sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alimentos bons para a pele: O que deve comer para melhorar o aspecto da sua tez

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/alimentos-bons-para-a-pele.html

Alimentos bons para a pele
O que deve comer para melhorar o aspecto da sua tez


A pele é um órgão que se renova a cada 28 dias. A este ritmo, não é de estranhar que cada pessoa produza cerca de 100 quilos de células epidérmicas ao longo da vida.

Esta regeneração exige uma grande quantidade de água e de nutrientes, essenciais para funções como proteger a pele, regular a temperatura corporal e mediar o tacto, entre outras.

Os dermatologistas recomendam cada vez mais que os cuidados externos da pele comecem de dentro, ou seja, com uma boa alimentação. Assim, nasceu o conceito de dermonutrição, que relaciona directamente a saúde da pele com os benefícios de alguns nutrientes activos. O sol, os maus hábitos e o ritmo de vida acelerado são alguns dos seus inimigos mais flagrantes. Basta seguir uma alimentação correcta para ter acesso aos nutrientes que a tornam deslumbrante.

Os problemas cutâneos mais comuns

  • Secura
Ocorre por falta de humidade e de hidratação e pode incluir efeitos negativos como fendas, irritação, escamas e, sobretudo, falta de elasticidade.

Os imprescindíveis
- Abacate: em máscara, pela sua riqueza em vitaminas D e E. Contém gorduras vegetais, ricas em ácidos gordos insaturados

- Azeite: tem ácidos gordos que reconstituem a camada lipídica da pele.

- Melão, melancia, pêssego e pêra: frutas ricas em água e também em vitaminas. Nutrem as camadas dérmicas a partir de dentro

- Cenoura: rica em betacaroteno, percursor da vitamina A

  • Excesso de gordura
Esta acumulação de sebo situa-se especialmente no queixo, nariz e testa, podendo ser responsável por problemas como o acne, irritação ou pontos negros.

Os imprescindíveis

- Pepino: em salada fornece-lhe água, que favorece a hidratação, e em máscara pode ajudá-la a limpar o rosto de impurezas. Também pode optar por uma de limão.

- Pimentos, citrinos e quivi: contêm muita vitamina C e, ainda, água.

- Frutos secos: ricos em vitamina E e fonte de ómega-3, especialmente as nozes. As amêndoas e os pistachos reduzem o envelhecimento e favorecem a elasticidade.

  • Manchas
Alterações na coloração da pele. Algumas são apenas inestéticas (sardas, alguns sinais), mas outras, podem implicar um mau funcionamento orgânico.

Os imprescindíveis

- Salsa: tem propriedades branqueadoras pelo que aclara as manchas. Ingira-a fresca ou picada, em carnes ou massas.

- Frutos secos: são excelentes antioxidantes; combatem o envelhecimento, especialmente as nozes.

- Cenouras: os seus carotenos favorecem o bronzeado saudável, apesar de não eliminarem as manchas de forma definitiva, só as atenuam. 

  • Não abdique destes nutrientes

- Vitaminas: A (papel essencial na renovação da pele), grupo B (intervém em todos os processos celulares), C (antioxidante que favorece a produção de colagénio e previne infecções), E (combate os radicais livres e estimula a formação de colagénio novo).

- Minerais: Zinco (estimula a formação de novas proteínas, renovando a camada epidérmica e conferindo-lhe tonicidade), selénio (a sua acção antioxidante está relacionada com um menor risco de formação de tumores cutâneos, como o melanoma), enxofre (indispensável na síntese de queratina e acção antiseborreica).

- Ácidos gordos: os insaturados como o oleico e os presentes nas sementes e no peixe azul fortalecem a barreira lipídica, impedindo a secura.

- Proteínas: as principais constituintes da pele.

- Fibra: favorece a digestão e, portanto, depura o organismo e a pele.

- E não se esqueça da água: a hidratação consegue-se através de uma ingestão suficiente de água e de líquidos, sendo que a quantidade recomendada é de 1,5 a 2 litros diários.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário