sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Coentros: Um ingrediente culinário com propriedades terapêuticas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/coentros.html

Coentros
Um ingrediente culinário com propriedades terapêuticas


Muito utilizados na culinária portuguesa, os coentros fazem parte da dieta mediterrânica. Originários do Mediterrâneo Oriental, são muito utilizados no Médio Oriente e Ásia (alimentação e medicinas ayurvédica e chinesa).

Um estudo publicado na revista Digestive Diseases and Science, em 2006, concluiu que um suplemento com coentros, hortelã e
erva-cidreira foi eficaz na redução do desconforto/dor abdominal e gases de pacientes com síndrome do cólon irritável.

Um suplemento com coentros aumentou o trânsito intestinal, segundo um estudo com base numa investigação internacional divulgado pelo Journal of American Medical Directors Association que levou 42 enfermeiras a tomaram o suplemento, obtendo um resultado 4,14 vezes superior às 44 que  apenas tomaram placebo.

Princípios ativos

Os frutos são ricos em coriandrol, um óleo essencial com dezenas de constituintes fitoquímicos com ação antibiótica, antifúngica e antiviral. São também muito ricos em antioxidantes e anticancerígenos, tanto lipolíticos (tocoferóis, carotenoides e clorofila) como hidrofílicos (ácido ascórbico, fenóis, flavonoides e antocianinas).

Principais propriedades
Os carminativos reduzem a flatulência e os gases no estômago. Como aperitivos, estimulam a digestão e o apetite. Tratam a diabetes tipo 2 de duas formas, ao reduzirem a hiperglicémia e a oxidação das células pancreáticas.

Outras propriedades

Utilizam-se na prevenção de gripes e constipações por serem anti-sépticos. Têm uma ação bactericida e fungicida. Na Medicina Tradicional Chinesa são utilizados contra as dores de cabeça e menstruais, prolapso do recto e prevenção de doenças oncológicas.

Administração
Podem ser utilizadas várias partes desta planta, nomeadmaente os caules jovens, as folhas e as sementes, normalmente frescos em saladas e em cozinhados.

Remédios caseiros

- Rebuçados para o mau hálito
No final da refeição, misture uma colher de mel com coentros picados, hortelã pimenta, sementes de funcho e uma pitada de canela.

Divida a mistura obtida em duas ou três partes sensivelmente iguais e chupe como se fosse um rebuçado.

- Salada digestiva
Inconscientemente, fazemos saladas para acompanhar as refeições para enriquecer o seu sabor. No entanto, são inúmeras as ações terapêuticas das plantas que ingerimos. Podemos usar plantas frescas picadas que estimulem o funcionamento do fígado e vesícula biliar em comidas mais pesadas, como coentros, alecrim fresco, segurelha, alcachofras e espargos. Tempere com um fio de azeite e sumo de limão.

Texto: João Beles (naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"


Sem comentários:

Enviar um comentário