sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Coentros: Um ingrediente culinário com propriedades terapêuticas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/coentros.html

Coentros
Um ingrediente culinário com propriedades terapêuticas


Muito utilizados na culinária portuguesa, os coentros fazem parte da dieta mediterrânica. Originários do Mediterrâneo Oriental, são muito utilizados no Médio Oriente e Ásia (alimentação e medicinas ayurvédica e chinesa).

Um estudo publicado na revista Digestive Diseases and Science, em 2006, concluiu que um suplemento com coentros, hortelã e
erva-cidreira foi eficaz na redução do desconforto/dor abdominal e gases de pacientes com síndrome do cólon irritável.

Um suplemento com coentros aumentou o trânsito intestinal, segundo um estudo com base numa investigação internacional divulgado pelo Journal of American Medical Directors Association que levou 42 enfermeiras a tomaram o suplemento, obtendo um resultado 4,14 vezes superior às 44 que  apenas tomaram placebo.

Princípios ativos

Os frutos são ricos em coriandrol, um óleo essencial com dezenas de constituintes fitoquímicos com ação antibiótica, antifúngica e antiviral. São também muito ricos em antioxidantes e anticancerígenos, tanto lipolíticos (tocoferóis, carotenoides e clorofila) como hidrofílicos (ácido ascórbico, fenóis, flavonoides e antocianinas).

Principais propriedades
Os carminativos reduzem a flatulência e os gases no estômago. Como aperitivos, estimulam a digestão e o apetite. Tratam a diabetes tipo 2 de duas formas, ao reduzirem a hiperglicémia e a oxidação das células pancreáticas.

Outras propriedades

Utilizam-se na prevenção de gripes e constipações por serem anti-sépticos. Têm uma ação bactericida e fungicida. Na Medicina Tradicional Chinesa são utilizados contra as dores de cabeça e menstruais, prolapso do recto e prevenção de doenças oncológicas.

Administração
Podem ser utilizadas várias partes desta planta, nomeadmaente os caules jovens, as folhas e as sementes, normalmente frescos em saladas e em cozinhados.

Remédios caseiros

- Rebuçados para o mau hálito
No final da refeição, misture uma colher de mel com coentros picados, hortelã pimenta, sementes de funcho e uma pitada de canela.

Divida a mistura obtida em duas ou três partes sensivelmente iguais e chupe como se fosse um rebuçado.

- Salada digestiva
Inconscientemente, fazemos saladas para acompanhar as refeições para enriquecer o seu sabor. No entanto, são inúmeras as ações terapêuticas das plantas que ingerimos. Podemos usar plantas frescas picadas que estimulem o funcionamento do fígado e vesícula biliar em comidas mais pesadas, como coentros, alecrim fresco, segurelha, alcachofras e espargos. Tempere com um fio de azeite e sumo de limão.

Texto: João Beles (naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"


Camomila: Um poderoso aliado contra as más digestões e alergias

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/camomila.html


Camomila
Um poderoso aliado contra as más digestões e alergias


Um estudo publicado no Journal of Prosthetic Dentistry demonstrou que a camomila diminui a estomatite (inflamação nas gengivas) em pacientes que se encontravam a fazer quimioterapia.

Esta planta funciona ainda como anti-alérgico da pele (alergias, dermatites, eczemas, picadas de insectos), olhos (conjuntivites) ou na rinite alérgica.

Melhora a função digestiva, principalmente quando esta se agrava com o stress ou a ansiedade: cólicas, más digestões, gastrites, diarreia, úlcera péptica e gases (combinada com o alcaçuz e a hortelã-pimenta).

O seu nome em latim é matricaria chamomilla, o que a distingue da camomila romana (anthemis nobilis).

Outras indicações

Anti-inflamatória e reparadora da pele, utiliza-se a camomila externamente em eczemas e comichões, podendo substituir as pomadas de cortisona em adultos ou bebés.

