terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os aliados da felicidade

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/os-aliados-da-felicidade-1176225.html

Os aliados da felicidade
Com a ajuda de uma nutricionista indicamos-lhe os alimentos que favorecem o seu bem-estar


Persistem poucas dúvidas de que comer uma guloseima pode até contribuir para lhe levantar o ânimo mas não será certamente esse prazer pecaminoso que irá ajudá-la a melhorar a sua disposição geral.

Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, realça, contudo, a correlação que pode existir entre o que ingere e o seu estado de espírito.

«Apesar de ainda não estar claramente estabelecida a relação exata entre os diversos nutrientes e a atividade química do cérebro, não restam dúvidas de que a nutrição deficiente ou os problemas de peso contribuem para uma deterioração rápida do estado de humor», sublinha. Veja, por isso, de que forma aquilo que come favorece a boa disposição e ajuda a combater a depressão e procure tirar partido do que ingere para a travar.

Peixe é o amigo do humor
De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, as pessoas que consomem frutos do mar (ricos em ácidos ómega-3, essencial para a renovação e reparação das células do cérebro), não são apenas mais felizes como tendem a ser mais agradáveis. Por outro lado, as pessoas que não comem peixe regularmente são mais propensas a «relatar sintomas leves de depressão, sentimentos de impulsividade e uma visão negativa sobre a vida», revela o site WebMd.

Como explica Alexandra Bento, a síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, «depende da existência do triptofano e da vitamina B6, pelo que a ingestão de alimentos como peixe, perú, laticínios, ovo, frutas e vegetais poderá influenciar a sua síntese».

Chocolate é uma boa opção
O chocolate poderá transmitir uma sensação de bem-estar e felicidade porque a sua ingestão aumenta a produção de endorfinas e serotonina,no entanto, segundo Vicki Edgson e Ian Marber, autores do livro «O Nutricionista – O que se deve comer para dormir melhor e ter melhor sexo» (Didáctica Editora), «os níveis de serotonina são, na realidade, aumentados pelos hidratos de carbono e, quanto mais alto for o nível de açúcar no sangue mais depressa esse mecanismo funciona.

Convém também não esquecer que a «ingestão excessiva de gordura e açúcares contida no chocolate pode estar na base do desenvolvimento de obesidade e todas as doenças associadas, pelo que deve ser consumido com moderação», frisa Alexandra Bento.

As vitaminas da boa forma
«As vitaminas do grupo B (cereais, legumes, nozes, abacates, cogumelos, ovos e brócolos) revelam-se de particular importância enquanto substâncias capazes de nos levantar a moral», refere o livro «O Nutricionista», que aponta os minerais zinco e magnésio, encontrados nos frutos secos, nas lentilhas, no fígado e nos legumes, como estando também envolvidos no controlo eficaz da depressão, bem como o selénio, presente na manteiga, fígado, crustáceos e mariscos que «escasseia no plasma sanguíneo das pessoas com depressão.

As suas propriedades antioxidantes protegem o organismo contra as nocivas neurotoxinas como, por exemplo, o mercúrio, que se pode encontrar presente na placa bacteriana que ataca os dentes. Por sua vez, Alexandra Bento, explica que «o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos apresenta um efeito sobre a libertação da serotonina proporcionando o relaxamento mental».

«Os hidratos de carbono são a principal fonte energética do organismo, fazendo com que as suas funções sejam otimizadas. Os cereais integrais, por serem ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente ácido fólico e vitamina B6, melhoram as ligações entre as células nervosas, estimulando a memória», sublinha.

Vegetais anti-fadiga
A glândula que regula a nossa taxa de metabolismo e de produção de energia é a tiroide, que se encontra localizada na base do pescoço, perto da maçã de Adão.

«Uma função deficitária da tiroide conduz à falta de energia e a líbido reduzida, sendo aconselhável examinar a função desta glândula sempre que se registar um ganho de peso recente, associado à perda de interesse e/ou ao fraco desempenho sexuais», refere ainda o livro «O Nutricionista – O que se deve comer para dormir melhor e ter melhor sexo».

Neste sentido, para acabar de vez com o cansaço, deve consumir, segundo os autores Vicki Edgson e Ian Marber, alimentos ricos em iodo, como as «algas marinhas, os crustáceos e frutos do mar, a couve galega, os nabos com a respetiva rama, a abóbora, a melancia, o pepino e os espinafres». Por outro lado, os alimentos que inibem a função da tiroide são, principalmente, pertencentes à família das brássicas, nomeadamente, «brócolos, couve-flor, couve portuguesa e couve-de- bruxelas».

Como todos estes vegetais contêm nutrientes benéficos para outro tipo de funções, «é aconselhável reduzir o seu consumo, em vez de os eliminar completamente da dieta alimentar».

Cuidados que afastam a depressão
Estas são algumas das recomendações da especialista que deve seguir:

- Coma pouco e muitas vezes, para melhorar o controlo de açúcar no sangue
- Siga uma dieta variada
- Evite bebidas estimulantes como as que têm cafeína, porque podem diminuir a capacidade de absorção das vitaminas do complexo B
- Evite consumir álcool, que pode contribuir para reduzir a absorção dos minerais, especialmente do magnésio.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Alexandra Bento (presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Sem comentários:

Enviar um comentário