segunda-feira, 18 de julho de 2011

Proteção à medida - As novidades no âmbito da protecção solar e a escolha mais acertada para cada tipo de exposição

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/protecao-a-medida-1164020.html

Proteção à medida
As novidades no âmbito da protecção solar e a escolha mais acertada para cada tipo de exposição


O sol quando nasce é para todos e a proteção solar também deveria usada por todos.
Seja qual for o tipo de pele ou estilo de vida ninguém, está imune aos raios UV, mesmo quem não vai à praia.

O desafio é saber escolher a fórmula mais adequada para cada caso. A oferta é vasta!

Para que este ano cuide mesmo da sua pele, reunimos alguns dos principais lançamentos e sugerimos a escolha certa para cada situação. Conheça a fórmula mais indicada e tome nota dos principais cuidados a ter com o sol.

Para um bronzeado perfeito
Os raios UVB são os responsáveis pelo bronzeamento da pele, mas também pelas queimaduras solares. Para alcançar um bronzeado gradual, mais uniforme e saudável, é essencial aplicar um produto com factor de proteção solar mínimo 30 e que proteja igualmente contra os raios UVA.

Este tipo de proteção não evita o tom canela, visto que os raios UVA não têm relação com o bronzeamento e ajuda a prevenir os danos cutâneos a longo prazo. Para um resultado perfeito Lancaster apresenta uma loção de corpo que associa uma combinação de filtros UVA e UVB fotoestáveis a um complexo activador do bronzeado.

Quando a pele é muito clara
Os fototipos I e II (peles muito claras) estão mais sujeitos a golpes de sol pelo que necessitam de uma proteção muito elevada. Escolha um protetor solar com fator de proteção 50, o mais alto nível de proteção contra os raios UVB, definido pela recomendação europeia.

O novo leite solar, Defens3, de Anne Möller, com FPS 50, tem tripla proteção através de um complexo
termo-resistente, que reforça as defesas naturais da pele, evita os danos provocados pela radiação solar e pelo calor.

Quando a pele é sensível
Este tipo de pele reage a ingredientes específicos como corantes, conservantes e fragrâncias presentes em alguns produtos. É também mais reativa à radiação solar, pelo que necessita de uma protecção elevada.

Se tem pele sensível escolha uma fórmula à base de filtros minerais, que não causam irritação, nem alergia. Os produtos Capital Soleil de Vichy são dermatologicamente testados em pele sensível, hipoalergénicos, livres de parabenos e filtros selecionados para uma maior eficácia e tolerância.

Para combater a alergia solar
As alergias solares são causadas pelo stress oxidativo provocado pela penetração dos radicais livres, existentes nos raios UV, nas células da pele. Este processo conduz a uma reação exagerada do sistema imunológico, o que causa processos inflamatórios e diversos sintomas alérgicos.

Porque este tipo de alergias afeta principalmente a pele sensível é importante o uso de um protetor elevado contra os raios UVA e UVB. Para responder às necessidades especiais das peles mais sensíveis ao sol, a linha Piz Buin Allergy inclui o complexo CalmanelleTM que permite proteger a pele de queimaduras e reacções alérgicas.

Se procura uma protecção invisível
Já lá vai o tempo em que os protetores solares tinham a consistência de uma «pasta branca» difícil de espalhar e que se mantinha à superfície da pele, mesmo após alguns mergulhos.

A cada ano que passa, a indústria cosmética surpreende-nos com fórmulas cada vez mais agradáveis e este ano é especialmente rico em texturas fáceis de aplicar. É o caso de Eucerin que apresenta o primeiro protetor solar transparente com FPS 50. A nova fórmula em spray de rápida absorção garante uma proteção elevada, sem efeito oleoso, nem marcas brancas.

Para prevenir manchas
Os raios UVA são responsáveis pelas desordens pigmentares, que levam ao aparecimento de inestéticas manchas cutâneas.

Para as prevenir é fundamental que o protetor solar inclua uma proteção elevada contra os raios UVA.