É ainda utilizada em champôs, porque reforça a tonalidade dos cabelos louros, podendo também ser usada em chá com esse objectivo. Também é benéfica para a insónia, ansiedade e sintomas da menopausa.

Princípios activos
- Bisabolol (com acção anti-inflamatória, anti-ulcerativa, antibiótica e antifúngica) e camazuleno (antioxidante e anti-leucotrieno)

- Apigenina, um flavonóide anti-inflamatório, anti-histamínico e anti-espasmódico

- Ácido salicílico com acção anti-inflamatória

- Ácidos gordos e quercetina com acção anti-alérgica

Administração

Chá: Beber até 4 chávenas por dia (uma saqueta para uma chávena), consoante a gravidade da situação.

É um dos grandes chás para as cólicas e insónias dos bebés ( uma saqueta para um biberão de 100 ml), alternadamente com o chá de sementes de funcho ( uma colher de café para 100 ml de água).

Precauções
É uma planta muito segura. Deve interromper a toma apenas se surgirem sintomas de alergia.

Remédios caseiros

- Contra a conjuntivite: Fazer uma infusão de camomila com dois dedos de água, durante 20 minutos. Embeber um algodão e colocar, quando ficar morno, em cima do olho afectado. Esperar cinco minutos e renovar a aplicação.

- Eczemas dos bebés: Fazer um banho de imersão com aveia coloidal, durante cinco minutos. No final, fazer uma infusão de 1L de água com dez colheres de sopa de camomila, fazendo abluções (lavagens), depois de morna, sobre a zona afectada. Secar com cuidado com uma toalha sem voltar a passar por água.

- Tratamento das gengivites: Fazer uma infusão de dez minutos com uma colher de sopa de camomila e de salva. Bochechar durante algum tempo, repetindo duas a três vezes ao dia.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Chá Verde: Tem comprovadas propriedades anticancerígenas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/cha-verde.html

Chá Verde
Tem comprovadas propriedades anticancerígenas


A oncologia é o campo de eleição para a actividade terapêutica do chá verde. Mais de 600 estudos científicos confirmam as suas propriedades antitumorais ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata.

Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular: reduz o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.

Isto porque induz uma diminuição do colesterol LDL, reduz a agregação plaquetária, a disfunção endoelial e a lesão isquémica, e aumenta a produção de óxido nítrico (vasodilatador).

Estudos científicos

Vários estudos epidemiológicos confirmam a relação directa entre o elevado consumo desta planta medicinal e a baixa incidência de vários tipos de cancro entre os chineses e japoneses.

A eficácia do chá verde é dose-dependente, tendo-se verificado os melhores resultados em mulheres com menos de 80 anos (mas também em homens) que bebiam mais de dez chávenas por dia (cerca de 2 g de extracto de chá verde).

Outras propriedades
É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.

Princípios activos
A ciência tem dado um grande destaque ao galhato de epigalocatequina, um polifenol que possui várias propriedades anticancerígenas.

Administração

A partir de 300-400 mg, estandardizados para 80% de polifenóis, dos quais 55% são galhato de epigalocatequina.


Precauções
Se o chá verde causar ansiedade opte pelo desteínado. Não deve ser ingerido à noite por quem for susceptível a insónias.

Remédios caseiros

- Chá da longevidade: Coloque uma colher de sopa de chá verde, crataegus, salva, cavalinha, cardo mariano e pau d'arco em infusão durante dez minutos em 1L de água e beba fora das refeições.


- Energizante natural: Antes de fazer exercício, junte a 500 mg de chá verde, 1 g de carnitina, ginseng coreano e siberiano. Se tiver de estudar, adicione 160 mg de ginkgo biloba e 400 de bacopa monieri.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Eucalipto: As propriedades e as regras de utilização desta planta aliada do sistema respiratório

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/eucalipto.html

Eucalipto
As propriedades e as regras de utilização desta planta aliada do sistema respiratório


Existem mais de 700 espécies do género Eucalyptus, sendo a mais utilizada terapeuticamente a de Eucalyptus globulus.

