tenha ainda em conta que 1 kg de mexilhão fresco só tem cerca de 250 a 300 g de carne.

Pepino
Proteínas vegetais, sem gordura

Só tem 17 calorias por cada 100 g. É diurético e laxante, pelo que é perfeito para combater e prevenir a celulite. Como é muito rico em água, é um excelente depurativo e tonificante. Ajuda a manter uma pele flexível e hidratada.

Elimina o inchaço (edema) das mãos e pés. Ingira-o em sumo. Este legume é muito pobre em calorias, motivo pelo qual é aconselhado em dietas hipocalóricas. Todavia, é preciso descascá-lo, mesmo se o cortar em fatias muito finas, uma vez que a celulose que contém na casca é dura e indigesta.

Alface

Um sedativo natural eficaz

Só tem 12 calorias por 100 g. Composta por alface e outras verduras e hortaliças de folha verde, possui uma grande quantidade de antioxidantes.

Regula a pressão sanguínea, graças ao seu poder relaxante, que acalma os nervos. Previne cardiopatias e alterações como o AVC e também as cataratas. Estimula o sistema imunológico.

Ajuda ainda a emagrecer porque capta as substâncias tóxicas e a gordura. Sacia muito e evita a prisão de ventre. Não deixe a alfface de molho durante muito tempo porque perde muitas vitaminas.

Sardinhas
Gorduras ómega-3 para o coração

Só têm 158 calorias por cada 100 g. Contêm ácidos gordos polinsaturados ómega-3, que previnem doenças vasculares, particularmente as coronárias.

A acção anti-inflamatória destas gorduras boas alivia a artrite reumatóide. Reduzem ainda a pressão arterial e ajudam a tratar a psoríase e a dermatite.

Os ómega-3 também são importantes no último trimestre da gravidez porque participam no desenvolvimento nervoso do feto. O anisakis é um parasita do peixe que as sardinhas podem conter e que pode provocar problemas digestivos, se não forem bem cozinhadas. Tenha, por isso, cuidado quando as confeccionar.

Citrinos
Aumentam as defesas contra constipações e outras infecções

A laranja só tem 42 calorias por 100 g e o limão 26. Fortalecem as defesas e melhoram as doenças das vias respiratórias.

Os seus antioxidantes reduzem o risco de cancro do cólon, estômago e pulmão. Melhoram a cicatrização das feridas. Participam ainda na produção de colagénio e no desenvolvimento dos ossos e dentes.

Além disso, também combatem os problemas de circulação. Estes alimentos não são, no entanto, recomendados para problemas gastrointestinais ou doença celíaca.

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista na Dermonutri – Espaço de Saúde e Qualidade de Vida, em Lisboa)


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"