segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cancro da mama: Tratamento de acordo com o estadio

Tratamento de acordo com o estadio

As opções de tratamento do cancro da mama, dependem do estadio da doença, bem como de outros factores, como sejam:
  • Dimensão do tumor, relativamente à dimensão da sua mama;
  • Resultado dos testes laboratoriais (ex.: receptores hormonais, receptores HER2);
  • Situação relativa à menopausa;
  • Estado geral de saúde da pessoa.
Em seguida, será feita uma breve descrição dos tratamentos mais frequentes em cada estadio, embora para algumas pessoas possam ser aconselhados e adequados outros tratamentos. A participação em ensaios clínicos poderá ser uma opção viável, em todos os estadios do cancro da mama. ( nota da blogger: ver post de amanhã)

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=185

10 truques para uma boa saúde oral

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/saude-oral-1193017.html


Saúde oral
10 truques para uma boa saúde oral

No âmbito do mês da saúde oral, que se celebra em outubro, e para que nunca tenha motivos para evitar sorrir, oferecemos 10 dicas fundamentais para conservação dos dentes e uma melhor qualidade de vida:

1. Escove os dentes pelo menos duas/três vezes por dia, preferencialmente após as refeições e antes de se deitar.

2. Utilize uma escova de tamanho adequado, macia e com uma cabeça pequena, para evitar lesões nos dentes e gengivas.

3. Procure utilizar sempre um dentífrico com 1.000 a 1.500 ppm de flúor.

4. Evite escovar os dentes na horizontal. Coloque a escova ligeiramente inclinada, na passagem pelos dentes, para que estes não se desgastem com o tempo.

5. Utilize diariamente fio dentário, antes da escovagem, para retirar restos alimentares e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas.

6. Siga as recomendações do seu profissional de saúde oral na utilização de elixir para bochecho.

7. Procure manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, evitando a placa bacteriana e tártaro.

8. Efetue uma revisão dentária regular, preferencialmente de 6 em 6 meses, e um check-up oral pelo menos uma vez durante o ano.

9. Mantenha uma dieta equilibrada e procure substituir os doces por alimentos mais nutritivos como o queijo, frutos ou vegetais frescos.

10. Se tem sensibilidade dentária visite o seu dentista porque pode ser um indicador de uma cárie dentária, um dente fraturado.

Agradecimentos: Clínicas Vitaldent

Aprenda a mudar um pneu: Sete dicas para executar esta tarefa com sucesso

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/aprenda-a-mudar-um-pneu-1108729.html

Aprenda a mudar um pneu
Sete dicas para executar esta tarefa com sucesso


Um pneu furado é um imprevisto que, apesar de irritante, não a deve intimidar.

A revista saber viver ensina-lhe a resolver este pequeno problema que a pode surpreender a qualquer hora e ocasião.

Reunimos sete dicas que a vão ajudar a superar este obstáculo rápida e eficazmente, desde o momento em que estaciona o carro, até ao último parafuso que coloca no pneu substituto:

1. Estacione o carro em terreno plano e onde não haja grandes fltuações de ar. Comece por puxar o travão de mão e engatar o carro. Depois, vista o colete refletor e sinalize o local com o triângulo.

2. Reúna as ferramentas (chave de porcas ou de cruz, macaco, pneu sobresselente e luvas). Consulte o manual de instruções para saber onde se encontram.

3. Tire o tampão e desenrosque ligeiramente as porcas do pneu antes de colocar o macaco. Usar o peso dos seus pés em vez de fazê-lo com os braços é mais fácil.

4. Coloque o macaco na zona debaixo do carro em que encaixa e suba-o até a roda deixar de tocar no chão. Acabe de retirar as porcas e guarde-as para que não se percam.

5. Retire o pneu furado com as duas mãos e coloque o sobresselente.

6. Depois de colocar a primeira porca, coloque a segunda na diagonal desta. Aperte-as ligeiramente e baixe o carro. Acabe de aparafusar bem usando o peso dos pés.

7. Não se esqueça de mandar reparar ou substituir o pneu estragado.

Os Doutores - O que é realmente bom para a sua saúde?

http://sic.sapo.pt/917042

Temas:
Lingerie de seda: pode aliviar infecções
Dormir demais faz mal?
Vitaminas a mais faz mal?/Intoxicação com vitaminas
Calvície nas mulheres: é hereditária?
Exercício físico em excesso
Higiene íntima
Hidratar em excesso faz mal?
Para que serve este instrumento?

Tem uma alimentação cuidada?: 8 dicas importantes

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/tem-uma-alimentacao-cuidada-1193934.html

Tem uma alimentação cuidada?
Deixamos oito dicas importantes para um alimentação mais equilibrada e saudável


No próximo domingo, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, e foi com essa data em mente que, através de um grupo de nutricionistas especializados na perda de peso, se elaborou alguns pontos que devem ser seguidos para ter uma alimentação cuidada, responsável e saudável.

