domingo, 2 de outubro de 2011

A mama

A MAMA
A mama é uma glândula que pode produzir leite. Cada mama assenta nos músculos do peito (peitorais) que cobrem as costelas.

Cada mama encontra-se dividida em 15 a 20 secções, os chamados lobos. Os lobos contêm muitos lóbulos mais pequenos. Os lóbulos contêm grupos de pequenas glândulas que produzem leite. O leite flui dos lóbulos através de uns tubos finos, os ductos, até ao mamilo. O mamilo é o centro de uma área escura de pele, a aréola. O espaço entre os lóbulos e os ductos é preenchido com gordura.

A mama também tem vasos linfáticos, que transportam um líquido límpido - a linfa. Os vasos linfáticos terminam nuns órgãos pequenos e arredondados - os gânglios linfáticos. Encontram-se grupos de gânglios linfáticos perto da mama, nas axilas (debaixo do braço), acima da clavícula, no peito (atrás do esterno), e em muitas outras partes do corpo. Os gânglios linfáticos "prendem" e retêm bactérias, células cancerígenas, ou outras substâncias malignas, que se podem encontrar no sistema linfático. Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, podem ser encontradas nos gânglios linfáticos próximo da mama (regionais).

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=182

Bouchées de Camarão

Bouchées de Camarão


Ingredientes (para 8 pessoas):
1 embalagem de Camarão Ultracongelado 64/80 Ocean Sea (800 gr)
1 cebola pequena
40 g de margarina
40 g de farinha
Sal e pimenta q.b.
2 gemas
1 colher (sopa) de sumo de limão
Salsa picada q.b
8 bouchées de compra

Preparação:

1.Passe rapidamente por água fria o Camarão Ultracongelado 64/80 Ocean Sea. Descasque-o, reserve o miolo e deite as cascas e as cabeças para um tacho. Cubra-as com água fria, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Triture tudo com a varinha mágica e passe o caldo por um coador de rede fina. Aqueça 4 dl deste caldo e reserve o restante para outra utilização.

2.Descasque a cebola e pique-a muito finamente. Coloque a margarina num tacho ao lume, deixe derreter e junte a cebola. Deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Acrescente depois a farinha e junte o caldo quente aos poucos, mexendo sempre até obter um creme homogéneo.

3.Misture os camarões no creme e deixe cozinhar em lume brando durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta. Por fim, acrescente em fio as gemas previamente misturadas com o sumo de limão, mexendo sempre. Junte salsa picada e retire do lume.

4.Retire a tampa aos bouchées, encha-os com um pouco do creme de camarão.

5.Cubra novamente os bouchées com a tampa e sirva-os com salada a gosto.

Tempo: Aprox. 45 minutos


http://www.lidl-receitas.pt/pt/recipes_pt.nsf/pages/c.r.overview.c.Bouchees_de_Camarao

Mousse Cappuccino

Mousse Cappuccino

Ingredientes (para 6 pessoas):
4 colheres (sopa) de Cappuccino GranArom
3 dl de leite condensado Finessa
7 folhas de gelatina
2 dl de natas Milbona
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar 
Calda:
1 tablete de chocolate Fin Carré
2 dl de natas Milbona

Preparação:
Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Dissolva o cappuccino em 2 dl de água a ferver, escorra a gelatina e junte-a à mistura do cappuccino. Mexa até a gelatina ficar bem dissolvida e deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem espessas, deite o leite condensado para uma tigela e junte a mistura do cappuccino. Mexa bem.

Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos. Junte a mistura do cappuccino às natas e misture. Por último, junte as claras e misture delicadamente. Deite para formas previamente passadas por água fria e leve ao frio até ficar solidificado.

Prepare a calda: leve ao lume um tacho com as natas e deixe ferver. Junte o chocolate em pedaços, desligue o lume e deixe repousar durante alguns minutos. Depois, mexa bem e deixe arrefecer. Mergulhe a forma em água quente, desenforme a mousse e sirva com a calda de chocolate e decorado a gosto.

