quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maquilhagem: Código de cor(es) para esta estação

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/codigo-de-cor-es-para-esta-est-1198556.html

Código de cor(es) para esta estação
Os três tons de maquilhagem que mais se usam este outono/inverno


Os criadores de maquilhagem voltaram a sua atenção para o olhar.

E visto esta ser a zona do rosto mais propensa à criatividade, a cor é a principal tendência das coleções outono/ inverno.

Destacamos as três incontornáveis e, para as utilizar como uma profissional, siga os truques da maquilhadora Élia Lé.

ROSA
Quando os olhos não são destacados, o rosa é a cor por excelência dos looks nude, como os de Bobbi Brown e Burberry. Este rosa é, em contraste com o rosa choque da estação passada, menos vibrante, em tons claros ou mais seco conferindo ao rosto um tom saudável e natural.

Quem deve usar
«O rosa pálido resulta bem nuns olhos azuis e numa pele clara, seja o cabelo loiro, ruivo ou preto. Na escolha do blush é muito importante considerar o tom do cabelo, nomeadamente se é loiro (blush rosa claro), castanho escuro (blush rosa de tom médio), preto (blush rosa mais escuro) ou ruivo (blush salmão», propõe a maquilhadora.

Como aplicar
«O blush rosa aplica-se somente nas maçãs do rosto, com movimentos circulares. A sombra rosa usada apenas como um único tom confere ao rosto um toque muito luminoso e saudável. Nos lábios, pode ser aplicado um rosa suave para um look monocromático, um rosa forte, ou um gloss transparente», sugere Élia Lé

Com o que combina
«A sombra de olhos rosa pode ser conjugada com um segundo tom cinza escuro, lápis preto e máscara preta. Ou com uma sombra castanha escura com lápis e máscara no mesmo tom. Uma maquilhagem rosa combina bem com um guarda-roupa preto, cinza, castanho, azul ou lilás», enuncia a maquilhadora.

AZUL
É a principal cor da estação, em especial o chamado azul midnight ou azul da Prússia, um tom escuro, mas colorido. As coleções de maquilhagem Dior e Sephora prestam homenagem a esta tonalidade colocando-a no nome e nos visuais das suas coleções Blue Tye e Imperial Blue, respetivamente. Siga agora os conselhos da maquilhadora.

Quem deve usar
«Favorece especialmente quem tem pele morena, olhos castanhos e cabelo escuro. O lápis de olhos azul carbon, por ser mais leve e luminoso que o habitual lápis preto favorece olhos com formato encovado e morenas de cabelo preto. Combine-o com sombras de olhos em tons claros, como rosa, salmão ou verde», sugere a maquilhadora.

Como aplicar

«A sombra azul deve ser aplicada apenas na pálpebra móvel sem tocar na sobrancelha resultando numa maquilhagem leve e luminosa. Para um look mais clássico, pode ser combinada com um segundo tom azul ou rosa pálido ou branco, lápis de olhos e máscara pretos. Coordene o verniz azul com um tom rosa ou coral nos lábios», refere Élia Lé.

Com o que combina

«Conjugue a maquilhagem de olhos azul com tons rosados nas maçãs do rosto e lábios (bâton ou gloss). Resulta bem com um guarda-roupa em tons de vermelho, rosa, laranja, verde escuro, verde caqui, azul escuro e em peças com apontamentos ou malhas metálicas, em prateado, dourado ou acrobreado», realça a especialista.

VERDE
O verde da estação é escuro, mas tem várias personalidades. Pode ser seco ou um pouco mais luminoso, ainda que escuro (a palette de olhos Giorgio Armani inclui os dois) e pode mesmo ganhar reflexos dourados cambiantes, como no verniz de Chanel.

Quem deve usar
«Fica bem em todos os tons de cabelo, resultando numa maquilhagem especialmente luminosa, nos cabelos loiros e ruivos. O verniz verde resulta melhor nas loiras, devido ao seu tom de pele clara», considera a maquilhadora.

«O lápis de olhos ou eyeliner verde favorece loiras e ruivas de olhos verdes e morenas de pele clara», acrescenta.

Como usar
«A sombra verde é mais utilizada numa maquilhagem festiva. Deve ser aplicada apenas na pálpebra móvel e destacada com lápis de olhos e máscara pretos. Conjugue com um blush no tom pêssego e um gloss transparente ou bâton nude, coral ou rosa claro», sublinha Élia Lé

Com o que combina

«Uma maquilhagem de olhos verde resulta bem com um vestido beringela, verde ou azul escuro. O lápis de olhos verde pode ser conjugado com sombras claras, como marfim e verde claro ou laranja. Resulta muito bem com uma máscara de pestanas azul ou preta», sugere ainda a maquilhadora.

Texto: Vanda Oliveira com Élia Lé (maquilhadora)

A moda em tempo de crise

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/a-moda-em-tempo-de-crise-915186.html


A moda em tempo de crise
Dicas e orientações para valorizar o seu guarda-roupa sem gastar muito dinheiro.


Avaliação
Avalie o seu guarda-fatos, cada peça de roupa que usa diariamente e a que está guardada já há algum tempo.

Imprima o nosso mapa de básicos e segundo ele faça a sua selecção. Prove a roupa que escolheu e seja rigorosa na sua avaliação. Siga estes passos:

- Quanto ao uso: veja se a peça está gasta, tem cores desbotadas, faltam botões ou fechos estragados.

- Quanto ao corte e tamanho: verifique se engordou ou emagreceu, se a roupa está justa ou larga, se os modelos não favorecem a sua silhueta ou se o comprimento não é apropriado.

Transformação
Algumas peças de vestuário podem ser arranjadas. Pode, por exemplo, substituir botões e fechos, subir baínhas, etc.

Mas há outras intervenções que podem ser feitas e que darão nova vida ao seu guarda-roupa.

É o caso da transformação de roupa, que consiste em fazer ajustes ou alargamentos em roupa que ainda está óptima para ser usada, ou misturar tecidos e efeitos decorativos que valorizam a peça tornando-a diferente e muito fashion.

É o caso de bordados, aplicações de missangas, passamanarias, cintos, colarinhos e punhos noutro material ou tecido, vestuário confeccionado em material de boa qualidade, tal como fazendas de lã, cachemira, seda e linho, mas que não estão com corte ou modelo actual, etc.

Compra
Compre somente básicos ou peças que substituam outras, que lhe ficam bem e que gostaria de manter, mas que já estão gastas.

Invista em vestuário intemporal, porque nunca passará de moda. É o caso de casacos compridos de corte clássico: sobretudo, gabardines, blazers, vestidos pretos de corte direito, casacos e camisolas de malha, jeans escuros.

Um look trendy
Adicione aos seus conjuntos algo inovador e um pouco de si. Use adornos em lapelas, em cachecóis, nas carteiras.

Por exemplo, flores tricotadas ou em tecido, berloques feitos com missangas, écharpes confeccionadas com retalhos de tecidos de cores vivas e com padrões, etc.

Red Power
Use a cor vermelha. Está comprovado que faz maravilhas! É verdade, esta cor desencadeia efeitos no nosso cérebro que provocam o bem-estar, energia e paixão!

Use e abuse em acessórios, peças de vestuário, mesmo em lingerie e na maquilhagem.

Muitas ideias para não deixar de estar bonita e na moda em tempo de crise.

Mapa de básicos:

- 1 par de calças, de corte clássico, na cor preta

- 1 blusa ou camisa branca

- 1 blazer de cor escura, tenha em atenção o comprimento – deverá ser pela anca

- 1 tailleur de corte clássico, estilo alfaiate

- 1 saia-lápis

- 1 par de jeans escuros e direitos

- 1 camisola de cachemira

- 1 vestido preto, de corte direito e cintado - 1 conjunto sport ( em alternativa ao fato-de-treino), podem ser uma jaqueta sport, calças fluídas e t-shirt ou sweat

- 1 abrigo de cor escura

Informação e composição de imagens: Olga Cardoso Pinto – Estilista / Consultora de Moda

Consultório de Moda
Av. Padre Manuel Alves Rego, 648
4470-330 Maia
351 220 500 680
351 936 903 730
http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt