segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tem uma alimentação cuidada?: 8 dicas importantes

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/tem-uma-alimentacao-cuidada-1193934.html

Tem uma alimentação cuidada?
Deixamos oito dicas importantes para um alimentação mais equilibrada e saudável


No próximo domingo, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, e foi com essa data em mente que, através de um grupo de nutricionistas especializados na perda de peso, se elaborou alguns pontos que devem ser seguidos para ter uma alimentação cuidada, responsável e saudável.

Nos dias de hoje já não existem horas para refeições, e a fast-food é o caminho mais fácil. Nem sempre os cuidados com a alimentação são os mais adequados. A nutricionista Joana Lopes dos Santos, porta-voz da Nutricion Center adianta: “É natural que cada vez mais as pessoas se desleixem com o que comem, não temos muito tempo e passamos a vida a correr de um lado para o outro, no entanto, não devemos descurar alguns aspetos.”

Foi neste âmbito que se elaborou uma lista com alguns cuidados a ter:


1. Reduzir a quantidade de gorduras na dieta evitando fritos, molhos à base de óleo como a maionese, e utilizar com maior frequência modos de confeção que requerem menos óleo: a vapor, no forno, grelhados e cozidos.

2. Reduzir o consumo de gorduras menos cardiossaudáveis (saturadas) que se encontram em alimentos de origem animal: carne, enchidos, ovos, lacticínios e derivados. Neste sentido é preferível utilizar as carnes magras (peru/frango), leite e iogurtes desnatados, queijos frescos em vez de queijos curados, substituir a manteiga por azeite. Não esquecer de retirar a pele e a gordura visível na carne.

3. Aumentar o uso de gorduras mais cardiossaudáveis (insaturadas): peixe rico em ómega 3, frutos secos (sem sal, sendo os torrados uma melhor opção que os fritos), azeite, etc.

4. Ingerir frutas e verduras, pelo menos 5 vezes ao dia. São ricos em vitaminas e minerais com alto poder antioxidante que protegem o coração. Utilizar preferencialmente alimentos frescos ou congelados.

5. Aumentar o consumo de legumes e ingeri-los 2 a 3 vezes por semana. Os legumes são alimentos muito ricos em fibra, proteínas, com poder saciante, etc. Podem ser consumidos em saladas ou em guisados com verduras.

6. Reduzir o consumo de sal substituindo-o por outros alimentos como o alho, o limão e especiarias variadas. É igualmente recomendável evitar alimentos que sejam ricos em sal como os snacks salgados, conservas, cubos de caldo concentrado, pratos preparados, fumados, alimentos conservados em sal, enchidos, etc.

7. Reduzir o consumo de álcool. Quando em excesso provoca danos no coração, na tensão arterial e favorece o aumento de peso (são calorias que não possuem valor nutricional de interesse).

8. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. 9. Controlar o peso corporal. O excesso de peso e a obesidade favorecem o desenvolvimento de doenças como a diabetes, a hipertensão e com eles aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Em suma
É importante uma ingestão de alimentos variados e ainda acompanhar estas práticas com exercício físico. A Nutrición Center disponibiliza ainda em várias farmácias do país profissionais qualificados para a ajuda na perda de peso ou na criação de um regime alimentar saudável.

Agradecimentos: Nutrición Center

Sem comentários:

Enviar um comentário