terça-feira, 2 de agosto de 2011

Constipada? Saiba como ultrapassar este incómodo e surpreenda-se com os resultados

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/constipada-1105662.html

Constipada?
Saiba como ultrapassar este incómodo e surpreenda-se com os resultados

Seleccionámos os remédios naturais mais eficazes
para ultrapassar os incómodos que uma constipação provoca, seguindo a recomendação de especialistas. Surpreenda-se com os resultados!

Fácil de tomar

Manganês-cobre-cobalto
Um frasco deste oligoelemento a meio da manhã, e outro a meio da tarde, estimulará o seu sistema imunitário, melhorará o seu estado de espírito, reduzirá o cansaço e aliviará as anginas, a sinusite e o catarro.

Óleos essenciais, a cura pelo odor
Uma pequena garrafa de óleo essencial é algo imprescindível em casa, no carro ou no local de trabalho. A aromaterapia é especialmente útil para aliviar os sintomas das constipações.

Num queimador de incensos: ponha a queimar num pouco de água algumas gotas dos seguintes óleos essenciais: pi-nheiro, eucalipto, limão, lavanda, alecrim ou cipreste.

Vaporizações: faça vaporizações, duas vezes ao dia, inclinando a cabeça sobre um recipiente de água a ferver, à qual acrescentou 2 gotas de óleo essencial de eucalipto, pinheiro, ou lavanda.

Comprimidos de vitamina C
À base de laranja, encontrará comprimidos muito ricos nesta vitamina, de sabor agradável, que se podem chupar lentamente, e que provocam um efeito de reanimação imediato. Comprimidos de própolis

Quanto mais tempo estiver o própolis em contacto com as vias respiratórias, maior será o seu efeito curativo e calmante. Por isso, quando a constipação se faz acompanhar por dores de garganta, a forma mais cómoda de consumir a própolis é em comprimidos para chupar.

Como no seu estado puro, a própolis não tem um sabor muito agradável, existem no mercado comprimidos, muitas vezes com uma combinação de mel, aromas de menta e vitamina C, que se podem dissolver lentamente na boca.

Algo quente
Como é o que mais apetece quando estamos constipados, propomos quatro opções para tomar algo bem quente.

Sopa/creme de cebola
Faz-se colocando a ferver três cebolas cortadas num litro de água, durante 20 minutos. Passa-se de seguida com a varinha mágica, de modo a obter um creme suave e, já no prato, acrescenta-se um pouco de molho de soja, para dar sabor, e algumas gotas de sumo de limão. Tome três a quatro pratos por dia.

A cebola contém compostos à base de enxofre, que ajudam a fluidificar a mucosidade, revelam-se expectorantes, e evitam a congestão dos brônquios, facilitando a eliminação de mucosidades; além disso, acalmam a tosse e a irritação da garganta. Previnem e melhoram todas as afecções relacionadas com as vias respiratórias: tosse, constipação, bronquite, etc.

Esta é a melhor forma de beneficiar dos efeitos terapêuticos da cebola, inclusivamente se não aprecia o seu sabor ou odor, pois quando transformada em puré, apresenta um gosto suave.

Mas se está sozinha e sem vontade de pôr a ferver a água e cortar as cebolas, pode optar por tomar a cebola em cápsulas, com um pouco de água morna. Tome entre três a seis cápsulas de cebola desidratada em pó, pois nesta forma mantém as suas propriedades.

Caldo remineralizante + limão

Coloque a ferver em dois litros de água: duas folhas de couve, três talos verdes e largos de aipo, duas cebolas cortadas e um molho de salsa. Deixe a ferver durante 30 minutos, filtre e guarde no frigorífico. Tome este caldo ao longo do dia, acrescentando a cada taça o sumo de um limão. O efeito remineralizante e depurativo do caldo, com as propriedades revitalizantes (devido à sua riqueza em vitamina C) do limão, farão com que se sinta como nova e ajudarão bastante a melhorar os seus sintomas. Tome entre três a cinco taças por dia.

Infusão + mel + limão
Este trio também oferece alívio em caso de constipação. Coloque uma colher de sopa da erva ou do conjunto de ervas escolhidas numa chávena, deite água a ferver e deixe repousar, tapada, durante cinco minutos. Filtre e junte 1 colher de sopa de mel e o sumo de um limão recentemente espremido. Tente beber a infusão o mais quente possível. Pode beber entre três a cinco chávenas por dia.

Que infusão? Tanchagem, malva, tomilho, alecrim, eucalipto, pinheiro, equinácia, sabugueiro, etc.

Vinagre de maçã + água
Se está muito congestionada e deseja acelerar a recuperação, tome um copo de água muito quente, com três colheres de sopa de vinagre de maçã. Não falha.