Tempo: Aprox. Aprox. 50 minutos + Tempo de frio

http://www.lidl-receitas.pt/pt/recipes_pt.nsf/pages/c.r.overview.c.Mousse_Cappuccino

Extensões de pestanas

Extensões de pestanas
Pode optar entre um olhar mais natural ou mais dramático
http://sic.sapo.pt/775283
http://sic.sapo.pt/775351

A pirâmide do bem-estar digestivo

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/checkup-prevencao/artigos-gerais/a-piramide-do-bem-estar-digestivo.html

A pirâmide do bem-estar digestivo
As dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases são evitáveis através de algumas rotinas


A Fundação do Aparelho Digestivo espanhola elaborou a primeira pirâmide do bem-estar digestivo com o objectivo de ajudar a população a melhorar a função intestinal. Segundo esta fundação, as dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases afectam 75% dos espanhóis apenas porque descuram algumas rotinas saudáveis.

Ter uma alimentação saudável é um dos primeiros cuidados recomendados nesta pirâmide.

É fundamental ingerir diariamente muitas hortaliças frescas e frutas com casca devido ao seu elevado teor em fibra. Os cereais integrais deverão ser ingeridos a cada dois dias, bem como as legumeinosas. A forma de confecção dos alimentos é igualmente importante, sendo preferível cozinhá-los ao vapor, no forno, na chapa e no wok, em substituição das confecções que privilegiam as frituras e os guisados.

Uma vida activa é também uma das principais recomendações. Caminhar 30 minutos diariamente é aconselhado, assim como ter uma boa gestão do peso. Estes são os requisitos para regular o tempo do trânsito intestinal, segundo os autores desta pirâmide. Os horários das refeições deverão ser respeitados, pois obrigam o organismo a funcionar de forma rotineira. Esta rotina terá como consequência uma visita diária à casa de banho. Devem ser dedicados 10 a 15 minutos diariamente para permanecer na casa de banho, num ambiente descontraído e com ausência de stress. Este  procedimento regulariza o trânsito intestinal.

Por fim, os autores recomendam a ingestão diária de 2 litros de água, uma boa gestão do stress e hábitos antitabaco. Todos estes comportamentos parecem prevenir algumas doenças relacionadas com o aparelho digestivo, para além de melhorarem o seu funcionamento.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e coordenadora da Metabólica - Clínica de Gestão de Peso)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

As primeiras rugas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/as-primeiras-rugas-1189751.html

As primeiras rugas

Quando começar a cuidar da pele?
Aos 20 anos, a pele está no auge da juventude, ainda firme e macia.

Aos 25 anos, normalmente, a pele já começa a sentir os efeitos de mais de duas décadas a repetir expressões faciais.

Com esta idade, mais do que tratar, o importante é prevenir. Entretanto, é preciso perceber que a idade que a pele aparenta nem sempre corresponde à idade da pessoa.

Vários factores podem transformar uma pele jovem numa pele envelhecida precocemente, entre eles: sol, tabagismo, stress, alterações hormonais, medicamentos, má alimentação. Por isso, até os 25 anos, normalmente, um bom hidratante e filtro solar podem ser suficientes, mas se a pessoa apresenta tendência a manchas, olheiras e outros problemas, os tratamentos específicos com cremes correctores podem ser aplicados mesmo antes dos 25.

É a partir dos 30 anos que se inicia o envelhecimento celular e, consequentemente, o envelhecimento da pele dando então início ao aparecimento das rugas próximas aos olhos. Deve-se continuar a evitar a exposição solar no rosto e a utilizar produtos específicos que ajudem na síntese de colagénio. Aos 40, os vincos nos cantos dos lábios já se notam, mas actualmente há no mercado cremes capazes de atenuar estas marcas de maneira eficaz, principalmente se a pele tiver sido tratada desde cedo.