Um estudo alemão realizado em 2003 pelo Departamento de Pneumologia do Hospital de Bona revelou que o efeito
anti-inflamatório do eucalipto reduz os sintomas da asma severa, permitindo aos pacientes reduziram a dosagem de corticóides em 36%.

O óleo essencial do eucalipto (1,5 a 3,5%), rico em cineol e eucaliptol, é um dos mais utilizados pela aromaterapia devido à sua acção anti-séptica com especificidade para as vias respiratórias.

Principais propriedades

O eucalipto está indicado para o tratamento das afecções das vias respiratórias (pulmões, ouvido, nariz e garganta), tais como resfriados, gripes, bronquites, inflamações orofaríngeas, otites, rinites, sinusites e tosse produtiva. O seu efeito mucolítico e expectorante facilita a saída das secreções e a acção anti-séptica ajuda a eliminar bactérias e vírus causadores das infecções. Em uso externo, é útil para limpeza da pele no caso de infecções cutâneas, podendo ser adicionado ao óleo essencial de árvore-do-chá e à pomada de calêndula.

Administração
  • Óleo essencial: Recomendam-se três a cinco gotas por cada 50 ml de soro fisiológico (em aerossol) ou 10 a 20 gotas em 1L de água a ferver (inalações húmidas). Este tipo de aplicação do eucalipto conduz a um efeito terapêutico singular: consegue uma acção local directa em zonas de muito difícil acesso para qualquer outra forma de administração (seios perinasais, ouvido médio, bronquíolos ou alvéolos pulmonares).
  • Chá: 3 g por chávena, 2 vezes ao dia.
  • Xarope: 2 colheres de sopa, 2 a 4 vezes ao dia
  • Comprimidos: 200 mg 3 vezes ao dia.
Precauções
Não aplicar o óleo essencial em epilépticos, grávidas, lactentes e crianças até aos dois anos de idade.

Remédios caseiros


  • Chá da gripe: Coloque cinco colheres de eucalipto, tília e sabugueiro em 1 litro de água, e deixe 15 minutos em infusão. Coe e junte o sumo de um limão e duas colheres de sopa de mel. Divida em três tomas ao longo do dia, antes das refeições.

  • Inalação para as vias respiratórias: Um tratamento antigo indica vantagens na utilização sinérgica de cicnco gotas de óleo essencial de eucalipto com hortelã-pimenta e pinheiro silvestre. Coloque em 1litro de água previamente fervida e inale durante 10 a 15 minutos, cobrindo parte do recipiente e a cabeça com uma toalha.

Revisão científica: Dr. João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Tendências Outono/Inverno: Moda a baixo custo

Tendências a baixo custo
A Strazzera preparou esta galeria para lhe mostrar como é possível estar na moda e seguir as tendências para a próxima estação outono/inverno 2012, sem gastar muito dinheiro. Conheça o mundo do fast fashion e boas compras.


Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1186355&

Alguns exemplos que poderá ver no link acima descrito:


A mistura de cores fortes e garridas será uma das grandes tendências para a estação outono/inverno 2012. 1. Look Bershka: calças 22.99€, casaco 29.99€, t-shirt 7.99€, sapatos 25.99€; 2. Lenço Zara 29.95€; 3. Sapatos Zara 59.95€; 4. Blazer Blanco 39.99€; 5. Calças C&A; 6. Blusa Primark 13€
Tendência Feminino vs Masculino: 1. Look C&A preço sob consulta; 2. Calças Pimkie 25.95€; 3. Colar Pull and Bear 7.99€; 4. Blusa Primark 13€; 5. Sapatos Bata 29.99€
Para seguir a tendência Feminino Vs Masculino opte pela combinação de tons como o branco e preto. 1. Cinto Stradivarius 9.95€; 2. Saia Blanco 22.90€; 3. Sapatos Bata 49.90€; 4. Camisa Pimkie 22.90€; Brincos Pull and Bear 4.99€

O agasalho ideal

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1008 (18 de Setembro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".


O outono chegou