Algo frio

Sumo de laranja com alho

O ideal seria bebê-lo todas as manhãs, durante o Inverno, mas a primeira constipação poderá ser a sua oportunidade para adquirir este hábito "contra o catarro". Se já sente os sintomas de uma cons-tipação, tome, duas ou três vezes por dia, um copo de sumo de laranja natural e recentemente espremida (devido à sua riqueza em vitamina C), com um dente de alho esmagado (que contém uma substância denominada alicina, com propriedades antibióticas e imunoestimulantes).

Se não gosta do sabor do alho, tome o sumo de laranja com duas cápsulas de alho, que conservam praticamente todas as suas propriedades. Além disso, o alho contém um óleo essencial com propriedades expectorantes e mucolíticas, que actua especialmente nos pulmões.

Ampolas
Se prefere os remédios práticos e rápidos, ou não sente forças para preparar algo na cozinha, recorra a produtos naturais, na forma de ampolas. São fáceis de tomar e permitem o consumo de uma dose mais elevada dos princípios activos da planta ou da substância.

Ampolas de própolis + alcaçuz + equinácia

Própolis: esta substância fabricada pelas abelhas para "limpar" a colmeia tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifungicas. Equinácia: é uma das plantas mais consumidas, pela sua acção imunoestimulante, e um dos remédios mais eficazes para as infecções invernais.

Alcaçuz: é um excelente expectorante e antitússico.

De ácidos gordos DHA
Os ácidos gordos DHA, presentes sobretudo nos óleos de peixe, são muito eficazes para melhorar os processos inflamatórios. Então, nos casos em que a constipação se faz acompanhar por uma notável inflamação das mucosas (sinusite, por exemplo), poderá ser útil tomar uma dose extra destes ácidos, na forma de ampolas.


Para quem gosta de coisas doces
Quando uma pessoa está doente, o que mais necessita é de um mimo, e talvez porque um doce se associa a um prémio que recebia na infância, até os menos gulosos tomam melhor os remédios doces (caramelos, xaropes, mel) que os ácidos (limão, sumo de laranja). De entre os remédios "anti-constipações" doces, recomendamos os seguintes:

Caramelos de equinácia, de menta + salva, de alcaçuz, etc.

Há para todos os gostos. São excelentes para aliviar a irritação da garganta e descongestionar o nariz.

Xaropes de plantas
Elaborados com extractos das plantas mais eficazes contra as constipações (equinácia, tanchagem, sabugueiro, pi-nheiro, eucalipto, etc.) e com outras substâncias, como mel, acerola, própolis, limão, etc., os xaropes de plantas são fáceis de tomar e têm um sabor agradá-vel.

Podem tomar-se directamente, uma colher de sopa três a seis vezes por dia, (segundo a recomendação do fabricante), ou também se podem diluir numa chávena de água quente e tomar como se fosse uma infusão (1 colher de sopa por chávena).

O remédio da avó:

Bálsamo peitoral
O velho remédio seguido pelas nossas avós e mães, de untar o peito e as costas com um bálsamo peitoral, continua a re-velar-se eficaz. Utilize um bálsamo ou creme que contenha óleos essenciais de eucalipto, alecrim, menta ou pinheiro, e outras substâncias, como o própolis.

Aplique em todo o peito e costas (à altura dos pulmões), friccionando suavemente, para facilitar a penetração dos princípios activos do bálsamo, e cubra bem a zona, de modo a ficar protegida. Pode aplicar duas a três vezes ao dia.

Para os mais atrevidos:

Limão e exercício
Se tem o nariz tapado e não respira bem, ao ponto de não conseguir dormir, esprema meio limão para um copo, retire o líquido com um conta-gotas, incline a cabeça para trás e aplique uma gota em cada narina. A sensação poderá ser muito forte ao início (cerca de um minuto), mas o alívio será imediato e duradoiro.

Quando a constipação bate à porta e começa a sentir os primeiros sintomas, saia para correr um pouco - se gosta de o fazer e se o tempo e o seu estado o permitirem - ou faça uma sessão de abdominais em casa. O exercício ajudará a abrir as vias respiratórias, fazendo com que a congestão diminua, e acelerando a recuperação.

Lavagem nasal com sal marinho
Este truque será muito eficaz para quem sofre de congestão e/ou sinusite. Poderá comprar algum produto para o efeito, ou preparar em casa uma mistura de água com sal marinho, para fazer uma lavagem das narinas. Trata-se de inspirar a água salgada por uma narina e fazer com que saia pela outra.

Mas será mais fácil utilizar um spray nasal: tape uma narina com o dedo, introduza o spray na outra e inspire. Repita a operação no outro lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário