quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cancro da mama: Os vários estadios da doença

Estadio 0

O estadio 0 do cancro da mama, corresponde ao carcinoma lobular in-situ ( CLIS ) ou ao carcinoma ductal in-situ ( CDIS ).

CLIS: a maioria das mulheres com CLIS não faz qualquer tratamento, que não a cirurgia. Serão apenas recomendados exames regulares, para detectar quaisquer sinais adicionais do cancro da mama. No CLIS , se os receptores hormonais forem positivos, poderá receber hormonoterapia, para diminuir o risco de desenvolver cancro da mama invasivo.

Ter um CLIS numa mama, aumenta o risco de desenvolver cancro da mama contra-lateral, ou seja, na outra mama.

CDIS: a maioria das mulheres com CDIS faz cirurgia conservadora, ou seja, que mantém a mama, seguida de radioterapia. Algumas pessoas optam por fazer uma mastectomia total. Neste caso, geralmente os gânglios linfáticos axilares não são removidos. Mulheres com CDIS com receptores hormonais positivos, podem fazer hormonoterapia, para diminuir o risco de desenvolver cancro da mama invasivo.

Estadio I,II e IIIa

No tratamento do cancro da mama, nos estadios I, II ou IIIa, pode ser feita uma associação de tratamentos. Algumas mulheres, especialmente as que estejam em estadio I ou II, escolhem fazer uma cirurgia conservadora (que mantém a mama), seguida de radioterapia à mama. Outras, decidem fazer uma mastectomia. Em qualquer das abordagens são, muitas vezes, removidos os gânglios linfáticos axilares (essencialmente em mulheres com cancro da mama no estadio II ou IIIa). Se tiver receptores hormonais positivos, o médico pode sugerir que faça hormonoterapia, após a mastectomia, se tiverem sido encontradas células cancerígenas em mais de três gânglios linfáticos axilares, ou se o tumor na mama for grande.

A escolha entre fazer uma cirurgia conservadora, seguida de radioterapia, e a mastectomia, depende de vários factores:
  • Tamanho, localização e estadio do tumor
  • Tamanho da mama
  • Algumas características específicas do cancro (ex.: histologia, ou seja, tipo de células encontradas)
  • Opinião da pessoa, relativamente a conservar ou não a mama
  • Opinião da pessoa quanto à necessidade de fazer radioterapia, depois da cirurgia (se for conservada a mama)
  • Facilidade da pessoa em poder deslocar-se para fazer a radioterapia

Algumas pessoas, especialmente aquelas que tenham tumores grandes, em estadio II ou IIIa, podem fazer quimioterapia, antes da cirurgia; a este tratamento chama-se terapêutica neo-adjuvante. A quimioterapia antes da cirurgia, ou seja, neo-adjuvante, pode tornar mais pequeno um grande tumor, fazendo com que haja diminuição do seu tamanho, possibilitando fazer uma cirurgia conservadora da mama.

Após a cirurgia, muitas mulheres fazem terapêutica adjuvante, que pode ser quimioterapia, radioterapia ou terapêutica hormonal. A terapêutica adjuvante é utilizada para destruir quaisquer células cancerígenas que possam ter ficado no local do tumor, e prevenir que o cancro volte a aparecer, na mama ou noutra parte do organismo.

Estadio IIIb e IIIc

No tratamento do cancro da mama em estadio IIIb, incluindo o cancro da mama inflamatório, ou em estadio IIIc faz-se, geralmente, quimioterapia.

Se a quimioterapia fizer com que o tumor diminua de tamanho, o médico pode, então, recomendar tratamento adicional:
  • Mastectomia: o cirurgião remove a mama e, geralmente, os gânglios linfáticos axilares. Depois da cirurgia, pode necessitar de fazer radioterapia, na mama e na zona axilar.
  • Cirurgia conservadora (mantém a mama): o cirurgião remove o cancro, mas não a mama. Os gânglios linfáticos axilares são, geralmente, removidos. Após a cirurgia, na maioria das vezes faz-se radioterapia, na mama e na zona axilar.
  •  Radioterapia, em vez de cirurgia: por vezes faz-se radioterapia, e não cirurgia.

O médico pode, ainda, recomendar quimioterapia adicional, terapêutica hormonal ou ambas. A terapêutica sistémica, ou seja, que atinge todo o organismo (ex.: quimioterapia e hormonoterapia), pode ajudar a impedir que a doença volte a aparecer, na mama ou noutra parte do organismo.

Estadio IV

Na maioria dos casos, no tratamento do cancro da mama em estadio IV, faz-se terapêutica hormonal, se houver receptores hormonais positivos, quimioterapia ou ambas. Pode, ainda, fazer-se imunoterapia. A radiação pode, também, ser usada para controlo de tumores que surjam em algumas zonas do organismo. É provável que estes tratamentos não curem a doença mas, pelo menos, irão ajudar a melhorar a sintomatologia do cancro, melhorando a qualidade de vida e permitindo aumentar o tempo de vida da pessoa com cancro da mama.

