sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Camomila: Um poderoso aliado contra as más digestões e alergias

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/camomila.html


Camomila
Um poderoso aliado contra as más digestões e alergias


Um estudo publicado no Journal of Prosthetic Dentistry demonstrou que a camomila diminui a estomatite (inflamação nas gengivas) em pacientes que se encontravam a fazer quimioterapia.

Esta planta funciona ainda como anti-alérgico da pele (alergias, dermatites, eczemas, picadas de insectos), olhos (conjuntivites) ou na rinite alérgica.

Melhora a função digestiva, principalmente quando esta se agrava com o stress ou a ansiedade: cólicas, más digestões, gastrites, diarreia, úlcera péptica e gases (combinada com o alcaçuz e a hortelã-pimenta).

O seu nome em latim é matricaria chamomilla, o que a distingue da camomila romana (anthemis nobilis).

Outras indicações

Anti-inflamatória e reparadora da pele, utiliza-se a camomila externamente em eczemas e comichões, podendo substituir as pomadas de cortisona em adultos ou bebés.

É ainda utilizada em champôs, porque reforça a tonalidade dos cabelos louros, podendo também ser usada em chá com esse objectivo. Também é benéfica para a insónia, ansiedade e sintomas da menopausa.

Princípios activos
- Bisabolol (com acção anti-inflamatória, anti-ulcerativa, antibiótica e antifúngica) e camazuleno (antioxidante e anti-leucotrieno)

- Apigenina, um flavonóide anti-inflamatório, anti-histamínico e anti-espasmódico

- Ácido salicílico com acção anti-inflamatória

- Ácidos gordos e quercetina com acção anti-alérgica

Administração

Chá: Beber até 4 chávenas por dia (uma saqueta para uma chávena), consoante a gravidade da situação.

É um dos grandes chás para as cólicas e insónias dos bebés ( uma saqueta para um biberão de 100 ml), alternadamente com o chá de sementes de funcho ( uma colher de café para 100 ml de água).

Precauções
É uma planta muito segura. Deve interromper a toma apenas se surgirem sintomas de alergia.

Remédios caseiros

- Contra a conjuntivite: Fazer uma infusão de camomila com dois dedos de água, durante 20 minutos. Embeber um algodão e colocar, quando ficar morno, em cima do olho afectado. Esperar cinco minutos e renovar a aplicação.

- Eczemas dos bebés: Fazer um banho de imersão com aveia coloidal, durante cinco minutos. No final, fazer uma infusão de 1L de água com dez colheres de sopa de camomila, fazendo abluções (lavagens), depois de morna, sobre a zona afectada. Secar com cuidado com uma toalha sem voltar a passar por água.

- Tratamento das gengivites: Fazer uma infusão de dez minutos com uma colher de sopa de camomila e de salva. Bochechar durante algum tempo, repetindo duas a três vezes ao dia.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário