sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ementas para este natal: Bacalhau com amendoim, banana, coco e piri-piri

A sugestão do chef Aimé Barroyer

O chef Aimé Barroyer iniciou a carreira em França, o seu país natal.

Trabalhou com grandes nomes da culinária, passou pelos Estados Unidos, mas actualmente é em Portugal que mostra o seu talento, no Restaurante do Hotel Pestana Palace, em Lisboa.

A originalidade deste prato reside nos seus ingredientes.

«A banana é o ponto de frescura; o amendoim é a gordura, o piri-piri trava o sabor do amendoim e o coco, no final, é um fixador de sabor», explica o chef.

Ingredientes
(4 pessoas)

800 g de bacalhau
150 g amendoim
3 bananas-pão da Madeira
0,5 cl de licor de banana
1 dl de vinho do Porto branco seco
1 cebola
5 dentes de alho
4 tomates
3 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar)
1 colher de chá de mostarda
2 folhas de louro
1 pimenta malagueta
1 g de sal
Piri-piri q.b.

Espuma de coco:
3 dl de leite de coco
1 folha de gelatina
1 dl de água
1 g pimenta preta
Cravinho-da.Índia q.b.

Preparação

1. Demolhe, doseie e limpe o bacalhau. Core em manteiga com um dente de alho. Quando o bacalhau ficar louro refresque com um pouco de licor de banana, adicione o piri-piri, a manteiga de amendoim e a malagueta picada.
2. Adicione cerca de metade dos amendoins inteiros descascados ao preparado e deixe apurar um pouco. Reserve os restantes amendoins para decorar o prato. Pele o tomate e faça um refogado com manteiga, alho, louro e mostarda. Refresque com o vinho do Porto branco. Junte os nacos de banana e o bacalhau e deixe apurar durante cinco minutos.
3. Quando estiver pronto, barre cada posta de bacalhau com um pouco de manteiga de amendoim e leve ao forno para torrar. Acompanha bem com botões de grelos salteados.

Espuma de coco

1. Demolhe a folha de gelatina em água fria e reserve. Coloque num tacho o leite de coco, a água, o cravinho, o sal e a pimenta. Deixe levantar fervura e adicione a gelatina.
2. Coloque a mistura num sifão e deixe arrefecer a temperatura ambiente. No momento de servir, coloque uma noz de espuma de coco em cada prato.

Conselho da nutricionista
Esta receita contém 580 kcal (por dose) se se considerarem só metade dos amendoins. «Excelente acompanhamento, a banana-pão, é a base alimentar dos povos tropicais. De valor nutritivo idêntico ao da banana doce, é mais rica em fibras, betacaroteno e amido, que se transforma em açúcar à medida que amadurece», explica a nutricionista Alva Seixas Martins.

«O consumo de 20 a 30g/dia de frutos gordos, como o amendoim, está associado a um menor risco de doença cardiovascular e diabetes. Mas não abuse», alerta a especialista.

Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"


http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/bacalhau-com-amendoim-banana-c-911482.html

Sem comentários:

Enviar um comentário