sexta-feira, 15 de julho de 2011

Repare a sua pele - Dermatologista ensina a evitar os sintomas que podem surgir graças à exposição solar

http://saude.sapo.pt/beleza-e-estetica/artigos-gerais/repare-a-sua-pele.html


Repare a sua pele
Dermatologista ensina a evitar os sintomas que podem surgir graças à exposição solar


Apanhar sol tem vantagens e desvantagens pelo que jamais lhe diremos que deixe de se expor à sua radiação, a não ser por contra-indicação médica.

Todavia, deve sempre fazê-lo respeitando a regra de proteger e, depois, acalmar a pele com um produto específico para depois do sol (after-sun) porque, para preservar a saúde e beleza cutânea, a reparação é tão importante como a sua protecção.

Antes de tudo, precaução

A radiação solar provoca alterações na estrutura da pele, afectando-a não só estética como funcionalmente. «A nível celular pode provocar alterações  na replicação das células com aparecimento de cancro cutâneo. E a nível da epiderme e derme (camadas superficiais e profundas da pele) provoca espessamento cutâneo, secura, descamação e aumento de produção de pigmento (a melanina) responsável pelo tom escurecido (“bronzeado”) da pele», explica a dermatologista Leonor Girão.

Para além disso, «quando a exposição à radiação solar é intensa e súbita, provoca o aparecimento de queimadura cutânea, que vai do vulgar “escaldão” à queimadura de segundo grau com bolhas. Quando a exposição é crónica, provoca envelhecimento cutâneo», acrescenta.

Refresque e acalme
«Após a exposição ao sol, a pele está mais seca, espessada, envelhecida e com manchas», indica a dermatologista Leonor Girão.

Para ajudá-la a recuperar desses danos, um bom creme pós-solar deve, por isso, conter «substâncias emolientes (hidratantes), como manteiga de karité, óleos de onagra e vaselina, e substâncias com propriedades regeneradoras, como o ácido láctico e a ureia, por exemplo, que poderão ser complementadas, sobretudo no rosto, com substâncias antioxidantes (vitamina C e E, por exemplo)», recomenda.

Adicionalmente, a acção refrescante, proporcionada por alguns extractos vegetais e águas termais, também é muito bem-vinda: confere uma sensação de frescura na pele, logo durante a aplicação, que atenua o ardor.

Quando e como aplicar o after-sun?


1. Após um duche de água morna (não use esfoliantes nem luvas de crina, para não agredir ainda mais a pele). O objectivo é libertar primeiro o cloro, o sal e a areia para que o produto penetre melhor. É então que a pele está preparada para receber todas as suas propriedades e garantir a hidratação.

2. Aplique uma boa quantidade de after-sun e espere que a pele absorva. Ficará surpreendida com a rapidez com que isso acontece. Se necessário, repita a aplicação.

3. Antes de se deitar, aplique outra camada de after-sun, se necessário. Este gesto é muito eficaz, pois é durante a noite que se intensifica o processo de regeneração celular.

Texto: Fernanda Soares
Revisão científica: Leonor Girão, dermatologista e membro da direcção da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Como eliminar o cheiro do alho das mãos

http://sic.sapo.pt/401870

Banana: alguns usos

A banana pode ter também estes usos:
  • Máscara hidratante para peles normais
  • Engraxar os sapatos (casca da banana limpa)
  • Estrume (casca de banana)
http://sic.sapo.pt/591120

Esfoliar - A arte de renovar a pele e as soluções a que pode recorrer em casa

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/esfoliar-1143691.html

Esfoliar
A arte de renovar a pele e as soluções a que pode recorrer em casa

A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada e nutrida.

É um ritual que deve fazer semanalmente. Se não permitir que a sua pele respire, não há hidratante que lhe valha! Daí a necessidade de limpar convenientemente a sua tez, de modo a remover todo esse tipo de impurezas.

Apesar da sua pele se renovar, normalmente, a cada 30 dias, em ciclos naturais coordenados, o processo pode abrandar e os poros obstruírem-se devido a problemas tão comuns como a menstruação, a transpiração, a gordura, as toxinas acumuladas, o stress, uma alimentação desequilibrada.

