sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ementas para este natal: Tronco de Natal light

Para quem não quer ganhar quilos extra nesta quadra

Uma dietista e um chef criaram exclusivamente para a saber viver uma sobremesa irresistível, menos calórica do que a versão tradicional.

Nesta receita, desenvolvida por Cláudia Viega em conjunto com Nélson Félix, foi usado açúcar light composto por sacarose e sucralose.

Ao contrário do adoçante, o uso de açúcar light nesta receita permite reduzir o teor calórico sem alterar o resultado final em termos de volume e textura. Bom proveito!

Ingredientes
(para 22 fatias)

Para a massa:
10 gemas
60 g de açúcar light
5 claras
30 g de açúcar light
45 g de cacau

Para o recheio e cobertura:
300 g de chocolate negro
50 g de leite magro
200 ml de natas

Preparação
1. Bata as gemas com 60 g de açúcar. Noutro recipiente, bata as claras em castelo com 30 g de açúcar. Envolva o primeiro batido com metade das claras. Adicione o cacau previamente peneirado e acrescente as restantes claras.
2. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel próprio para cozer e leve ao forno a 200 graus durante cerca de cinco minutos. Retire do forno e vire sobre uma folha de papel polvilhada com açúcar.
3. Prepare o recheio. Para tal, ferva o leite com as natas e deite o chocolate partido sobre as natas, mexendo bem até obter uma consistência homogénea. Espalhe com uma espátula o recheio sobre o biscuit cozido e completamente arrefecido. Enrole o biscuit e coloque no frigorífico durante 20 minutos.
4. Corte na diagonal as extremidades do biscuit. Coloque-o numa travessa e faça a montagem de forma a parecer um tronco. Cubra o tronco com a cobertura liquida. Decore com groselhas e raspas de chocolate e sirva.

Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/tronco-de-natal-light-1035648.html

Sem comentários:

Enviar um comentário