quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Menu de Natal alternativo: Peru com foie gras e molho de alcaparras

Uma entrada deliciosa e saudável para servir na consoada

Para inundar o seu corpo de calor e energia e enfrentar as actividades e exigências típicas deste período de festas, nada melhor que saborear deliciosas refeições com pratos nutritivos.

Esta é uma óptima sugestão de entrada para servir num jantar de família ou de amigos ou até na noite da consoada. Aqui, o foie gras e o molho de alcaparras conferem um sabor irresistível que vai querer provar num prato com apenas 280 calorias. Bom apetite!

Ingredientes
(6 pessoas)

4 coxas de peru
4 fatias de presunto
4 fatias finas de foie gras
1 embalagem de cogumelos frescos
4 cebolinhas pequenas alcaparras
1 cebola média açúcar mascavado
2 copos de vinho branco
Azeite
Tomilho
Salsa picada
Sal e pimenta
Vinagre

Preparação
1. Retire os ossos às coxas de peru e recheie cada uma com uma fatia de presunto e outra de foie gras. Feche-as (com a ajuda de um palito), polvilhe-as com sal e pimenta, e cozinhe-as em lume baixo numa frigideira com azeite.

2. Junte as cebolinhas inteiras, as alcaparras e uns raminhos de tomilho. Transfira as coxas para uma travessa e leve-as ao forno a 180o C durante 18 minutos. Aos 15 minutos de cocção, aromatize as coxas com o vinho e deixe o molho reduzir.

3. Descasque a cebola, corte-a em rodelas finas, coloque-a numa frigideira com um pouco de azeite e cozinhe em lume muito baixo até ficar mole. Quando estiver quase transparente, suba um pouco o lume, acrescente uma pitada de açúcar mascavado e um fio de vinagre e caramelize-a.

4. Sirva as coxas com o molho, a cebola caramelizada, os cogumelos salteados e a salsa fresca.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/peru-com-foie-gras-e-molho-de-alcaparras.html?receitas=entradas

Sem comentários:

Enviar um comentário