quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Menu de Natal alternativo: Bacalhau com vinagrete de rosas e sementes de girassol

 Um prato saboroso e baixo em calorias

Pobre em calorias, o bacalhau é um peixe muito saboroso e versátil e, por isso, uma ótima sugestão para as suas refeições.

Neste prato, o bacalhau junta-se às sementes de girassol, muito nutritivas, e ao feijão-verde, resultando numa combinação deliciosa. O vinagrete de rosas confere um toque mais sofisticado, ideal para servir em ocasiões especiais.

Por ser um prato pouco calórico, com apenas 282 calorias, é recomendado em dietas de emagrecimento. Esta receita é particularmente aconselhada a pessoas com prisão de ventre e com problemas de diabetes.

Ingredientes
(4 pessoas)

4 lombos de bacalhau
100 g de sementes de girassol
250 g de feijão verde
1 dente de alho
1 colher (de chá) de água de rosas alimentar
2 colheres (de sopa) de azeite virgem
2 rosas comestíveis
Sal

Preparação
1. Num tacho, coza o feijão verde durante cinco minutos. De seguida, arrefeça-o num recipiente com gelo para enaltecer a cor verde.
2. Lave o bacalhau e frite-o numa frigideira antiaderente com uma pitada de sal durante dois ou três minutos.
3. Entretanto, prepare um vinagrete triturando no almofariz as sementes de girassol descascadas com as pétalas de uma rosa, a água de rosas e um pouco de sal e misture com azeite.
4. Salteie o feijão verde escorrido com um fio de azeite e o alho finamente picado e sirva-o com o bacalhau com pele, regado ligeiramente com o vinagrete de sementes de  girassol e a outra flor inteira ou desfeita sobre o prato.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/bacalhau-com-vinagrete-de-rosas-e-sementes-de-girassol.html

Sem comentários:

Enviar um comentário