sábado, 6 de agosto de 2011

Pele seca, oleosa, normal ou mista? - Faça o teste do lenço para saber quais são os cuidados mais adequados para a sua tez

http://saude.sapo.pt/beleza-e-estetica/artigos-gerais/pele-seca-oleosa-normal-ou-mista.html


Pele seca, oleosa, normal ou mista?
Faça o teste do lenço para saber quais são os cuidados mais adequados para a sua tez


Usar produtos de cosmética não adaptados ao seu tipo de pele pode ter resultados catastróficos.

Embora os cuidados básicos de limpar, hidratar e tratar sejam sempre obrigatórios, a escolha dos produtos deve variar consoante as necessidades de cada tipo de pele, sob pena de os efeitos pretendidos não serem alcançados ou tornarem-se contraproducentes.

Para conhecer o seu tipo de pele, faça o teste do lenço de papel. 

De manhã, antes de lavar a cara, coloque-o sobre o rosto, fazendo uma pressão ligeira com as mãos. Retire e observe:

    Se o papel ficar impregnado de gordura, a sua pele é oleosa.
    Se os sinais de gordura forem insignificantes, o sua pele é normal.
    Se não houver vestígios de gordura, a sua pele é seca.
    Se as zonas gordurosas corresponderem à zona T (testa, nariz e queixo), a sua pele é mista. Agora já não tem desculpa para não usar apenas produtos indicados para o seu tipo de pele.

OS ERROS MAIS COMUNS
Usar produtos não adaptados ao nosso tipo de pele é apenas um dos muitos erros que habitualmente cometemos na rotina de cuidado pessoal. Conheça os outros e aprenda a evitá-los. A sua pele agradece.

1. Não limpar a pele à noite
Durante a noite, a pele intensifica os mecanismos de regeneração celular. Deixar os poros sujos e obstruídos toda a noite compromete esse processo de regeneração, favorecendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de borbulhas e imperfeições.

Solução: Limpe a pele do rosto todos os dias antes de ir para a cama. O importante é não só retirar a maquilhagem mas eliminar os resíduos de sujidade e poluição acumulados ao longo do dia. Existem fórmulas fáceis e rápidas de usar. De seguida, aplique o creme de noite, que favorece a reparação nocturna da pele.

2. Esquecer o pescoço
O pescoço tem uma pele tão sensível como a do rosto e, por conseguinte, igualmente sujeita a rugas, manchas e flacidez. O facto de ser frequentemente negligenciado faz com que seja a zona que mais facilmente denuncia a nossa idade real.

Solução: Tem duas alternativas. Aplicar no pescoço o mesmo creme que usa no rosto, estendendo a aplicação à zona do decote, igualmente sensível e exposta às agressões externas. Ou optar pela utilização de fórmulas especialmente desenvolvidas para estas zonas.

3. Não tratar o contorno de olhos

O contorno dos olhos é a zona mais frágil e sensível do rosto e quase não produz colagénio, pelo que a falta de cuidados adequados faz com que seja a primeira zona a denunciar sinais de envelhecimento (olheiras, papos e rugas).

Solução: Use uma fórmula específica para esta zona. Aplique uma quantidade equivalente a um grão de arroz sobre a pele limpa, e espalhe com pequenos toques com a ponta do dedo anelar (sem esticar a pele), de dentro para fora. Aplique de manhã e à noite, antes do creme de rosto. 

4. Dispensar o hidratante por ter pele oleosa
Não confunda oleosidade com hidratação. Apesar das glândulas sebáceas produzirem excesso de óleo, a pele à sua volta pode estar desidratada (isto é, com falta de água). Desidratada, a pele perde defesas e envelhece precocemente.

Solução: Use hidratantes isentos de óleo (oil-free) que são rapidamente absorvidos pela pele. Assim, mantém a hidratação, sem favorecer a produção de oleosidade.

5. Ignorar a protecção solar diária
80% do envelhecimento precoce da pele é provocado pela exposição aos raios ultravioleta (UV), os quais exercem a sua acção durante todo o ano, passando, inclusive, através de nuvens e vidros.

Solução: Use protector solar todos os dias, quer seja Verão ou Inverno, nas zonas mais expostas: rosto, pescoço, decote e mãos. E, simultaneamente, prefira cosméticos com acção antioxidante, capazes de travar as alterações celulares provocas pelos raios UV.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"