Muitas pessoas recebem apenas "cuidados paliativos", ou seja, tratamentos cujo objectivo já não é curar o cancro, mas sim tentar desacelerar a progressão da doença; estes tratamentos podem ser dados em simultâneo com outros tratamentos para o cancro. No entanto, os cuidados paliativos podem ter como objectivo o controlo dos sintomas do cancro, e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Os cuidados paliativos podem ajudar a pessoa a sentir-se melhor, física e emocionalmente. O objectivo deste tipo de tratamento é, mais do que prolongar a vida, controlar a dor e outro tipo de sintomas associados ao cancro, bem como aliviar os efeitos secundários dos tratamentos (ex.: náuseas e vómitos).


Recidiva do cancro da mama
Considera-se que há recidiva, recorrência ou progressão do cancro da mama, quando o cancro reaparece, após tratamento. O tratamento para a recidiva depende, principalmente, da localização e extensão do cancro, bem como do tipo de tratamento que recebeu anteriormente.
Depois de uma cirurgia conservadora da mama, se houver recidiva do cancro, apenas na mama, e em mais nenhum sítio, pode fazer uma mastectomia. Há grande probabilidade da doença não voltar a surgir, noutro local do organismo.

Se houver recidiva do cancro da mama, noutras partes do organismo, o tratamento pode envolver quimioterapia, terapêutica hormonal ou imunoterapia. Nestes casos, a radioterapia pode, essencialmente, ajudar a controlar o cancro que metastiza para os ossos.

Tal como com o cancro da mama em estadio IV, o tratamento pode, muitas vezes, regredir o cancro que metastizou (ou progrediu) para fora da mama. Os cuidados paliativos são, muitas vezes, uma parte importante do plano de tratamentos. Muitas pessoas recebem cuidados paliativos para diminuir os sintomas dos tratamentos e para melhorar a qualidade de vida, através da diminuição da dor, das náuseas, vómitos e outros sintomas, claramente incomodativos no dia-a-dia de uma pessoa com cancro; adicionalmente, recebem medicação anti-cancerígena para desacelerar a progressão da doença.


Ensaios Clínicos
Pode falar com o médico, relativamente à participação em ensaios clínicos que estejam a decorrer, ou seja, estudos de investigação de novas abordagens no tratamento do cancro e prevenção da sua recorrência. Os ensaios clínicos são uma opção importante para muitas pessoas com cancro. Existem ensaios para todos os estadios do cancro da mama. Os doentes que participam em ensaios clínicos, têm a possibilidade de, em primeira-mão, beneficiar de novos tratamentos que se mostraram promissores, nos estadios anteriores da investigação.

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=185

Preserve a cor do seu cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/preserve-a-cor-do-seu-cabelo-1189207.html

Preserve a cor do seu cabelo
Saiba como o manter com uma aparência saudável e com uma cor viva e brilhante por muito mais tempo


De acordo com dados de uma marca de produtos para o cabelo, mais de metade das mulheres fazem coloração e, entre estas, cerca de 57% defendem que uma cor bonita é uma cor que permanece inalterada ao longo do tempo.

O problema é que isso nem sempre acontece. Na maior parte dos casos, a vivacidade da cor vai diminuindo progressivamente logo após o momento da coloração.

Existe uma ideia generalizada de que o sol é o principal responsável por esse processo de desvanecimento. Mas só o é em parte. Na verdade, o maior culpado é a dupla água-champô, que faz com que o cabelo pintado perca a sua cor inicial com as lavagens frequentes a que é submetido. Aliás, as primeiras lavagens após a coloração são as mais agressivas para os cabelos pintados.

A solução não passa, obviamente, por deixar de lavar o cabelo mas sim pela escolha criteriosa de produtos de higiene e cuidado capilar que, simultaneamente, tratem e preservem a cor do cabelo. Em particular, nas primeiras lavagens após a coloração. Estes produtos podem, contudo, não ser suficientes para manter a cor totalmente inalterada.

Os melhores resultados são assegurados quando a sua utilização é feita em complementaridade com serviços profissionais de cuidado e protecção da cor, que ajudam a reforçar a integridade da fibra capilar e, por conseguinte, a manter os pigmentos de cor protegidos das agressões que, habitualmente, os desgastam.

Siga as nossas sugestões e exiba um cabelo ainda mais saudável:

PH neutralizado
O Colourist's Solution Pureology é um serviço profissional que protege a cor, o couro cabeludo e o cabelo que deve ser feito durante o próprio serviço de coloração. O tratamento desenvolve-se em três passos. Antes de iniciar o processo de coloração é aplicado, primeiro, um tratamento protetor pré-cor para prevenir a desidratação e reduzir o desconforto e a irritação, e depois, um spray para proteger a integridade do cabelo durante a coloração e, ao mesmo tempo, favorecer o depósito uniforme da cor.

Após retirar o produto de coloração, aplica-se o Selante Neutralizador da Cor, que uniformiza e alisa a cutícula, selando o pigmento no interior do cabelo, o que evita o desvanecimento e a alteração da cor. Simultaneamente, ajuda a neutralizar o pH do cabelo e a eliminar os resíduos de amoníaco, fatores que favorecem o desvanecimento da cor.

Concentrado reparador
O Serviço Cor Intensiva da L'Oréal Professionel permite a fixação da cor e deve ser feito após o próprio serviço de coloração. O tratamento consiste na aplicação do produto Powerdose Color após o enxaguamento do produto de coloração.

Trata-se de um concentrado reparador que reforça a resistência da fibra capilar, deixando o cabelo suave e brilhante, e ajuda a manter os pigmentos de cor inalterados. É aplicado madeixa a madeixa no cabelo enxuto. Para prolongar os resultados, recomenda-se a utilização, em casa, dos produtos da gama Vitamino Color.


Estrutura interna
O True Hue de Senscience é um tratamento de proteção da cor que repara e protege a estrutura interna do cabelo e sela a cor no interior dos fios, evitando o desvanecimento provocado pela exposição ao sol, lavagens, entre outros fatores.

É recomendado imediatamente após o serviço profissional de cor, seguido de manutenção em casa. Consiste na aplicação do conteúdo de uma cápsula do concentrado True Hue (duas cápsulas para cabelos muito compridos ou grossos), após o enxaguamento do produto de coloração, no cabeleireiro.

Depois, em casa, deve repetir-se a aplicação duas a quatro vezes por semana. Para optimizar os resultados, deve ser usado em sinergia com o champô e condicionador da gama True Hue, à venda em cabeleireiros.
Complexo concentrado

O Biolage Colorcarethéraphie de Matrix é um ratamento reparador, de aplicação exclusiva em cabeleireiro, para cabelos pintados, em particular, secos ou estragados. Consiste, essencialmente, na aplicação do Cera-Repair Pro4, um complexo concentrado de ceramidas e extratos botânicos que repara a cutícula do cabelo e protege a integridade da cor. Deve ser complementado, em casa, com a utilização do Cera-Repair, uma fórmula com menor concentração de ceramidas para manutenção semanal, em associação com os restantes produtos da gama Color Care, à venda em cabeleireiros.

Três gestos que cuidam
O Ritual de Selagem da Cor Chroma Sensitive de Kérastase é um serviço exclusivo de salão que previne o processo de desgaste da cor e do brilho provocado pelas primeiras lavagens após a coloração. A realizar no próprio dia da coloração ou até 15 dias depois. O ritual é composto por três gestos.

Começa com a aplicação do champô Chroma Sensitive, com ¼ de base lavante muito suave e ¾ de ingredientes emolientes para nutrir a fibra capilar, a fim de prevenir a fuga dos pigmentos da cor. Segue-se a aplicação da monodose Pixelist, que fornece um brilho duradouro ao cabelo. Termina com a aplicação de um produto finalizador da gama Chroma Sensitive, consoante a necessidade do cabelo. Para optimizar os resultados, o champô Chroma Sensitive deverá ser usado em casa nas primeiras três lavagens após a coloração e, depois, uma a duas vezes por semana, em alternância com o champô habitual.

Fórmula anti-oxigenação
O Chemistry Repair Shot Treatment de Redken é um tratamento profissional personalizado de acordo com as necessidades do cabelo. Consiste na preparação do cabelo para o serviço de cor e reparação dos danos existentes.

O procedimento começa com a aplicação da Shot Phase Color Extend, uma fórmula concentrada em ingredientes que previnem a oxidação da cor e fortalecem a fibra capilar. Fica a atuar cinco minutos e, sem passar por água, aplica-se o spray Shot Phix, que reequilibra o pH do cabelo e fecha a cutícula. Depois enxagua-se. Para otimizar os resultados, recomenda-se a utilização, em casa, dos produtos da gama Color Extend, à venda em cabeleireiros.

Texto: Fernanda Soares

Acessórios de cortiça

Acessórios de cortiça
Produzida a partir da casca dos sobreiros, a cortiça tem vindo a ganhar espaço no mercado da moda e dos acessórios. Descubra algumas das novidades que pode combinar com os seus looks


Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/index.html?id=1147974
Site da marca: http://www.comcortica.com/
Alguns exemplos:
Estojos pequenos para lapiseiras
Mala de inspiração executiva
Carteira em cortiça e pele
Mala Faro
Porta-óculos
Porta garrafas