Por isso, há que esfoliá-la, ou seja, ajudá-la a eliminar as camadas superficiais, de forma a induzir uma renovação celular nas suas camadas mais profundas: as células multiplicam-se a partir de baixo e tendem a subir de novo à superfície, proporcionando uma pele limpa e luminosa, mais firme e, evidentemente, mais rejuvenescida. Regra geral, convém fazer uma esfoliação, pelo menos, uma vez por semana, sem esquecer as costas que, apesar de estarem mais protegidas das agressões externas do que o resto do corpo, tendem a acumular impurezas, pontos negros e poros dilatados.

Os dois tipos de esfoliação

Física
A esfoliação física tem como missão polir e livrar a superfície cutânea de células mortas. É feita através de cosméticos que contêm polietileno ou sílex, responsáveis pela textura granulosa ou rugosa dos produtos. Este processo deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana. Esta esfoliação pode ser realizada em casa ou num centro de estética, onde será sempre mais completa e profunda.

Química
Na esfoliação química usam-se princípios activos de outra índole, que penetram na pele. O habitual é usar-se ácido glicólico, salicílico ou retinóico. Estes ingredientes chegam às camadas mais profundas da pele e, a partir daí, estimulam a regeneração celular. É importante ter atenção à composição e à lista de ingredientes de cada um dos produtos.

Uma vez que os cosméticos actuais são muito sofisticados, é possível encontrar ingredientes de esfoliação química em produtos de utilização doméstica. O que tem de ter em conta é a percentagem do princípio activo. Nas esfoliações químicas, o ácido glicólico encontra-se nos 70 por cento, e o salicílico entre os 20 e os 30 por cento.

As peles que precisam mais

Todas as peles precisam de ser esfoliadas. É certo que, dependendo da qualidade da pele, umas precisam dela com mais frequência do que outras. As peles oleosas têm maior tendência para obstruir os poros da pele e acumular impurezas sob a forma de borbulhas e pontos negros, tal como as peles acneicas. Estas são as que precisam de esfoliações mais frequentes. O mesmo acontece com as peles muito espessas.

É o caso, por exemplo, das peles que foram muito expostas ao sol. Porque, apesar de, com a idade, a pele ter tendência para se tornar mais fina, se tiver sido muito exposta ao sol, a camada da epiderme engrossa e marca mais as rugas. Nestes casos, uma esfoliação, para além de oxigenar a pele, ajuda a minimizar as rugas e a dar-lhe um aspecto mais jovem.

Já uma pele normal, deve manter um ritmo de esfoliações semanal, no mínimo, mesmo que seja superficial. Saiba ainda que as esfoliações só são desaconselhadas em peles extremamente sensíveis, já que os agentes esfoliantes podem agredir a camada superficial da pele, potenciando e agravando os seus problemas cutâneos.

A esfoliação indicada para cada tipo de pele

Pele oleosa
Precisa de ser esfoliada, pelo menos, 2 vezes por semana. Para além disso, a cada 15 dias ou três semanas, pode recorrer a ajuda profissional.

Pele seca
Pode recorrer a um esfoliante suave uma vez por semana. Pelo menos uma vez por mês deve fazer uma esfoliação mais forte, à base de ingredientes químicos, num centro de estética.

Pele mista
Use, uma vez por semana, um esfoliante para limpar a pele em profundidade. E outra vez por semana, pode optar por cremes hidratantes com propriedades esfoliantes.

Faça você mesma

Soluções caseiras a que pode recorrer:

- Junte, a uma noz do seu creme hidratante habitual, uma colher de açúcar mascavado. Esfregue no corpo com movimentos circulares.

- Se preferir, misture azeite com sal marinho grosso. Faça uma pasta e esfregue-a nas zonas que quiser esfoliar. Faça-o antes do banho.

- Experimente usar areia da praia. Leve para casa um pouco de areia da praia. Uma vez por semana, misture-a no seu gel de banho. Aplique a mistura sobre o corpo e enxagúe bem.

Manual de utilização
Idealmente, os esfoliantes devem ser aplicados e esfregados com a pele seca, uma vez que, assim, a capacidade de arrastamento de células mortas é maior. Massaja-se o esfoliante por todo o corpo durante alguns minutos e retira-se com uma toalha húmida ou com água morna.

O resultado é uma pele absolutamente suave, sem impurezas, mas seca, porque o efeito de arrastamento também elimina a gordura natural que protege a pele. Por isso, depois da esfoliação, é sempre necessário hidratar a pele em profundidade para a nutrir. Com uma vantagem: estes nutrientes actuam mais eficazmente se forem aplicados sobre uma pele livre de impurezas.

Texto: Madalena Alçada Baptista 

Segredo de hidratação para o Verão - Saiba como hidratar 10 vezes mais a sua pele e conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/segredo-de-hidratacao-para-o-v-1152023.html

Segredo de hidratação para o Verão
Saiba como hidratar 10 vezes mais a sua pele e conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro.


Durante e após o Verão, os cuidados de hidratação são fundamentais para manter uma pele sempre saudável e bonita. Estes cuidados assumem maior relevância para a mulher actual, que busca a beleza, feminilidade e sensualidade, preocupando-se cada vez mais com a sua aparência e com a beleza da pele.

Para garantir toda a suavidade, delicadeza e bem-estar que a pele necessita, apresentamos a chave do Verão para uma pele mais atraente: aplicar óleo de bebé depois do banho.

O óleo hidrata até 10 vezes mais na pele molhada, do que outros leites ou loções em pele seca. O óleo fornece à pele uma barreira contra a perda de humidade e actua como um escudo de defesa face aos agentes externos, como o sol, a água do mar e o vento.

Para além disso, uma pele bem hidratada mais facilmente obtém um bronzeado duradouro e bonito!

10 razões para usar óleo de bebé

- Pele 10 vezes mais hidratada;

- 10 vezes mais bonita;

- 10 vezes mais protegida;

- 10 vezes mais nutrida;

- Bronzeado 10 vezes mais duradouro;

- 10 vezes mais atraente;

- 10 vezes mais confiante;

- 10 vezes mais glamourosa;

- 10 vezes mais suave;

- Para que se sinta 10 vezes melhor com a sua pele.

Segredo das celebridades

O óleo de bebé forma uma película protectora sobre a pele que evita a sua desidratação. O resultado é uma pele suave, macia e perfeitamente hidratada, como a pele de um bebé. Este é um segredo utilizado há mais de 70 anos… Adorado pelas mulheres, e utilizado por artistas e celebridades em todo o mundo. Conheça a arma secreta de algumas celebridades mundialmente conhecidas, como Jessica Alba que utiliza óleo para conseguir um brilho extra na pele. Os óleos para bebé são a solução ideal para uma pele hidratada e bonita de forma prática e eficaz.

Como usar
É tão prático e fácil de aplicar, que basta colocar algumas gotas de óleo no banho, ou directamente na pele após o duche, antes de secar a pele com a toalha. O resultado é uma pele suave de bebé, em apenas alguns segundos.

Agradecimentos: Óleo Johnson's Baby

Post sobre os Óleos Johnson's Baby - http://dicas-da-ines.blogspot.com/2011/06/produtos-johnsons-baby-e-body-care.html

Esfoliação tonificante com sal - Uma solução caseira muito fácil de preparar

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/esfoliacao-tonificante-com-sal-1152542.html

Esfoliação tonificante com sal
Uma solução caseira muito fácil de preparar


Com o Verão à porta, aumentam os cuidados com a imagem e com o corpo que, por estes dias e durante um período que se estende por vários meses, se torna mais exposto.

Além de emagrecer e de perder massa gorda, uma das preocupações das mulheres é tonificar a pele e evitar o ar flácido que esta por vezes aparenta. Tendo isso em consideração, sugerimos-lhe um truque caseiro que poderá fazer a qualquer momento.

Para tal, vai precisar apenas de três colheres de sopa de sal marinho, uma colher de sopa de vinagre de cidra, duas colheres de sopa de sumo de limão puro e ainda duas colheres de sopa de azeite.

Como proceder

- Numa taça, impregne o sal com o vinagre de cidra e com o sumo de limão.

- Tome um duche quente e, de seguida, ainda com o corpo húmido, envolva a pele em azeite.

- Aplique a mistura de sal em sentido ascendente, massajando até a pele ficar ligeiramente avermelhada.

- Por fim, passe o corpo por água tépida eliminando o azeite e o sal ao mesmo tempo.

6 truques para uma depilação perfeita

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/6-truques-para-uma-depilacao-p-914534.html

6 truques para uma depilação perfeita
Esta é a altura do ano em que mais mostra o seu corpo. Siga estes conselhos e apresente-se ainda mais bonita!


