segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reinvente o seu look

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/reinvente-o-seu-look-1183788.html

Reinvente o seu look
Dicas para mudar a sua imagem em apenas 5 minutos


Todas as mulheres passam por fases em que precisam de renovar o seu próprio eu, mas muitas vezes e principalmente agora em tempo de crise a carteira não ajuda a estas transformações radicais. Muitas vezes gostaríamos de poder fazer um corte ou coloração naquele cabeleireiro de renome ou gastar rios de dinheiro nas lojas mais caras. Aqui vamos sugerir pequenas dicas que podem mudar o seu look em apenas 5 minutos. Vai ver como irá notar a diferença em si, e os outros também.

1 – Experimente um tom de batom que nunca tenha arriscado comprar, como o clássico vermelho. Vai ser um refresh instantâneo.

2 – Parecendo que não, mudar o risco do cabelo para o lado oposto vai fazer uma enorme diferença. Como o cabelo acaba por ficar habituado a ficar sempre para um lado, quando o virar para o lado oposto vai ganhar um novo volume e graça. E vai notar que a sua expressão também fica diferente.

3 – Compre acessórios grandes e coloridos para renovar o seu look num instante. Provavelmente até já os tem em casa: junte os que já tem para criar braços cheios de pulseiras e use uma mala bem colorida para dar um toque de cor e diversão ao conjunto.

4 – Faça uma manicure! Por muito estranho que pareça, este pequeno truque vai dar-lhe um aspeto muito mais refinado, que por sua vez vai fazer uma diferença na maneira como se sente e na sua postura: parecerá uma mulher nova!

5 – Faça um refresh ao seu armário: abra o seu closet e tire de lá todas as peças que não usa há mais de um ano. Dê estas peças para a solidariedade e compre para si novas peças chave, como uma saia lápis, uma camisa branca clássica, um trench coat, umas calças pretas vincadas, um blazer e um cardigan. Divirta-se a conjugar as peças básicas com as peças tendência da estação.

6 – Sapatos com cores divertidas vão dar-lhe uma aparência jovem, fresca e divertida, por isso ouse comprar uns pares de sapatos com cores berrantes, como vermelho, amarelo, verde ou azul turquesa. Além disso um sapato de salto dá sempre uma sensação de poder a uma mulher.

7 – Reinvente a sua maquilhagem: experimente cores que não é costume, experimente novas técnicas e divirta-se! Se não tem grande jeito, pode sempre ir com as suas amigas fazer um workshop, que para além de divertido será útil.

8 – Corte e pinte o cabelo: por pouca que seja a diferença, vai sentir-se renovada e mais leve. Um simples escadeado e umas madeixas ou um toque de cor farão uma enorme diferença na maneira como se sente, sem ter de arriscar num penteado muito excêntrico!

9 – Repense os seus conjuntos de roupa. Muitas mulheres acabam por ter conjuntos de eleição que vestem sempre da mesma maneira. Misture as várias peças do seu armário de uma maneira inesperada para obter um look diferente do habitual. Se costume usar muitas vezes um look totalmente preto, ponha de parte as peças escuras e ouse em roupas com um toque de cor. Vai mudar a sua disposição!

10 – Vá a um salão e arranje as suas sobrancelhas. Grande parte das mulheres andam com as sobrancelhas arranjadas de uma maneira que não as favorece, por isso deixe as suas crescer por um mês e depois deixe um profissional tratar do assunto!

11 – Um branqueamento aos dentes pode ser aquilo que precisa. Vai trazer luz à sua cara e o seu sorriso irá ter muito mais confiança, sem qualquer esforço.

12 – Use protetor solar todos os dias, para evitar vermelhidões na sua pele. Obterá uma pele uniforme e bonita sem gastar muito, pois o mais provável é até já ter em casa este tipo de produto!

13 – Se usa óculos, está na altura de mudar as suas armações. Em muitos sítios agora, até têm ofertas de dois pelo preço de um, e assim poderá ao longo da semana ir intercalando os óculos nos vários dias!

14 – Se tem casacos ou calças de qualidade que ficaram muito largos, arranje-os: terá peças novas num instante.

15 – Sorria! Ao sorrir toda a sua energia mudará. Juntar um sorriso às 14 novas mudanças no seu look, vais ser a cereja em cima do bolo para esta nova etapa da sua vida.

Conheça o busto feminino

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/conheca-o-busto-feminino-1111854.html

Conheça o busto feminino
Desmistifique os tabus existentes no que respeita aos seios.


Um dos maiores erros que cometemos em relação à nossa saúde é não procurar ter informação suficiente e conhecimento do nosso corpo, sobretudo as mulheres, no que respeita ao busto.

Comecemos por falar da zona da auréola e do mamilo. A auréola é pigmentada de forma variável. Nas mulheres louras os mamilos têm uma cor rosada, nas morenas têm um tom mais castanho e nas peles negras são muito escuros, quase pretos. Na maioria das mulheres, os mamilos tornam-se mais escuros depois da primeira gravidez.

Também a cor pode variar durante as diferentes fases de um encontro sexual e no momento do orgasmo. O mamilo pode ter 35 a 50 mm de diâmetro, com um aspecto irregular pela presença de numerosas glândulas sebáceas: os tubérculos de Morgani.

O mamilo é cilíndrico ou cónico, marcado por pequenas depressões que representam os orifícios dos canais galactóforos. À volta dele podem encontrar-se folículos pilosos, que são absolutamente normais e que podem ser depilados sem qualquer problema.

Os mamilos possuem também umas diminutas glândulas sebáceas que segregam um líquido lubrificante. Em muitas mulheres, os mamilos não se direccionam para a frente, mas sim, para os lados. Este fenómeno produz-se como uma adaptação à posição do bebé quando no momento de mamar se encontra nos braços da mãe, geralmente do lado do coração.

Em determinadas ocasiões, quando os mamilos são estimulados voltam-se para dentro.

Isto não deve ser motivo de preocupação, pois trata-se de uma inversão temporal e que não tem nenhuma consequência sobre a quantidade de leite produzida, sobre o processo de aleitamento ou sobre o prazer sexual experimentado.

Quase sempre um dos seios é maior do que o outro, o que normalmente não é muito notório.

Os dois seios são diferentes: não existe nenhuma comunicação entre eles, salvo os vasos linfáticos. Normalmente o esquerdo é maior do que o direito, se bem que em estado normal esse facto não é muito visível. 7 em cada 10 mulheres tem o seio direito mais pequeno.

O interior do seio

O interior do seio é composto por gorduras e tecidos. Estes tecidos estão colocados em forma de camadas entre a gordura e, por trás de tudo, encontram-se os músculos peitorais. Como o resto do corpo, os seios têm artérias, veias e nervos. Dentro destes tecidos encontram-se os canais e os lóbulos.

Os lóbulos, que não estão conectados entre si, produzem o leite e enviam-no directamente através de um canal. Cada canal tem uma abertura separada no mamilo. No interior do seio há muito pouca massa muscular, só há uns pequenos músculos na auréola que fazem esta contrair-se com o frio, com a estimulação sexual ou com o aleitamento.

Esta contracção da auréola estimula o mamilo e faz com que o acto de mamar seja muito mais cómodo para o bebé. Também existem uns músculos muito pequenos à volta dos lóbulos para ajudar a propulsão do leite para o mamilo. Mas os músculos mais importantes desta zona são os músculos peitorais que estão por trás do busto.

Os verdadeiros músculos do peito são os peitorais (grande peitoral e o pequeno peitoral), os quais ajudam o busto a manter-se erguido. A estimulação destes músculos pode ser feita com uma série de exercícios, que ajudam consideravelmente a manter a beleza do busto.

A pele dos seios
Há uma série de substâncias naturais que cuidam, de modo muito eficaz, da beleza e da nutrição da pele do busto. São os óleos de primeira pressão a frio de:
● Gérmen de trigo – Nutrição da pele. É fonte natural de vitamina E.
● Amêndoas – Elasticidade e turgidez.
● Avelãs – Firmeza e consistência cutânea.
● Rosa mosqueta – Ajuda a rejuvenescer a pele, fazendo com que esta produza o seu próprio colagénio.

A combinação destes óleos nobres de primeira qualidade com as propriedades dos óleos essenciais cria produtos de eficácia e qualidade inigualáveis.

As modificações dos seios

Se a mulher engravidar, a glândula mamária continua a desenvolver-se e a sofrer as transformações necessárias para produzir o leite para um possível aleitamento.
Os seios sofrem então modificações na:
- Pigmentação acentuada da aureola que, com o decorrer dos meses, se torna maior e fica cada vez mais escura.
- Melhoria da rede venosa superficial.
- Os seios podem ficar inchados ou quentes.

Nos últimos meses de gravidez, o aumento dos canais alveolares diminui o seu ritmo e as células começam a segregar um líquido. O produto da secreção ainda não é leite, mas sim colostro, rico em proteínas e pobre em lípidos. Nos dias seguintes ao parto produz-se a subida do leite, ou lactogenese, sob a influência de uma hormona chamada prolactina.

