quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Detecção do cancro da mama


Detecção do cancro da mama

Deve falar com o médico acerca do seu risco pessoal para ter cancro de mama; deve colocar questões acerca de quando começar e com que frequência deve fazer exames para despiste da doença. Estas decisões, tal como muitas outras, devem ser estabelecidas individualmente para cada pessoa.

É muito importante fazer exames de rastreio, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas; só assim poderá ajudar os médicos a detectar e tratar precocemente o cancro. Se o cancro for detectado precocemente, a probabilidade do tratamento ser eficaz e bem sucedido é muito mais elevada.

O médico pode sugerir a realização de exames de rastreio do cancro da mama, antes de se desenvolverem quaisquer sintomas:

  • Mamografia de rastreio
  • Exame clínico da mama
  • Mamografia de Diagnóstico

Para a detecção precoce do cancro da mama, é recomendado que:
  • Mulheres com 40 anos ou mais, devem fazer uma mamografia (raio-X da mama) anualmente ou em cada dois anos.
  • Mulheres que apresentem um risco aumentado (relativamente à média) de ter cancro da mama, devem falar com o seu médico acerca de fazer uma mamografia antes dos 40 anos, e saber qual a frequência para as próximas.
A mamografia mostra, muitas vezes, um nódulo (ou caroço) na mama, antes que este possa ser sentido ou palpado. Pode, também, mostrar uma agregação de pequenas partículas de cálcio. As partículas chamam-se microcalcificações. Tanto os caroços como estas agregações podem ser sinais de cancro.

Na mamografia, se o médico identificar uma área anormal, pode pedir que seja repetida a mamografia. Pode, ainda, ser necessário fazer uma biópsia. A biópsia é o único processo através do qual se podem ter certezas quanto à existência de cancro. Para mais informações sobre a biópsia, pode consultar a área Diagnóstico.

A mamografia é a melhor "ferramenta" de que os médicos dispõem para descobrir o cancro em fase precoce.

No entanto, saiba que:
  • A mamografia pode não detectar alguns cancros que estejam já presentes; são os chamados "falsos negativos".
  • A mamografia pode detectar alguma coisa que, mais tarde, se verifique não ser um cancro: são os chamados "falsos positivos".
  • Alguns tumores, de crescimento rápido, podem já se ter metastizado para outras partes do corpo, antes que a mamografia os tenha detectado.
  • A mamografia (bem como os raios-X aos dentes, e outros raios-X de rotina) usa doses muito pequenas de radiação. Regra geral, os benefícios superam os riscos, a exposição repetida aos raios-X pode ser nociva. É boa ideia a mulher falar com o seu médico sobre a necessidade de realizar cada raio-X, e perguntar sobre a utilização de protecção noutras partes do corpo, durante a realização da mamografia.
http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=180

Tendência Outono/Inverno: Os must have de outono/inverno

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/os-must-have-de-outono-inverno-1190888.html

Os must have de outono/inverno
O que não pode faltar no seu guarda roupa


Há peças chave para a nova temporada, confira a informação e não perca o que estará “in” para o frio!

As malhas e lãs tricotadas são os grandes “must have” de outono e inverno. Ideais para agasalhar nos dias mais frios, conferem um look atual, bem trendy e versátil, pois permitem várias conjugações, desde o casual ao hippy chic.

Elementos decorativos como couro, alamares entrançados, botões de madeira, osso ou madrepérola, bordados e aplicações diversas, são os items de eleição para dar um efeito personalizado e distinto.


O visual pretendido é um mix de estilos, efeito cocoon, de aspeto fofo e confortável, uma conjugação new age ou ao jeito campestre.

As cores podem ser suaves, onde predomina o branco, mas também há a variedade dos tons outonais – castanhos, ocres, laranjas escuros, verdes secos, etc. Os fios mesclados, com borbotos, variação de pontos – em espinha, efeitos provençais e high school English, tranças e estrelados.


As malhas abundam em diferentes peças – vestidos, coletes, ponchos, casacos compridos e curtos, caneleiras e manguitos, golas falsas e reforço de botas e botins.

Estas peças são fáceis de combinar, experimente com jeans, calças e saias em veludo, casacos de couro, calças de montar, vestidos e muitos mais...

Fiz esta seleção da marca Rulys, que achei bastante interessante e com imensa criatividade de linhas, materiais e cores.


Consultório de Moda
Av. Padre Manuel Alves Rego, 648
4470-330 Maia
351 220 500 680
351 936 903 730
http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt

Tendência Outono/Inverno: Sapatos

Pés na moda
Padrões, cor, pelos, masculinos, cunhas e muitos atacadores


Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=moda&id=1188025

Algumas propostas presentes na galeria:
O pelo está em voga e dá um toque especial a este modelo (Aldo)
Complete um look elegante e formal com uns sapatos altos e sensuais (Parodis Passion)
Botins em camel. Esta volta a ser uma das cores em voga este outono/inverno (Parodis Passion)

Conserve a sua visão: Como proteger a saúde dos seus olhos

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/conserve-a-sua-visao-1183270.html

Conserve a sua visão
Como proteger a saúde dos seus olhos a cada instante. Todos os dias!


A saúde visual herda-se. Legitimada pela ciência, esta ideia é fundamentada por problemas como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.
Nesses problemas, a componente hereditária é determinante, mas deixa de fora o papel do meio ambiente e do estilo de vida para potenciar ou atenuar a expressão genética das doenças oculares.

