quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Produtos de higiene feminina contribuem para 10% dos resíduos urbanos

Cada mulher utiliza entre 11 a 17 mil pensos e tampões durante o período fértil

Estudos internacionais concluem que cada mulher utiliza até 17 mil pensos e tampões durante cerca de 40 anos, o tempo médio do seu período fértil. Segundo a Quercus, o impacto ambiental dos pensos e tampões, quando a par das fraldas descartáveis, poderá resultar em aproximadamente 10% dos resíduos urbanos em Portugal.

O impacto ambiental e para a saúde da mulher torna-se substancialmente mais significativo pela presença de dioxinas e outras substâncias utilizadas no branqueamento de pensos e tampões. Tóxicas para o sistema imunológico e reprodutivo, as dioxinas têm sido implicadas na endometriose e disfunção hormonal nos casos de utilização repetida.

Já existem no mercado alternativas amigas do ambiente, desde pensos higiénicos reutilizáveis ao inovador copo menstrual e fraldas descartáveis, que permitem adoptar uma postura mais ecológica, saudável e, significativamente, mais económica.

25 de Fevereiro de 2011
http://mulher.sapo.pt/atualidade/noticias/produtos-de-higiene-feminina-c-1132508.html

O que sabe sobre tampões?

Faça este teste e descubra

Aliados das mulheres, os tampões são colecionadores recordistas de teorias que põe em causa os seus benefícios para a saúde.

Para que faça uma correta utilização do tampão deve ter em conta alguns cuidados essenciais, como escolher um que se adeque à sua idade e fluxo menstrual e utilizá-lo entre quatro a oito horas, no máximo. No seu caso, segue estes cuidados? Sabe toda a verdade sobre os tampões?

Teste os seus conhecimentos e avalie o seu conhecimento sobre o tema num teste de cultura geral sobre o tema elaborado com o apoio de Maria João Mendonça, médica especialista em ginecologia, obstetrícia e medicina da reprodução.

Faça aqui o teste: http://mulher.sapo.pt/lazer/testes/o-que-sabe-sobre-tampoes-1196891.html

Mitos: Cabelos oleosos

Apresentamos os maiores mitos sobre cabelos oleosos

Para quem possui este tipo de cabelo saiba quais as melhores formas de recuperar a sua saúde, brilho e beleza. Existem alguns mitos relativamente à saúde e beleza dos cabelos oleosos. Uns terão a sua razão de ser, outros nem tanto.

O cabelo oleoso deve-se à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, deixando o cabelo com um aspeto sujo muito rapidamente.
Desta forma, ao longo do tempo foram-se desenvolvendo alguns mitos associados a quem sofre deste problema:

1. Tocar constantemente com as mãos no cabelo aumenta a oleosidade.
Correto
Os resíduos presentes nas mãos fazem aumentar a oleosidade no cabelo, deixando-o com um aspeto mais sujo e consequentemente mais oleoso.

2. A caspa é uma característica exclusiva dos cabelos oleosos. Falso
A caspa é um problema do couro cabeludo em geral, e não necessariamente do típico couro cabeludo oleoso. Contudo, o excesso de sebo pode favorecer o seu aparecimento, especialmente se houver resíduos de champô e condicionador. Secar o cabelo com secador e evitar dormir com o cabelo molhado contribui para a diminuição da caspa.

3. Quem tem o cabelo oleoso não pode usar “leave-in”. Falso
A oleosidade aumenta apenas se o produto for colocado na raiz dos cabelos. Contudo, se colocado a partir do meio até às pontas, aumenta o brilho e deixa os cabelos protegidos contra o excesso de poluição e dos raios ultra violetas.

4. Os cabelos oleosos não precisam de hidratação. Falso
Este tipo de cabelo também precisa de hidratação, principalmente para evitar o seu enfraquecimento. O ideal é usar produtos específicos para aplicar do meio do cabelo até às pontas.

5. Apenas os cabelos lisos são oleosos. Falso
De facto, os cabelos finos, lisos e pouco volumosos tendem a ser oleosos. Mas os cabelos mais fortes e ondulados também podem sofrer do mesmo problema. A diferença é que as ondas e muitas vezes, o frizz impedem a fácil progressão do sebo pelo comprimento dos cabelos, concentrando-se apenas na raiz.

6. Lenços e bonés aumentam a oleosidade. Correto
Quando o couro cabeludo é abafado, acontece um aumento da produção natural de oleosidade. Quem já tem este problema deve evitar a utilização excessiva deste tipo de acessórios.

7. Os cabelos oleosos crescem mais rapidamente.
Falso
O crescimento do cabelo está diretamente relacionado com o DNA e a alimentação. O facto dos cabelos serem oleosos, normais ou secos nada tem a ver com o crescimento rápido ou não dos cabelos.

Agradecimentos: Tresemmé

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-oleosos-1213019.html

Peças de roupa essenciais que deve ter sempre no roupeiro

Sugestões de Ana Marques


http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={EAF5ACDB-A56E-445A-8456-377E4E1FEB33}

Tendências: Efeito Dominó - Moda em preto e branco

A Strazzera escolheu o efeito dominó para expor preto no branco esta tendência que nunca passará de moda.

Veja aqui: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=ultimas&id=1213283