A sucção dos mamilos durante a amamentação mantém a secreção, o leite acumula-se nos canais alveolares e segue depois pelos canais galactóforos e é sugado pelo bebé. Se o leite não for sugado, a prolactina não é segregada. A secreção do leite detém-se e a glândula mamária volta a um estado de repouso, mas sem recuperar totalmente a estrutura anterior à gravidez.

Os seios na menopausa
Já antes da menopausa, entre os 25 e os 30 anos, a glândula mamária começa a empobrecer-se em proveito do tecido fibroso e sobretudo do tecido gorduroso. A menopausa não é mais do que uma aceleração deste processo. O seio debilita-se um pouco mais.

Completamente privados da estimulação hormonal (estrogénios e progesterona), os seios entram numa fase de repouso total. Essa falta de estimulação hormonal faz com que a mulher já não possa ter mais filhos. O uso de óleos essenciais pode ajudar a atrasar este processo devido ao carácter hormonal de alguns deles.

A utilização, através de massagens diárias durante alguma épocas do ano, dos óleos essenciais de gerânio, ylang-ylang, neroli, rosa búlgara ou de jasmim podem atrasar o aparecimento da menopausa, já que contribuem, com um aporte de fito-hormonas, para prolongar a fertilidade e a vida hormonal da mulher durante um longo período de tempo.

Agradecimentos: Idili Lizcano, perfumista e director de El Taller de Alqvimia

Fotografia: Intimissimi

Aulas gratuitas ensinam a melhorar postura corporal

http://mulher.sapo.pt/actualidade/noticias/aulas-gratuitas-ensinam-a-melh-1180177.html

Aulas gratuitas ensinam a melhorar postura corporal
Formação visa prevenir raquialgias


A pensar no Dia Mundial da Fisioterapia, que se assinala a 8 de setembro, o Institutocuf diagnóstico e tratamento, no Porto, vai promover aulas de prevenção de raquialgias gratuitas dirigidas à população.

As aulas, que decorrerão no auditório daquela unidade com turmas constituídas por 12 pessoas, às 10h, 11h, 12h, 15h, 16h e 17h, terão a duração aproximada de 50 minutos.

As inscrições podem ser feitas através do número 22 003 35 00. Segundo Teresa Soares da Costa, coordenadora da Unidade de Medicina Física e Reabilitação do Institutocuf diagnóstico e tratamento, «as raquialgias consistem em dores na coluna vertebral. São as queixas reumáticas mais frequentes e um dos principais motivos de incapacidade antes dos 45 anos de idade». Daí a necesside de «exercícios que promovam uma postura corporal correta auxiliam na prevenção deste tipo de dores», acrescenta.

As raquialgias podem ser de causa degenerativa, infeciosa, inflamatória, metabólica ou neoplásica. Os segmentos cervical e lombar são geralmente os mais afetados. Uma das formas de as combater é através do recurso a fisioterapia, hidrocinesiterapia e reeducação do pavimento pélvico, que atuam nas mais diversas áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm por objetivo avaliar, tratar, minimizar problemas e prevenir as mais variadas disfunções.

5 de Setembro de 2011

10 medidas que activam a sua circulação

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/10-medidas-que-activam-a-sua-circulacao.html


10 medidas que activam a sua circulação
O que fazer para facilitar o fluxo do sangue nas suas veias


Mexa-se, fuja do calor, evite as gorduras saturadas, o sal e o álcool, ingira mais antioxidantes e, como é óbvio, apague o cigarro! São alguns dos truques para que os seus 5 litros de sangue fluam livremente.

Varizes, flebites, pernas inchadas, cansaço, dores, sensação de peso... são alguns dos efeitos indirectos da má circulação de retorno, ou seja, aquela que flui pelas veias em direcção ao coração.

Estas desordens, na maioria dos casos não são graves, mas sim incómodas. No entanto, se não forem tratadas a tempo, podem originar complicações de maior gravidade e reduzir a qualidade de vida. Quando as deficiências circulatórias afectam as artérias (que levam o sangue do coração para o resto do corpo), as consequências podem ser ainda piores.

Nestes casos, a redução do fluxo sanguíneo é devida aos depósitos de colesterol, gorduras e outras substâncias que aderem às paredes dos vasos (aterosclerose), produzindo afecções coronárias.

