domingo, 4 de dezembro de 2011

Aliados do cabelo: O que procurar no rótulo dos produtos capilares para combater a oleosidade, caspa e queda de cabelo

http://saude.sapo.pt/beleza-e-estetica/artigos-gerais/aliados-do-cabelo.html

Existem cada vez mais produtos com capacidade de responder aos mais variados problemas que atingem o couro cabeludo. Na hora de escolher os produtos que melhor se adequam ao seu problema tenha em atenção as propriedades que compõe cada champô, loção ou máscara.

Veja de seguida os componentes e benefícios dos produtos que fazem bem ao seu cabelo.

Coaltar: Tem uma importante acção anti-seborreica, por isso, é recomendada para cabelos oleosos. Também é aliada contra a caspa, pois ajuda a desacelerar a renovação celular.

Piritionato de zinco, cloreto de banzalcónio, sulfato de selénio, clim bazol e octopirox:
Estão presentes nos produtos anticaspa devido às suas virtudes antifúngicas. Para além disso, alguns exercem um efeito regulador sobre a renovação celular.

Ácido salicílico e ureia: Purificam o couro cabeludo mediante uma acção queratolítica, ou seja, desprendem o excesso de células mortas que se associam à caspa, favorecendo o processo natural de esfoliação.

Minoxidilo e aminexil:
Demonstraram a sua eficácia no tratamento da perda capilar por via tópica em casos de calvície incipiente, sobretudo, no topo da cabeça. Nutrem o bolbo piloso e a raiz do cabelo.

Cetoconazol: Este antifúgico tem um suave efeito anti-seborreico e anti-andrógeno, daí que contribua para eliminar a caspa e a seborreia e aliviar as quedas ocasionais de cabelo. É muito potente e está presente em champôs de venda em farmácia, que devem ser usados apenas algumas vezes por ano.

Extractos vegetais:
A urtiga branca, a bétula e a bardana são conhecidas há muito tempo pelas suas propriedades anti-seborreicas, purificantes e estimulantes.

Óleos essenciais:
São bons anti-sépticos e aliviam as irritações. Os mais conhecidos são os de eucalipto, limão, lavanda e tomilho.

Proteínas, aminoácidos, vitaminas e açúcares:
Revitalizam e reforçam o cabelo, que fica mais denso e resistente.

Texto: Rita Caetano

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Ultimate Beauty"

Psoríase do couro cabeludo Parece caspa mas não é. Aprenda a identificá-la

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/artigos-gerais/psoriase-do-couro-cabeludo.html

Frequentemente confundida com a caspa, a psoríase do couro cabeludo é uma das formas de psoríase mais comuns que pode afectar até cerca de 79% dos doentes que sofrem deste problema.

Enquanto a caspa abrange toda esta zona, a psoríase do couro cabeludo forma placas muito espessas e distintas, atingindo sobretudo a nuca, a linha do cabelo, atrás das orelhas e nos lóbulos.

A psoríase no couro cabeludo é a que mais afecta os doentes em termos psicológicos e emocionais, uma vez que é uma área exposta e de elevada carga estética.

É imprescindível que o Serviço Nacional de Saúde reconheça esta doença como crónica para que todos os doentes tenham acesso às terapias mais eficazes, reduzindo assim, o impacto que esta doença tem na sua qualidade de vida.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Conheça o seu cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/conheca-o-seu-cabelo-980356.html

Conhecer o seu cabelo contribui para contornar problemas como a caspa, a oleosidade ou a calvície

Para além do tipo, é importante saber que cada cabelo tem um ciclo de vida próprio, e muito curto, pois dura apenas cinco anos.

Ter um cabelo saudável é um factor extremamente importante do ponto de vista estético. Sofrer de problemas como caspa, oleosidade, ou calvície pode atingir fortemente a auto-estima de quem vive estas situações.
Mas, antes de mais, é importante saber o que é, afinal, um cabelo? Esta é uma designação utilizada por todos nós para classificar, simplesmente, os pêlos da cabeça do ser humano.

Acontece que estes «pêlos» são muito importantes para a nossa aparência visual, para além da sua análise poder mesmo ser útil no diagnóstico de certas doenças.

Um cabelo saudável é, em regra, forte, grosso e fácil de moldar. Daí que as experiências de frisagem ou coloração possam testar a qualidade dos 120 a 150 mil cabelos que cada pessoa costuma ter.

Os três tipos
Os especialistas dividem os cabelos em três tipos: normais, secos e oleosos. As pessoas que pertencem ao primeiro tipo têm um cabelo brilhante, fácil de pentear e que não necessita de ser lavado com muita frequência, pois o couro cabeludo costuma estar limpo e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura sebácea necessária para a alimentação do cabelo. Nestes casos, basta lavar a cabeça com um champô suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de factores externos como o sol ou o vento.

Quem pertence à categoria dos «oleosos» já não tem tanta sorte, pois, as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado, a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca o volume e que seja necessário recorrer às lavagens com mais frequência.

Um dos mitos associados ao cabelo é, precisamente, o de que lavar demasiado enfraquece. Nada mais errado. O segredo está na escolha de produtos adequados a cada tipo.

Quanto aos cabelos secos, também não poupam muito a paciência de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que se passa é que a gordura produzida não é suficiente.

Também aqui a lavagem é uma das principais medidas «terapêuticas», uma vez que a sujidade do couro cabeludo impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de uma forma eficaz.

