sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vitamina C. Essencial à vida - É responsável por múltiplas funções no nosso organismo sendo constituinte de um grande número de células.

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/vitamina-c-essencial-a-vida-1174507.html

Vitamina C. Essencial à vida
É responsável por múltiplas funções no nosso organismo sendo constituinte de um grande número de células.


Sem a vitamina C a vida não existiria, pois o colagénio não se forma sem ela. Encontramos vitamina C em todas as células do nosso corpo, sendo extremamente importante nas zonas chave, incluindo o sangue, pele, sistema nervoso, dentes, ossos e glândulas como o timo, suprarrenais e tiroide.

A Vitamina C está classificada nas vitaminas hidrossolúveis, isto quer dizer que o nosso organismo não a armazena, ela é libertada pela urina ou exalada com o dióxido de carbono. Quando ingerida acima do nível de saturação é expelida, podendo provocar diarreia (pelo efeito osmótico da vitamina a passar no intestino) e dores abdominais.

Como a vitamina C é hidrossolúvel, sensível ao calor e ao oxigénio, durante o cozinhar dos alimentos, a que não foi destruída pelo calor fica na água da cozedura. Obtemos a vitamina C dos alimentos, ela é facilmente absorvida pelo intestino delgado para o sangue. Passa rapidamente para dentro dos tecidos das suprarenais, rim, fígado e baço.

As dietas ricas em zinco ou pectina podem diminuir a sua absorção, no entanto, pode ser aumentada por substâncias existentes nos extratos dos alimentos onde se encontram naturalmente. Quando se toma ácido ascórbico sintetizado a tendência natural do nosso organismo é expeli-lo de imediato. A atividade da vitamina C é melhorada quando tomada em conjunto com bioflavonoides [rutina (vitamina P), heparina], Vitamina E e Vitamina B2.

Os humanos são dos pouquíssimos animais (juntamente com alguns símios e o porquinho da Índia) que não produz a sua própria vitamina C. Os animais que produzem vitamina C, utilizam a glucose circulante no sangue, com quatro enzimas do fígado para a produzir. Nestes animais a vitamina C não circula sozinha no organismo, reage com minerais existentes no fígado (potássio, cálcio, manganês, magnésio, molibdénio, zinco e outros elementos) e serve de transportador destes para as células.

Fontes de vitamina C

- Citrinos
- Groselha
- Acerola
- Kiwis
- Morangos
- Uvas
- Melão
- Papaia
- Salsa
- Tomates
- Batatas
- Couve-flor
- Couve-de-bruxelas
- Brócolos
- Pimentos verdes
- Pimenta verde
- Vegetais verdes e amarelos


Benefícios da vitamina C
A ação essencial desta vitamina foi constatada durante os descobrimentos. Os marinheiros, ao fim de algum tempo no mar, começavam com sangramento das gengivas e perda dos dentes, articulações inchadas e dolorosas, perda de apetite, entre outros sintomas e, por fim, a morte - morriam de Escorbuto. Descobriram então que ao comerem limões durante a viagem não ficavam doentes.

Estimula o sistema imunitário

De facto, a vitamina C foi apenas isolada no início do séc. XX. Até então, a sabedoria popular recomendava laranjas e limões para as constipações. A este nível, a vitamina C minimiza os sintomas e a duração da doença, permitindo um melhor bem-estar. Mas, se for tomada continuamente, estimula o sistema imunitário, aumentando a resistência às infeções.

Efeito antioxidante
Quando o sistema imunitário reage contra os invasores, a reação liberta uma grande quantidade de radicais livres, que vão agredir os tecidos circundantes. Os radicais livres são produzidos, normalmente, pelo nosso organismo, devido às reações químicas necessárias para a vida. Estes iões de oxigénio perdidos agarram-se a qualquer superfície, sem regra nenhuma, o que vai impedir o bom funcionamento bioquímico do corpo.

Somos ainda invadidos pelos radicais livres que pairam à nossa volta e agridem a pele, vias respiratórias, tubo digestivo e os olhos. O seu excesso provoca alterações importantes no ADN, levando ao envelhecimento precoce, destruição de células e formação de aberrações celulares, que podem degenerar em cancro. Substâncias como a vitamina C captam os iões perdidos, neutralizando-os e dando-lhes um destino.