Mais incómodos no Verão, por causa do calor, os problemas de circulação são, muitas vezes, esquecidos durante o Inverno. Não caia nesse erro e siga estas simples, mas eficazes medidas para evitar a má circulação.

Vista roupa cómoda
As peças de roupa que comprimem os músculos das pernas (como as ligas ou cintas), apertam a cintura (como os cintos justos) ou mesmo os sapatos apertados, funcionam como torniquetes, dificultando a circulação.

Também não é aconselhável usar tamanhos abaixo do seu para dissimular os quilos a mais, nem sutiãs com aros que comprimam o peito, para o fazer sobressair. Se usar mochila, não a ajuste demasiado e tire-a de vez em quando para descansar.

Coma mais fibras
Favorecem o trânsito intestinal, o que evita o aumento de pressão abdominal, a debilitação das paredes das veias e da parede do cólon, reduzindo o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorróidas, e a acumulação de toxinas no sangue.

As frutas secas e frescas, as leguminosas, as verduras e hortaliças, os cereais e alimentos integrais são grandes aliados dos intestinos. Se seguir a regra de ingerir cinco porções diárias de vegetais, não lhe vai faltar fibra.

Ponha um cadeado no saleiro
O excesso de sódio não é só contra-indicado em pessoas com hipertensão arterial. Também favorece a retenção de líquidos, obrigando o coração, o fígado e os rins a trabalharem acima das suas possibilidades, fomentando problemas circulatórios.

Evite as conservas, sopas de pacote, molhos, bolachas, enchidos, queijos curados, carnes e peixes salgados ou fumados e pré-cozinhados. As ervas aromáticas são excelentes substitutas do sal!

Pernas para cima!
Levantar um pouco os membros inferiores enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas quando se está deitado favorece o retorno venoso.

Para tornar a circulação mais fluída, erga as pernas alguns minutos por dia e durma com as pernas mais altas do que a cabeça, subindo ligeiramente a parte da cama onde repousa os pés, com uma almofada. 


Faça exercício diariamente
Fazer exercício é um dos factores mais benéficos para a circulação uma vez que os músculos, ao serem contraídos, actuam como corações periféricos, digamos assim, que comprimem as veias e empurram o sangue em direcção à parte superior do corpo.

Para além disso, a actividade física aumenta o fluxo arterial. Caminhar, andar em bicos dos pés, flectir as pernas, nadar, correr, passear, andar de bicicleta... ajuda a favorecer o sistema cardiovascular, a controlar o peso, a diminuir a pressão sanguínea e a reduzir o nível de LDL (o chamado colesterol mau).

Tente fazê-lo 4 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos.

Opte pelas gorduras poli-insaturadas

Ao contrário das saturadas, presentes nos lacticínios e nas carnes vermelhas, estes lípidos podem reduzir a viscosidade do sangue, favorecendo a fluidez da corrente sanguínea. São gorduras importantes para regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.

Para além disso aumentam o colesterol LDL (o chamado bom) e fazem com que o mau não se acumule nas artérias. Estes ácidos gordos encontram-se, sobretudo, nos óleos de sementes de girassol, milho e soja, nos frutos secos (nozes e amêndoas) e nos peixes azuis.

Mantenha uma boa hidratação
Os especialistas recomendam beber entre 2 a 3 litros de água por dia para facilitar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação. Também pode recorrer às infusões, como as de chá ou de gingko biloba (beneficia a irrigação cerebral).

Para melhorar a circulação das pernas, beba diariamente três chávenas de uma tisana à base de 20 g de trigo sarraceno, 20 g de flores de arruda secas e 20 g de flores de sabugueiro secas.
Outra boa opção são os sumos naturais (sem açúcar) ricos em antioxidantes: fortalecem as paredes das artérias e das veias, e têm uma acção anti-inflamatória.

Experimente sumo de arando vermelho, laranja e casca de laranja; de toranja; de uvas pretas; de ameixas, ananás e groselhas; ou de laranja, framboesa e acerola.

Cuidado com o calor
O calor excessivo ou muito prolongado é um inimigo da circulação, já que fomenta a vasodilatação dos capilares, o que, por sua vez, pode originar inchaço, sensação de peso, cansaço e dor nas extremidades.

Por isso, é recomendável evitar os ambientes com temperaturas elevadas, apanhar sol nos dias mais quentes ou abusar dos aquecimentos. Também não é conveniente exceder-se com as saunas ou os banhos de imersão. Prefira um duche de água morna e finalize-o com um jacto de água fria, especialmente benéfico para a circulação das pernas.