O passar dos anos
O cabelo tem o seu ciclo de vida e, como tal, também envelhece. Um desses sinais de envelhecimento é o aparecimento dos primeiros fios brancos, que no caso dos homens até podem ser bem aceites, mas no sexo feminino são geralmente mal recebidos.

O aparecimento de cabelos brancos está relacionado com um abrandamento e posterior paragem por completo da formação de grânulos de melanina, que são os principais responsáveis pela coloração natural. Este fenómeno pode dever-se à diminuição ou total ausência de tirosona no bolbo piloso, ou a uma deficiência ou inibição do processo enzimático. Assim, existem três tipos de canícia (o termo técnico que designa o aparecimento das brancas): a fisiológica, mais comum, que se manifesta a partir dos 30/35 anos de idade e termina aos 60/65; a hereditária precoce, cujo caso extremo é a ausência de pigmentação; e a traumática precoce, que é provocada por emoções fortes.

Em qualquer um dos casos é difícil travar o ciclo em que o cabelo entra, portanto, a solução é disfarçar. Para isso, são cada vez mais as mulheres que recorrem sistematicamente aos profissionais com o objectivo de contornar as inevitáveis marcas deixadas pelo tempo, com o recurso às mais diferentes tintas, que permitem manter a aparência com que se identificam.

Esperança de vida de um cabelo: 5 anos

Um ser humano tem em média entre 120 a 150 mil cabelos, cada um deles com um tempo de vida que pode ir até aos 5 anos num homem e até aos 6 no caso das mulheres. Terminada a época de crescimento caem e são substituídos por um cabelo novo, que entretanto já se formou na raiz.

O termo correcto para designar cada cabelo é «unidade pilosebácea», já que, para além do cabelo propriamente dito, cada haste capilar está implantada num folículo que inclui ainda uma glândula sebácea e um músculo (o que põe «os cabelos em pé»).

Cada uma destas unidades cresce de forma independente. A esta falta de sincronia chama-se «padrão mosaico» e, na verdade, é isto que permite que os cabelos não nasçam, cresçam e caiam todos na mesma altura, o que nos deixaria carecas de tempos a tempos.

Existem também algumas áreas da cabeça onde o crescimento é mais rápido. O alto da cabeça é um desses pontos, nesta zona os cabelo têm um crescimento de cerca de 0,44 milímetros por dia, enquanto a média geral de crescimento ronda os 0,35 milímetros, o que corresponde a pouco mais de um centímetro por mês. Assim, ter um cabelo longo e saudável não implica apenas alguns cuidados de higiene e o recurso frequente ao cabeleireiro, mas requer também alguma paciência.

Para diferentes problemas, diferentes soluções
Existem vários problemas que podem afectar a boa saúde dos cabelos, existindo para cada uma delas produtos específicos.

Excesso de oleosidade:

máscaras à base de algas, que absorvem o sebo, óleos essenciais que acalmam as glândulas sebáceos e oligoelementos.

Escamação ou caspa:

limpeza e hidratação profundas, com terra vulcânica, óleos essenciais e oligoelementos.

Reestruturação da fibra:
cosméticos revitalizantes e nutritivos de gama adequada ao tipo de cabelo além de, uma vez mais, oligoelementos.

Fonte: Medicina e Saúde

SOS cabelos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/sos-cabelos-994374.html

Os conselhos fundamentais para uma beleza da raiz até às pontas

O vento, a humidade e as mudanças de temperatura tornam o cabelo áspero e sem brilho. Proteja-o!

Use um champô adequado ao seu tipo de cabelo. Os que contêm silicone têm a vantagem de formar uma rede protectora em torno da haste capilar.

Enxague muito bem o cabelo após a passagem do champô e do condicionador. Faça uma máscara capilar uma vez por semana, para manter o cabelo nutrido.

Não lave o cabelo com água muito quente, pois esta desidrata-o, estimula a produção de sebo e pode provocar a descamação do couro cabeludo.

Deixar o seu cabelo secar ao ar livre no Inverno não é fácil mas se usa o secador regule-o para uma temperatura pouco elevada e mantenha-o afastado dos seus cabelos, no mínimo, dez centímetros. Também não use chapéus nem gorros muito justos pois irritam o couro cabeludo.

Para saber se anda a tratar convenientemente do seu cabelo, faça já este teste!

Natal nas lojas de roupa interior

As lojas de roupa interior também deram as suas ideias para este natal.

Veja e tire ideias

Oysho (já tem loja online)

Snoopy patchwork top (14.99 €) + Full length Snoopy pants (17.99 €)
Pack with Minnie underwear set (14.99 €)
Garfield top and pants pack (27.99 €) - também do SpongeBob, Warner (looney tunes) e Sesame Street (nestes últimos as calças são aos quadrados)
Kitty extreme push up bra in tulle (14.99 €)
Long Garfield socks (4.99 €) também há do Mickey & Minnie e Snoopy
Christmas home slipper boots (25.99 €)
Chesire cat top (9.99 €) também há do Garfield, Tom and Jerry, SpongeBob, Dopey e Snoopy
Women'secret

Pyjama polar (32,95 €)
With underwire bra (19,95 €) + Wide brief (12,95 €)
Nightdress (22,95 €)
La Senza

Catálogo: http://digitalpages.digitalissue.co.uk/?userpath=00000082/00008121/00071858/

IRIS SILK CAMI SET
JEWEL SPOT VEST & SHORT
STAR ROBE
SIDE BOW FLORAL CHIFFON SCRUNCH THONG
FUR HEART HOT WATER BOTTLE
GEEK RABBIT TEE & PANT