segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Maquilhagem: Nova Temporada (os essencias desta estação)

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º1014 (30 de Outubro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".

Caspa nas mulheres e nos homens

http://saude.sapo.pt/beleza-e-estetica/lista-problemas/caspa.html


Caspa
As principais causas e formas de tratamento para este problema crónico


A caspa é uma manifestação visível de problemas no couro cabeludo. Para além do incómodo evidente da proliferação de escamas brancas, enfraquece os fios do cabelo, podendo acelerar o seu ciclo de vida-queda.

Como se não bastasse, trata-se de um problema crónico, isto é, com surtos recorrentes (que vão e voltam). Precisa de mais motivos para procurar tratamento?

A caspa é um estado descamativo do couro cabeludo que ocorre como consequência de uma reprodução anormalmente acelerada das células do couro cabeludo (as escamas brancas não são mais do que células mortas do couro cabeludo).

Pode ser seca ou oleosa, dependendo do tipo de pele do couro cabeludo. A caspa seca forma escamas finas que caem facilmente sobre os ombros. Na oleosa, as partículas tendem a permanecer coladas à cabeça, em forma de placas.

Quais os sintomas?
O aparecimento de escamas é o mais óbvio, e deve-se ao facto de as células mortas se desprenderem agrupadas em vez de isoladas. Também provoca comichão por toda a cabeça.

Qual a sua causa?

Na maioria dos casos, a caspa ocorre quando um fungo inofensivo (que vive na nossa pele) se multiplica no couro cabeludo, causando uma irritação que acelera a renovação celular nesta região (um processo que, habitualmente, ocorre em ciclos de 28 dias).

Perturbado, o couro cabeludo produz demasiadas células que não têm tempo suficiente para receber os nutrientes essenciais, perdem coesão e desprendem-se, à superfície. Entre os factores desencadeantes deste processo estão o stress, a fadiga, a seborreia (hipersecrecção das glândulas sebáceas), as alterações hormonais e a poluição.

4 passos contra a caspa
Use um champô anticaspa, alternando com uma fórmula neutra de uso diário. Procure os seguintes ingredientes: sulfureto de selénio, piridintionato de zinco, cetaconazol (antifúngicos) e ácido salicílico (remove a pele morta). São os mais eficazes. O alcatrão, só se for purificado (em bruto é cancerígeno).

Ensaboe duas vezes. A primeira aplicação, remove as escamas soltas e a gordura. A segunda (deixe actuar uns minutos) é a que penetra nas células e trata.

Não passe muito dias sem lavar o cabelo: a sujidade contribui para a descamação do couro cabeludo. Se necessário, lave diariamente.

Consulte um dermatologista para uma terapêutica personalizada: para além do tratamento tópico (champô, pomada...), pode incluir a prescrição de antifúngicos orais.

Texto: Fernanda Soares

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-do-homem/artigos-gerais/caspa-no-masculino.html

Caspa no masculino
Quase metade dos homens são afectados por este problema, mas os avanços na área da dermatologia já ajudam a combatê-lo


A caspa é um estado descamativo causado por uma reprodução anormalmente acelerada das células do couro cabeludo. O aparecimento das escamas é o sinal mais óbvio e deve-se ao facto das células se desprenderem agrupadas em vez de isoladas por não terem tempo de secar. Sente-se também comichão em toda a cabeça.

As causas da caspa ou pitiriasis desconhecem-se. No entanto, está associada, como responsável ou agravante, a um incremento desproporcionado de malassezia furfur ou pytirosporum ovale, um fungo presente na flora microbiana do couro cabeludo.

Raramente aparece nas crianças e nos idosos e é mais frequente nos homens do que nas mulheres, supondo-se, por este motivo, que por detrás dela exista um factor hormonal ou, pelo menos, uma predisposição para a ter. O stress também parece desencadear ou agravar alguns casos.