Como a vitamina C é hidrossolúvel tanto pode atuar dentro como fora das células. Em sinergia com a vitamina E, os seus efeitos antioxidantes são maiores do que individualmente. A vitamina C pode ter um papel importante nos asmáticos devido ao seu efeito antioxidante nos pulmões e, porque diminui a sensibilidade à histamina. Ajuda também a prevenir as cataratas protegendo o cristalino dos radicais livres. Serve ainda de complemento ao tratamento de algumas intoxicações (chumbo, mercúrio...).

Efeito anticancerígeno

Diminui o risco de formação de alguns cancros (esófago, estômago...), segundo o Dr. Linus Pauling (prémio Nobel) em 75%, uma vez que impede a conversão dos nitratos provenientes do tabaco, poluição, carnes e alguns vegetais, em substâncias cancerígenas. Como vimos antes, protege o organismo dos radicais livres, diminuindo a probabilidade de erros nas células e estimula o sistema imunitário.

Manutenção do sistema cardiovascular
Defende-nos das doenças cardiovasculares e da arteriosclerose porque evita que o colesterol oxide e se deposite nas paredes dos vasos. Contribui ativamente para a sua diminuição e dos triglicéridos transformado-os em sais biliares. Estimula a função fibrinolitica que liberta os vasos sanguíneos das placas de ateroma (depósitos de colesterol e fibrina). Auxilia no glaucoma diminuindo a pressão intraocular, porque melhora a circulação sanguínea.

Em conjunto com as vitaminas E e B2 participa no metabolismo dos eritrócitos. Ajuda a prevenir algumas anemias, pois bloqueia a degradação da ferritina (transportador do ferro), e por outro lado facilita a absorção do ferro no intestino e a sua mobilização no organismo.

Antisstress
Está relacionada com a atividade das suprarrenais. Essencial para a produção de adrenalina e noradrenalina (antagonista da adrenalina), contribuindo para o mecanismo de defesa do stress. Entra também na produção da serotonina, responsável pelo sono, controlo da dor e bem-estar, e intervém na síntese das hormonas esteroides suprarrenais e das catecolaminas (regula o sistema nervoso).

A sua falta provoca nervosismo, fadiga e cefaleias, perda de apetite e digestões lentas. Além de todas as perturbações que já analisámos, devidas à carência em vitamina C, ainda se verifica fraqueza muscular, atraso no crescimento, hiperqueratose folicular, secura da boca e olhos, perda de cabelo, pele seca e com prurido.

A formação do colagénio
Sem a vitamina C o colagénio não se forma. É uma das funções mais importantes visto ser um dos componentes essenciais dos tecidos conectivos (músculos, tendões, ossos, dentes, pele e epitélios). Auxilia na cicatrização de feridas e fraturas ósseas, reforça a parede dos vasos sanguíneos entrando na sua reparação e ajuda a fortalecer as paredes das células.

É essencial para dentes, gengivas e ossos. A falta de colagénio ou a sua má qualidade, vai provocar gengivas moles que sangram, queda de dentes, fragilidade capilar, hemorragias nasais, equimoses e petéquias (pontos de sangue que surgem sob a superfície da pele) e edema dos membros inferiores. As articulações ficam inchadas e dolorosas, as feridas e fraturas não saram e as cicatrizes antigas voltam a abrir. Tem também funções de coenzima e cofator, auxilia no metabolismo do ácido fólico, adequa a absorção do cálcio e permite um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue.

Aplicação tópica

A vitamina C aplicada sobre a pele é fotoprotectora, inibe a formação de tumores e reforça a parede dos capilares. Estimula os fibroblastos e participa na estrutura do colagénio, no seu transporte e consolidação. Capta os radicais livres e por diversas reações químicas liberta nos tecidos água e oxigénio. A vitamina C não se armazena no nosso corpo, a sua ingestão convém ser repartida ao longo de todo o dia e não apenas numa toma muito concentrada.