É o caso dos produtos Angstrom, como o creme de rosto
anti-manchas solares com um fotoestabilizador patenteado, que garante uma eficácia protetora durante todo o período de exposição solar, incluindo nas horas mais críticas.

Para combater a pele seca
Ao sol, o corpo aquece e a água presente na pele vai desaparecendo. Mesmo com proteção, o resultado é uma sensação de calor e, por vezes, desconforto assim como pele seca e desidratada, provocada pela água do mar e o cloro.

Por isso, algumas marcas lançaram protetores solares que também proporcionam hidratação. A gama RoC Soleil Protexion+ inclui um protetor solar de rosto para pele seca com ácido hialurónico, que ajuda a pele a captar água, deixando-a hidratada.

Contra o envelhecimento da pele
Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. No entanto, um protetor solar com FPS elevado não significa necessariamente uma proteção elevada contra os raios UVA. O comité científico europeu recomenda que o factor UVA não deve ser inferior a um terço do factor UVB.

Quando um produto cumpre este mínimo recomendado é indicado na embalagem pela referência UVA num círculo. O Crème Protectrice Anti-Âge de Payot inclui filtros UVA e UVB e ingredientes que oferecem um cuidado anti-envelhecimento preventivo e cicatrizante.

Quando o creme provoca borbulhas
Significa que não está a utilizar um produto adaptado ao seu tipo de pele. Opte por uma fórmula sem gordura (oil free) ou que inclua a referência «não-comedogénico».

É o caso da nova fórmula em stick, de Eight Hour Cream, lançada por Elizabeth Arden. Com uma textura muito leve e não oleosa tem um elevado factor de proteção solar contra os raios UVA e UVB e garante hidratação ao longo de oito horas.

Se prefere a esplanada
Não é só na praia que a proteção solar é fundamental, por isso, mesmo que não tenha intenções de dar um mergulho no mar, não saia de casa sem o protetor solar. A exposição solar ocasional constitui cerca de 80 por cento da exposição solar ao longo da vida e mesmo na cidade, ou na esplanada à sombra, os raios UV atingem a pele, em particular a do rosto.

Para uma proteção eficaz escolha uma fórmula que proteja contra os raios UVA e UVB. Especialmente desenvolvido para a exposição ocasional Boots Laboratories lançou um produto fácil de transportar na carteira e que protege as zonas mais delicadas como o rosto e os lábios.

Após escolher o protetor certo
Não esqueça os lábios. Por estar mais exposta e ser mais sensível, a pele dos lábios necessita de um cuidado específico.

Enriquecido com vitamina E, Labello Sun FP 30 ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro dos lábios, protegendo-os do desgaste e da desidratação. É resistente à água e à exposição a altas temperaturas.

Se não dispensa a maquilhagem
Se utiliza maquilhagem diariamente tem duas opções.

Pode escolher uma fórmula fluida, não gordurosa, de preferência, oil free, para aplicar antes de se maquilhar.

Em alternativa, se trabalha num escritório, e tem uma exposição solar mínima ao longo do dia, pode utilizar uma base ou um pó compacto com filtro solar, como o de Rilastil, que protege contra os raios UVA e UVB e tem um factor de protecção elevado.

Não esqueça que o filtro solar perde eficácia algumas horas depois, pelo que deverá retocar a maquilhagem, para assim renovar a proteção solar.

Erros comuns
A utilização de uma fórmula adequada ao seu tipo de pele nem sempre é sinónimo de uma proteção solar eficaz. Saiba porquê:

- A quantidade de protetor solar é insuficiente. Se não aplicar a quantidade de protetor solar certa (2mg/cm2 de pele) não está a beneficiar da proteção referida na embalagem. Aplique uma porção generosa de creme em cada zona do corpo (rosto, pescoço e decote, barriga, braços, costas e pernas) e espalhe uniformemente.

- Algumas zonas são esquecidas. As queimaduras solares ocorrem muitas vezes quando o protetor solar não é aplicado em zonas como as orelhas, o nariz, as costas das mãos e dos pés, a pele junto aos limites do biquíni, a testa e a nuca.

- O produto não é reaplicado. Renove a aplicação a cada duas horas e sempre depois de transpirar, de nadar e de se limpar com a toalha.