Como combater a caspa:

1. Distinguir o tipo de caspa
A caspa simples é do tipo seco e forma escamas finas que caem facilmente sobre os ombros. Quando o couro cabeludo é oleoso, as partículas tendem a permanecer pegadas à pele formando placas. Neste caso, é importante utilizar produtos específicos para combater a caspa, mas também o excesso de oleosidade, que pode trazer complicações, inclusivamente a queda de cabelo.

2. Regular a microflora
Comprovou-se que a população de malasezzia diminui mediante o uso de um champô anticaspa que inclua activos antifúngicos e  anti-sépticos. Não aplique nenhum outro champô imediatamente depois, já que é necessário que os seus componentes fiquem depositados no couro cabeludo para prolongar a sua acção. O efeito pode reforçar-se com o uso de loções que podem ser aplicadas entre as lavagens.

3. Eliminar as células mortas
O seu excesso asfixia o couro cabeludo e irrita a epiderme. Por esta razão e para atenuar a presença das escamas inestéticas, os tratamentos anticaspa costumam incorporar substâncias queratolíticas que facilitam o seu despegamento do couro cabeludo. Nos cabeleireiros e centros especializados, é possível submeter-se a tratamentos de esfoliação do couro cabeludo, especialmente recomendados quando o problema passa por uma fase aguda.

4. Acalmar a comichão
A acção irritante da pele morta e os resíduos da malasezzia são responsáveis pela sensação de prurido que se agudiza quando a caspa é gordurosa. Por isso, é comum encontrar nos tratamentos para a caspa ingredientes de efeito calmante, para aliviar a irritação, assim como outros refrescantes, que tornam a sua utilização mais agradável.

Tecnologias que ajudam a combater a caspa
1. Radiofrequência
Emissão de ondas electromagnéticas que fazem vibrar as moléculas de forma a gerar calor. Este origina uma vasodilatação que potencia o fluxo sanguíneo. Facilita também a acção de substâncias terapêuticas. Há equipamentos que melhoram os casos de caspa, queda, oleosidade e debilidade.

2. Laser
Os lasers de baixa frequência ou frios transmitem uma energia lumínica fácil de absorver por parte das células cutâneas. Estas transformam-na em calor, criando um efeito semelhante ao da radiofrequência. À semelhança desta última, os lasers são usados contra a calvície, excesso ou falta de oleosidade.

3. Ozonoterapia
O ozono é um gás com um grande poder estimulador do metabolismo. Melhora a microcirculação e tem um efeito antiradicalar, mas é sobretudo um antiséptico natural contra todo o tipo de de microrganismos. Para além de melhorar o estado do cabelo, permite limpar a fundo a pele e os folículos, o que o converte num aliado de quem tem um cabelo oleoso ou caspa.

Texto: Rita Caetano

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Ultimate Beauty"

Acessórios Halloween

Hoje à noite celebra-se o Halloween.
Por isso algumas marcas de acessórios lançaram artigos para este dia festivo

Vou deixar aqui alguns:

Scary Witch Earrings da Accessorize
Sequin Devil Horn Clic Clacs da Accessorize
Site da Accessorize: http://www.accessorize.com/

Woven Web Necklace da Claire's
Devil Horns Headband da Claire's
Creepy Crawler Spider Drops da Claire's
Veja mais artigos da colecção Halloween da Claire's Teens: http://www.claires.com/store/the-goods/Teens/cat610020/What%27s-Hot/Halloween/

Feel It in Your Bones Necklace da Claire's
Halloween Boa Witch Hat Headband da Claire's
Web On Drops da Claire's
Veja mais artigos da colecção Halloween da Claire's Tweens: http://www.claires.com/store/the-goods/Tweens/cat610028/What%27s-Hot/Halloween/


Glittery Mini Witch Hat Hair Clip da Claire's
Bright Striped Witch Hat Headband da Claire's
Sassy Witch Necklace da Claire's
All Eyes On You Cat Drops da Claire's
Veja mais artigos da colecção Halloween da Claire's Kids: http://www.claires.com/store/the-goods/Kids/cat610036/Shop-by-Category/Halloween/