Deve constar da ultima refeição do dia, sendo a altura ideal para a sua aplicação na pele porque a regeneração do nosso corpo, em especial da pele ocorre durante a noite. É conveniente que todos os nutrientes estejam disponíveis para que tal suceda.

Quem deve consumir mais vitamina C
Todas as pessoas que tenham falta de aporte na alimentação devido a má absorção, por exemplo, provocada pelo sedentarismo nos idosos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas (não há absorção de vitamina C dos alimentos).

Quando se toma determinados medicamentos como contracetivos orais, aspirinas, corticoides, antiácidos e antidepressivos. Em casos de gasto excessivo como nas gestantes, em quem esteja a amamentar, fumadores, em situações de stress ou esgotamento físico.

Bibliografia: Krause, Alimentos, Nutrição & Dietoterapia, L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott- Stump, 9ª edição 1998; Os Nutrientes e os Complementos Alimentares - Biotop 2000; O Poder Curativo das Vitaminas e dos Minerais - Seleções do Reader's Digest 2000

Agradecimentos: Ana Luisa Gonçalves, massagista de reabilitação e esteticista

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*


Fazer um ginásio... em casa! - É fácil e não lhe custa nada. Saiba como

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/fazer-um-ginasio-em-casa.html

Fazer um ginásio... em casa!
É fácil e não lhe custa nada. Saiba como


Gastar uma fortuna para fazer exercício? Nem pensar!

Já reparou que há objectos do quotidiano que se podem transformar em aparelhos tão eficazes como os de um ginásio?  

Siga o guia detalhado dos elementos a que pode recorrer para alcançar o seu corpo de sonho.

Bom treino!

Bola de fitness
O que pode usar em sua substituição:
Cadeira!
Uma bola de fitness, que não é mais do que uma bola grande, é ideal para fazer abdominais (sentada em cima da bola ou deitada no chão com as pernas na bola). Pode fazê-lo igualmente com uma cadeira se a apoiar numa parede.

Exercício recomendado: Deite-se no chão e apoie os gémeos na cadeira. Faça séries de 30 abdominais e lembre-se de expirar enquanto sobe.

Pesos


O que pode usar em sua substituição: Garrafas de água!
Garrafas de água para fortalecer peitorais? Claro que sim, se as usar como dois halteres pequenos.

Exercício recomendado: Deitada de barriga para cima, abra os braços em cruz com uma garrafa em cada mão, feche-os sobre o peito e torne a abri-los sem tocar no chão. Faça 3 séries de 12 repetições.

Extensor de resistência

O que pode usar em sua substituição: Fita elástica!
Com ela fortalece braços e ombros. Para conseguir o mesmo efeito, use um elástico de retrosaria, com cerca de 1,60 metros.

Exercício recomendado: Pise o centro da fita e agarre-a pelas extremidades com os braços esticados ao longo do corpo. Puxe os braços para cima em 3 séries de 12 repetições.

Esteira de yoga
O que pode usar em sua substituição: Tapete de casa de banho!
Quando praticar yoga em casa substitua a tradicional esteira por dois tapetes de casa de banho. O único requisito é que a base seja de borracha.

Exercício recomendado: Um dos mais relaxantes é a posição fetal. Sentada de joelhos, apoie a testa no chão e leve os braços atrás. Mantenha a posição durante 5 minutos. Torne a abri-los sem tocar no chão.

Extensores de borracha
O que pode usar em sua substituição: Duas bolas pequenas!
São ideais para trabalhar os antebraços. Mas também pode fazê-lo com duas bolas pequenas, que lhe caibam nas mãos. Atenção! Não podem ser de espuma, mas sim de borracha rígida e ocas por dentro.

Exercício recomendado: Coloque uma bola em cada mão e aperte e relaxe em 2 séries de 40 repetições.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Biquíni faz 65 anos

http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={A98DDF35-54DF-48D5-A6ED-2AEC5A33C9C6}

Biquíni faz 65 anos
Fizemos uma viagem ao passado e mostrámos quatro modelos de épocas diferentes.