Neste texto, centramo-nos naquilo que cada um pode fazer para preservar a qualidade da sua visão já que, como afirma o médico oftalmologista Luís Gouveia Andrade, «vale a pena tudo fazer para poupar os nossos olhos, estimá-los e utilizá-los nas melhores condições possíveis». Sem eles, não veria o mundo da mesma forma!

No trabalho
Computador, televisão, telemóveis e outros aparelhos têm fama de serem inimigos dos olhos, mas «não está demonstrada uma relação directa entre esse uso e algum tipo de doença ocular», afirma Luís Gouveia Andrade, médico do Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa. Segundo a American Academy of Ophtalmology (AAO), o uso prolongado destes equipamentos «não causa danos permanentes nos olhos, mas pode secá-los e cansá-los».

O descanso é, por isso, uma das chaves para a saúde visual. «É útil não manter os olhos muito tempo focados à mesma distância, sobretudo para o perto, de modo a não sobrecarregar os músculos que executam a focagem. Focar ao perto e ao longe ao longo do dia minimiza o cansaço visual e garante um melhor funcionamento desses músculos», justifica o especialista.

Em casa
Para além de fazer pausas regulares quando lê, escreve ou trabalha «ao perto», dormir o suficiente é essencial. «Quando se dorme menos do que o necessário os olhos podem ficar irritados. A irritação continuada pode causar o inchaço e infecção dos olhos, sobretudo se usa lentes de contacto», lê-se no site oficial da AAO.
Os cuidados cosméticos dos olhos são também determinantes. As glândulas sebáceas das pálpebras segregam gordura que protege o olho, pelo que, para evitar que bloqueiem, não deve aplicar maquilhagem abaixo da linha das pestanas. As recomendações da AAO aconselham ainda a não partilhar produtos de maquilhagem, a remover a pintura (sobretudo a máscara) antes de dormir, a evitar o contacto do desmaquilhante com o interior dos olhos e a introduzir apenas um novo produto de cada vez para que, em caso de reacção alérgica, a razão seja mais fácil de identificar.

À mesa
Uma alimentação variada não devolve capacidade de visão a quem a perdeu nem cura problemas oculares, mas a ciência sugere que reduz o risco de problemas associados à idade, como a degenerescência macular, cataratas e a secura ocular. Pode ser também decisiva para afastar a diabetes, a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares, três dos factores de risco mais importantes para problemas visuais.

Segundo Luís Gouveia Andrade, «as vitaminas A, C e E, a fruta e os vegetais são os componentes-chave para uma boa função visual». Citrinos, óleos vegetais, nozes, grãos integrais, vegetais de folha verde e peixes de água fria são algumas das opções mais benéficas, indicam as recomendações da AAO, que destaca o papel de nutrientes como o zinco, a luteína, a zeaxantina e o ómega-3. A saúde visual feminina pode ainda ser protegida com a ajuda de suplementos de ácido fólico e vitaminas B6 e B12, mas previamente deve pedir conselho ao oftalmologista sobre os riscos e contra-indicações.

Ao ar livre
O sol «pode causar lesões quer superficiais, como conjuntivite, queratite e alergia, quer profundas, como catarata e degenerescência da mácula, pelo que é importante utilizar óculos de sol com a protecção adequada para que a radiação ultravioleta não possa lesar as células dos olhos», refere Luís Gouveia Andrade. Uma vez que «o impacto será tanto maior quanto mais prolongada e intensa for a exposição», não esqueça os óculos polarizados para desportos náuticos.

A ameaça do sal e do cloro
Nas aventuras aquáticas é útil recorrer a óculos de natação, pois o sal e o cloro «podem causar irritações ou fenómenos alérgicos e o cloro pode secar os olhos», alerta o especialista.

O médico oftalmologista desaconselha o uso de lentes de contacto na praia, «já que a sua superfície porosa facilita a aderência de impurezas e microrganismos presentes na água e capazes de provocar infecção grave».

No oculista
Os óculos ideais têm armações leves e lentes orgânicas, já que «o vidro é mais pesado e pode partir-se, danificando os olhos».

Em óculos de sol, «a cor castanha é a mais confortável e a protecção anti-UV deve ser próxima de 100 por cento. Uma armação generosa permite uma protecção melhor», explica Luís Gouveia Andrade. O tratamento
anti-reflexo «é útil para quem trabalha em espaços fechados com luz artificial, enquanto o anti-risco é pouco importante e não substitui a utilização cuidadosa dos óculos», sublinha.

O material de que são feitas as lentes de contacto «é muito frágil e permite facilmente a implantação de bactérias e outros microrganismos que podem causar infecções, sendo esse risco tanto maior quanto menos cuidado se tiver na utilização». Por minimizarem estes factores, «as diárias são a opção ideal, desde que usadas no máximo oito a dez horas por dia e respeitando o prazo de validade», aconselha. Se tem antecedentes de alergias ou pouca lágrima, não use lentes de contacto.

Texto: Rita Miguel com Luís Gouveia Andrade (médico oftalmologista)

Tendências Inverno: Lingerie

Lingerie de inverno
Conheça as novas criações


Veja aqui a galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1189504

Algumas imagens presentes na galeria:
Look Primark - Lingerie Tezenis: a lingerie também deve refletir a sua personalidade por isso ouse com um padrão divertido
Conjunto Intimissimi - Esta lingerie além de ser ultra feminina tem também um pormenor fantástico: abre à frente
Conjunto pinguins UCB; conjunto alce Tezenis - Para mulheres que preferem os sutien's sem armação