Desfrute de uma massagem

A técnica não é importante, desde que abranja todo o corpo. Ao activar a circulação, a massagem melhora a irrigação dos tecidos. Os vasos da pele, especialmente as veias superficiais, armazenam uma grande quantidade de sangue e, ao serem massajados, o seu esvaziamento é facilitado.

Uma massagem ligeira e superficial é tónica, e uma vigorosa e profunda é relaxante. Experimente massajar os pés e as pernas de baixo para cima, do tornozelo à coxa. Uma máquina de massagens eléctrica pode ser uma grande ajuda.

Use meias elásticas

O uso diário de meias elásticas de compressão facilita e melhora a circulação de retorno, uma vez que ajuda o sangue a subir até ao coração.

Coloque-as logo de manhã, pois com o passar do dia, a possibilidade de ocorrer edema (acumulação anormal de líquido nos tecidos) dificulta a sua colocação.

Evite
- A alimentação desequilibrada; a dieta mediterrânica é a mais aconselhada por causa do seu abundante aporte de legumes, hortaliças, frutas e alimentos ricos em fibra e substâncias cardiosaudáveis.

- O excesso de peso, principalmente a gordura abdominal, porque aumenta a pressão sobre as virilhas e dificulta o retorno de sangue venoso ao coração.

- As gorduras saturadas, porque aumentam a presença de colesterol e triglicéridos no sangue, tornando-o mais espesso, e acumulam-se nas artérias, aumentando o perigo de entupimento ou rotura.

- O tabaco, porque a nicotina e os produtos da combustão do cigarro danificam a parede das artérias e favorecem o aparecimento de varizes.

- O excesso de bebidas alcoólicas e com cafeína, porque ambas tendem a elevar a pressão do sangue arterial, apesar de cada uma das substâncias o fazer através de mecanismos diferentes.

Perigo! Doença venosa
Consequência de uma disfunção do sistema venoso dos membros inferiores, a doença venosa crónica afecta o retorno do sangue para o coração, que se acumula nas veias, dilatando-as.

Provoca o aparecimento de derrames e varizes, e, em fases mais avançadas da doença, eczemas venosos, flebites e úlcera da perna.

Manifesta-se pela sensação de peso e dor nos membros inferiores, normalmente associadas a edema no tornozelo, prurido e cãibras nocturnas.

Com a evolução da doença, surgem vários tipos de varizes, lipodistrofia (perturbação no metabolismo das gorduras), hiperpigmentação, atrofia branca e úlcera de perna, geralmente no terço inferior do membro.

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Dr. Eduardo Serra Brandão (cirurgião vascular e director do IRV, Instituto de Recuperação Vascular, em Lisboa)


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sedução ilimitada: Conheça os modelos de lingerie que estão em voga

Sedução ilimitada
Sinta-se uma verdadeira deusa na sua segunda pele. 

Conheça os modelos de lingerie que estão em voga

Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=moda&id=1179134

Algumas imagens que poderá ver no link acima descrito:
Sinta-se uma verdadeira deusa na sua segunda pele. Conheça os modelos de lingerie que estão em voga como o da imagem e atreva-se a escolher o que mais a seduz, como um modelo em tons fortes, como este (Rêverie)
Sugestão jovem e irreverente (Simel)
Conforto é a palavra-chave que define este conjunto (Sloggi)

Olhar sublime

Olhar sublime
Existem cores que conseguem realçar o seu olhar. 

Descubra os tons que deve usar para valorizar os seus olhos

Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=ultimas&id=1180004

Os olhos verdes pedem cores cálidas ou neutras, nomeadamente variações de cobre, vinho, roxo, rosa claro, marrom, mel, cinza e grafite, mas também bege, ao ameixa e ao castanho claro (Foto: Mary Kay)
Os olhos cor de mel e cor de avelã combinam bem com castanhos claros, tons de terra e verdes. Sombras douradas, verdes ou salmão. Deve evitar cores como o azul (Foto: Mary Kay)
Sombras azuis, lilás, grafite ou pretas assentam bem em olhos azuis, assim como os tons de bronze, dourado, marrom, nude, mineral, chocolate e caramelo com brilho (Foto: Mary Kay)
Os tons lilás, verdes, cor de laranja, azul e preto estão entre os mais recomendados para as mulheres que têm esta cor de olhos. Os tons de terra, caramelo e azul também são boas opções (Foto: Mary Kay)
Os olhos pretos combinam com praticamente todas as cores. Deve, contudo, evitar as diferentes tonalidades de verde (Foto: Creatas Images)