Texto: Vanda Oliveira

Foto: Lancaster

O soutien certo para cada decote - Saiba escolher o modelo certo para que os seus seios fiquem ainda mais sedutores!

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/o-soutien-certo-para-cada-deco-980594.html

O soutien certo para cada decote
Saiba escolher o modelo certo para que os seus seios fiquem ainda mais sedutores!


As festas estão aí. Escolhe-se o vestuário apropriado para cada ocasião – jantar da empresa, consoada, almoço de Natal e passagem de ano...

Os vestidos e as peças glamorosas, com requinte e sofisticação, são as roupas de eleição.

Mas já elegeu a lingerie que vestirá para aquele decote ou peça mais justa que evidenciará as suas curvas?

A escolha do soutien é essencial para que o vestuário fique bem, principalmente quando usamos decotes ou peças coleantes e tecidos fluídos que revelam mais os seios. É o caso das blusas e vestidos em cetim, sedas, malhas, etc.

Revelamos os modelos que poderá escolher, tendo em conta o tipo de seios que tem e decote que irá usar.


Balconet – óptimo para seios médios e pequenos, suporta e dá volume q.b. Use com decotes redondos, malhas e blusas; decote estilo império e ultra-glamoroso.

Corbeille – este modelo adapta-se para seios médios e grandes, pois dá mais forma ao busto sem o comprimir ou evidenciar em demasia. Use com decotes profundos e fique super-sensual!

Os Push-up

Magic-up – este soutien é ideal para busto pequeno, eleva os seios e dá-lhes volume. Use para decotes pronunciados, e peças justíssimas.

Magic-in – este modelo evidencia o decote, seja ele redondo ou em V, alcinhas, cai-cai, tecidos fluídos, etc. Ideal para seios pequenos e médios, pois ajuda a dar mais volume e aproxima o busto.

Ampliforme – este soutien estrutura os seios devido à espuma fina que forra a copa, óptimo para seios grandes pois é envolvente e de grande suporte. Use este modelo com peças de roupa ajustadas e decotes em V.

Redutor – outro modelo ideal para os seios grandes, o busto fica estruturado e elevado, tirando as “regueifinhas” da zona abdominal. O peito é distribuido pela copa sem ser comprimido, conferindo grande conforte e redução do volume.

Sem armação / triangular / bandeau – Três modelos que conferem a agradável sensação de não usar soutien, mas só são óptimos para seios pequenos e elevados, para mulheres jovens e adolescentes.


Com o apoio e informação de Helix, produtora das marcas Simel e Reverie.

Informação e composição de imagens: Olga Cardoso Pinto – Estilista / Consultora de Moda


Consultório de Moda
Av. Padre Manuel Alves Rego, 648
4470-330 Maia
351 220 500 680
351 936 903 730
http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt

Soutien ideal para tops - Com o vestuário mais fresco e curto e os decotes, é fundamental saber qual a lingerie adequada

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/soutien-ideal-para-tops-1009268.html

Soutien ideal para tops
Com o vestuário mais fresco e curto e os decotes, é fundamental saber qual a lingerie adequada.


Nada mais descuidado do que usar um soutien desadequado ao top que está a vestir. Ou porque se notam as alças, ou porque a copa não é a ideal ou até porque o seu uso é completamente desnecessário em determinadas ocasiões.

O modelo que apresentamos na imagem é o nosso eleito para usar com os tops de mil e uma cores que andam por aí.

Tem um corte que acompanha o do top, na medida em que não deixa transparecer a alça do soutien e cria sustentabilidade ao peito na parte da frente, mantendo-o firme e não descaído.

Se optar por um cai-cai, use também um soutien sem alças, mas com armação e se usar um top de alças direitas faça-o acompanhar de um soutien idêntico. Porém, use um tom completamente diferente, quase a fazer parecer uma sobreposição de blusas. O efeito é fantástico.

Quando não usar soutien? Só e exclusivamente se tiver um peito pequeno e firme e em vestuário que já tenha incorporado um corpete para manter a elegância.

Foto: Women'Secret