sábado, 16 de julho de 2011

Saladas para o verão: Salada de sardinha e grão

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/salada-de-sardinha-e-grao-981481.html 

Salada de sardinha e grão
Inove com todo o sabor. Vá para a cozinha e experimente este prato ligeiro que o chef Chakall criou para a Saber Viver


Há quanto tempo não come grão? Fonte de fibra e vitaminas B1, B2 e B3, esta leguminosa é ainda muito rica em ferro, em cálcio e em potássio. Além disso, ajuda a baixar os níveis de colesterol e a controlar a pressão arterial.

Benéfica para o funcionamento cardiovascular, a sardinha também tem inúmeras propriedades nutritivas. Delicie-se, saboreando-a de um modo saudavelmente diferente.

Ingredientes
(para 4 pessoas)

Grão-de-bico (cerca de 80 g)
Sardinhas em azeite (1 lata)
Rúcula (100 g)
Endívia (8 folhas)
Amêndoas (40 g)
Cebola (1/2 grande ou 1 pequena)
Sementes de sésamo (4 colheres de chá)
Temperos: Cominhos, sal, azeite, pimenta, sumo de limão

Preparação

1. Demolhe o grão (durante cerca de 10 horas) e coza-o em água com sal (em alternativa, pode usar grão de lata, previamente cozido). Escorra e reserve.

2. Lave os vegetais e corte as folhas de endívia em pequenos quadrados de cerca de um centímetro. Pele as amêndoas de modo a obter os miolos inteiros. Pique a cebola finamente.

4. Nos pratos disponha, sequencialmente, as folhas de rúcula, os pedaços de endívia, o grão, a cebola picada e as amêndoas.

5. Coloque uma sardinha por prato. Polvilhe com as sementes de sésamo e os cominhos (uma colher de chá de cada, por prato). Tempere com sal, sumo de limão, azeite e pimenta a gosto e sirva.



Sem comentários:

Enviar um comentário