A partir dos 50 anos, muitas marcas já estão formadas ou começam a aparecer definitivamente. A solução é sempre atenuar, uma vez que nenhum método actual consegue eliminar as rugas e marcas a 100%. Querer sentir-se bonita e bem consigo mesma é importante, sem dúvida, e os inúmeros tratamentos hoje disponíveis no mercado aliados à bons cremes cosméticos fazem um bom papel. Entretanto, é preciso perceber que as rugas são normais e naturais, pois fazem parte do processo de amadurecimento, e não se deve sentir-se mal pelo seu aparecimento, pois acontece ou acontecerá a todos.

Rituais obrigatórios para prevenir o envelhecimento Na maioria das mulheres, e também homens, as primeiras rugas começam a instalar-se ao redor dos olhos. Esta região apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade. Posteriormente os cantos dos lábios costumam ser afectados.

Por isso, o mais importante é evitar o sol no rosto usando filtro solar acima de SPF 20 e os óculos escuros. O sol é o principal responsável pela destruição de colagénio e das fibras elásticas da pele que levarão ao envelhecimento no futuro. Remover a maquilhagem também é fundamental, dormir uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele.

Beber água é, igualmente, muito benéfico, pois purifica o organismo e hidrata a pele de dentro para fora. O ideal é consumir cerca de dois litros por dia. A hidratação do rosto uma vez ao dia, é, certamente, um ritual obrigatório. É importante que se saiba escolher o produto certo para cada tipo de pele e dar preferência aos que apresentam as fórmulas mais naturais possíveis.


Como tratar?
Actualmente, existem inúmeros tratamentos que prometem atenuar os sinais do envelhecimento, desde ressurfacing (um tipo de esfoliação) até o botox, implantes e cirurgias plásticas. Entretanto, deve levar-se em conta que soluções como o lifting (cirurgia plástica facial), não eliminam as marcas em 100%, apresenta riscos como toda cirurgia, depende de muitos factores individuais para ter eficácia e, obviamente, não duram para sempre. Não há milagres. Por isso, o conselho é mesmo iniciar um tratamento anti-rugas desde jovem, por volta dos 25 anos, pois a prevenção, como tudo na vida, é a melhor solução.

Hábitos saudáveis, cuidados com o sol e o uso diário de um simples creme lavante e hidratante antes de dormir é um óptimo caminho. Além disso, nunca esquecer de retirar a maquilhagem antes de dormir e hidratar a pele. Esta hidratação pode ser feita logo pela manhã, com um produto que também possua factor de protecção solar, e também à noite, antes de deitar com produtos mais específicos para o tratamento de marcas e imperfeições.

Para escolher o creme ideal para os cuidados do dia-a-dia, o factor protecção deve ser sempre levado em conta, mesmo em dias nublados e frios. Há produtos que aliam o factor hidratação e protecção e são, portanto, ideais para esta ocasião. Outro factor importante é ter em atenção os ingredientes que compõem a fórmula do produto escolhido. Activos de origem natural são bem-vindos, quanto maior a percentagem natural, melhor para a pele. Por outro lado, substâncias como o álcool e os parabenos são totalmente desaconselháveis.

O poder da quinoa: uma planta ao serviço da pele
A quinoa é uma semente originária dos Andes, que constituía um dos alimentos sagrados dos Incas. Actualmente, esta planta é consumida das mais variadas maneiras: como acompanhamento, refeição ou, até mesmo, na substituição de alguns alimentos que não podemos ingerir – caso dos doentes celíacos que, devido à sua intolerância ao glúten, não podem consumir trigo, cevada e derivados.

Foi descoberta, recentemente, uma nova aplicação terapêutica para a quinoa: a dermatológica. Estudos identificaram uma nova propriedade na Quinoa, que actua ao nível das imperfeições da pele. O primeiro passo já foi dado há um tempo, quando se começou a recomendar esta planta para doentes portadores de psoríase, uma doença auto-imune da pele.

Através de pesquisas mais intensivas, foram identificados os péptidos da quinoa, activos que intervêm na origem dos problemas da pele. Por possuírem propriedades apaziguadoras, aliviam as reacções inflamatórias da pele e, simultaneamente, exercem uma acção reparadora sobre a mesma.

Dra. Sandra Palma
Farmacêutica