Nos dias de hoje já não existem horas para refeições, e a fast-food é o caminho mais fácil. Nem sempre os cuidados com a alimentação são os mais adequados. A nutricionista Joana Lopes dos Santos, porta-voz da Nutricion Center adianta: “É natural que cada vez mais as pessoas se desleixem com o que comem, não temos muito tempo e passamos a vida a correr de um lado para o outro, no entanto, não devemos descurar alguns aspetos.”

Foi neste âmbito que se elaborou uma lista com alguns cuidados a ter:


1. Reduzir a quantidade de gorduras na dieta evitando fritos, molhos à base de óleo como a maionese, e utilizar com maior frequência modos de confeção que requerem menos óleo: a vapor, no forno, grelhados e cozidos.

2. Reduzir o consumo de gorduras menos cardiossaudáveis (saturadas) que se encontram em alimentos de origem animal: carne, enchidos, ovos, lacticínios e derivados. Neste sentido é preferível utilizar as carnes magras (peru/frango), leite e iogurtes desnatados, queijos frescos em vez de queijos curados, substituir a manteiga por azeite. Não esquecer de retirar a pele e a gordura visível na carne.

3. Aumentar o uso de gorduras mais cardiossaudáveis (insaturadas): peixe rico em ómega 3, frutos secos (sem sal, sendo os torrados uma melhor opção que os fritos), azeite, etc.

4. Ingerir frutas e verduras, pelo menos 5 vezes ao dia. São ricos em vitaminas e minerais com alto poder antioxidante que protegem o coração. Utilizar preferencialmente alimentos frescos ou congelados.

5. Aumentar o consumo de legumes e ingeri-los 2 a 3 vezes por semana. Os legumes são alimentos muito ricos em fibra, proteínas, com poder saciante, etc. Podem ser consumidos em saladas ou em guisados com verduras.

6. Reduzir o consumo de sal substituindo-o por outros alimentos como o alho, o limão e especiarias variadas. É igualmente recomendável evitar alimentos que sejam ricos em sal como os snacks salgados, conservas, cubos de caldo concentrado, pratos preparados, fumados, alimentos conservados em sal, enchidos, etc.

7. Reduzir o consumo de álcool. Quando em excesso provoca danos no coração, na tensão arterial e favorece o aumento de peso (são calorias que não possuem valor nutricional de interesse).

8. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. 9. Controlar o peso corporal. O excesso de peso e a obesidade favorecem o desenvolvimento de doenças como a diabetes, a hipertensão e com eles aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Em suma
É importante uma ingestão de alimentos variados e ainda acompanhar estas práticas com exercício físico. A Nutrición Center disponibiliza ainda em várias farmácias do país profissionais qualificados para a ajuda na perda de peso ou na criação de um regime alimentar saudável.

Agradecimentos: Nutrición Center

Uma proposta de maquilhagem: Pôr do sol sobre o mar

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/por-do-sol-sobre-o-mar-1193037.html

Pôr do sol sobre o mar
Uma proposta de maquilhagem para um dia quente de outono


No país do sol poente, uma maquilhagem que dá uma nova dimensão aos olhos. Um pôr do sol sobre o mar, num dia quente de outono é a proposta de maquilhagem que apresentamos. Aposte em cores alegres e que lembram o céu, o mar, a areia. Uma proposta jovem e cheia de vida.

Passo a passo

1. Limpar e hidratar o rosto
2. Aplicar o corretor onde é necessário, tendo especial atenção à zona debaixo dos olhos, lados do nariz, e imperfeições da pele
3. Matificar o rosto e fixar o corretor, utilizando pó transparente e uma esponja ou borla, para remover o brilho
4. Remover o excesso de pó da pele com um pincel
5. Pentear as sobrancelhas
6. Delinear os olhos com um lápis preto e de ponta macia
7. Aplicar uma sombra amarela nos cantos interiores dos olhos até à sobrancelha
8. Aplicar a sombra laranja no canto exterior, e esbater
9. Aplicar sombra azul metalizada no canto interior dos olhos
10. Aplicar sombra roxa metalizada no canto exterior dos olhos
11. Aplicar a máscara nas pestanas superiores e inferiores
12. A sombra dourada vai realçar toda a maquilhagem e dar destaque, de seguida iluminar o rosto com um pó brilhante e relaçar a cor natural dos lábios com um gloss
13. A aplicação do blush aquece as maçãs do rosto
Maquilhadora: Sofia Coelho
Modelo: Sara Chaves, Karacter
Fotografia: Paulo Neto