1. Esfolie a pele dois dias antes de se depilar. Este gesto ajuda-a a prevenir o aparecimento de pêlos encravados.

2. Hidrate a pele cerca de uma hora antes da depilação.

3. Na linha do biquíni, se usar cera, faça a depilação por partes, esticando bem a pele.

4. Para evitar possíveis reacções alérgicas nas zonas delicadas, teste previamente o produto depilatório numa pequena área, para avaliar a reacção da sua pele.

5. Não deixe passar muito tempo entre uma depilação e outra. Assim, estará sempre perfeita e o processo será cada vez mais rápido e menos doloroso.

6. Evite depilar-se durante o período menstrual, pois ocorre uma retenção de líquidos e a pele fica muito sensível a dor.

Os vários métodos para se depilar

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/os-varios-metodos-para-se-depi-1064312.html

Os vários métodos para se depilar
O bom tempo já pede roupa fresca e sandálias. Vai começar a "operação depilação".


Cada vez são mais os métodos de depilação que existem no mercado, basta seleccionar um à medida das suas necessidades e... já está!

Com excepção da depilação definitiva que deve ser iniciada no Inverno, qualquer um dos seguintes métodos tem prós e contras e tem de ser adaptado ao seu tipo de pele.

Para tal pode consultar uma esteticista e até mesmo um dermatologista se a sua pele for muito sensível ou estiver a atravessar um período de alergias.

Fundamental também é analisar a zona do corpo que vai ser depilada. Não precisa de escolher um método de depilação para todo o corpo. Aqui a coerência não é exigível a esse nível, mas na área das pernas, por exemplo, convém usar o mesmo método, de forma a garantir maior uniformidade.

Há dois tipos de zona no seu corpo: as mais sensíveis como as axilas, as virilhas e o buço e as mais resistentes que são as pernas.

Aqui fica o quadro dos prós e dos contra para se decidir melhor:

Lâmina
Vantagens: é a mais económica e mais versátil, pois pode ser feita em qualquer espaço, até na casa de banho do seu escritório, numa emergência. É indolor, rápida - em cinco a dez minutos o problema fica resolvido - e já existe no mercado material próprio para as mulheres, ou seja giletes femininas acompanhadas de espuma para amaciar a pele;
Desvantagens: Corta o pêlo em vez de o arrancar pela raiz, o que significa que os resultados são de curta duração. Pode ocorrer também o aparecimento de pêlos encravados. Pode ser usado para pernas, axilas e virilhas, mas a evitar no buço.

Creme depilatório
Vantagens: é indolor, é económico e de fácil aplicação. Demora 10 a 15 minutos no duche e pele não fica ressentida.
Desvantagens: Não arranca o pêlo pela raiz e tem de estar muito atenta ao tempo pós aplicação para não causar irritação. Dura no máximo cinco dias.

Depiladora eléctrica
Vantagens: Pode ser transportável para qualquer parte do mundo e arranca o pêlo de raiz. As máquinas mais sofisticadas já têm massagem incluída e a depilação dura muito tempo.
Desvantagens: Os aparelhos não são baratos e apenas podem ser utilizados quando o pêlo já tem um tamanho razoável. As mulheres mais sensíveis podem sentir alguma dor.Para pernas e virilhas é um método excelente.

Cera quente 

Vantagens: Remove os pêlos na totalidade, o que permite uma depilação duradoura, cerca de um mês dependendo dos casos. Normalmente é aconselhável que seja feito por uma esteticista, mas já há forma de fazer em casa, aquecendo a cera em banho maria, no microondas ou mesmo em mini-aquecedores próprios para o efeito.
Desvantagens: Pode provocar algum desconforto ou dor e não é recomendado a mulheres com problemas circulatórios (sobretudo em caso de varizes).

Cera fria

Vantagens: Para além de extrair o pêlo pela raiz, pode ser usada por todas as mulheres, sem excepção. É também a mais higiénica na medida em que é aplicada num papel que já não pode ser reutilizado.
Desvantagens: Só pode ser usado quando o pêlo tem determinado tamanho e trata-se de um método demorado (por vezes é preciso repetir a operação na mesma região do corpo).

Saldos Verão 2011

Os saldos de verão começam oficialmente hoje e prolongam-se até dia 15 de Setembro.

"Os descontos podem chegar até aos 80%. Durante dois meses os comerciantes tentam escoar os stocks dos artigos e mercadorias e preparam a próxima colecção Outono/Inverno."

http://www.online24.pt/saldos-de-verao/

Deixo aqui dois artigos sobre saldos: