sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O poder da Soja

Hoje em dia a Soja já faz parte da alimentação de muitos portugueses, mas será que conhecemos este alimento e os seus benefícios?

Aqui fica um artigo que encontrei na net


Cure-se com o poder da soja
Há cada vez mais gente em Portugal a consumir este alimento. Perceba porquê


....
Devido ao seu elevado (e reconhecido) teor de ácidos gordos poli-insaturados, fibra, vitaminas e minerais e ao seu reduzido teor de gordura saturada, o consumo de soja e produtos derivados pode ter um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares, no combate à osteoporose e a alguns sintomas desagradáveis da menopausa, na redução dos níveis do chamado colesterol mau (LDL) e na prevenção de alguns cancros.

Apesar de ser uma leguminosa, a soja apresenta características muito diferentes das leguminosas convencionais (feijão, grão, lentilhas, favas ou ervilhas). Tem um valor proteico superior e contém todos os aminoácidos essenciais.

O seu teor proteico é de tal forma substancial que se equipara ao da carne, sendo quatro vezes superior ao do ovo e 12 vezes maior que o do leite. Rica em potássio e fósforo, as suas sementes têm uma grande quantidade de vitaminas como a A, B, C e D.

Para além disso, a soja:

Actua na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao contrário da carne e de outros produtos de origem animal, a soja conta com uma quantidade mínima de ácidos gordos saturados e não contém colesterol, pelo que, consumida em substituição de proteínas de fontes animais, reduz este tipo de patologias.

Ajuda a regular o peso. O seu elevado teor de fibra contribui para o controlo do peso, uma vez que torna a digestão dos alimentos mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e retardando a absorção de alguns nutrientes, principalmente a glucose.

Para além dos benefícios já enumerados, a soja poderá ser essencial e um meio para atingir os seguintes fins:

- Facilita o trânsito intestinal.
Para além disso, pode auxiliar na manutenção de um peso saudável devido ao seu moderado teor de lípidos.

 "No entanto, há que ser criterioso e não consumir a soja na forma de produtos fritos: salgados ou hambúrgueres, muitas vezes fritos e cheios de gordura!", alerta a nutricionista Florbela Mendes.

- Pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro. Vários estudos têm relacionado a proteína de soja e os seus componentes bioactivos (isoflavonas) com a prevenção do cancro da mama, endométrio, cólon e próstata, indiciando, até, que a baixa incidência deste tipo de patologias na China e Japão pode estar relacionada com a ingestão elevada desta leguminosa, rica em isoflavonas de soja (em particular, a ginesteína e a diadzeína), que ajudam a inibir o crescimento de células cancerígenas.

Contudo, há outros estudos que não sustentam estas alegações. Este é um tema ainda controverso.
- Combate a osteoporose. Apesar de ser pobre em cálcio, a soja aumenta a retenção deste mineral no organismo, uma vez que, ao contrário da proteína animal, não favorece a sua excreção pela urina, impedindo a perda de massa óssea.

- Reduz os sintomas da menopausa. Os estudos feitos até agora demonstram que a baixa incidência de perturbações associadas à menopausa nas mulheres japonesas está associada aos hábitos alimentares de consumo de soja.

....

Fonte