domingo, 9 de outubro de 2011

O tratamento do cancro da mama

O tratamento do cancro da mama

Muitas mulheres com cancro da mama, querem saber toda a informação possível sobre a sua doença e métodos de tratamento. Querem participar nas decisões relativas ao seu estado de saúde e cuidados médicos de que necessitam. Saber mais acerca da doença, ajuda a colaborar e reagir positivamente.

O choque e o stress que se seguem a um diagnóstico de cancro da mama, podem tornar difícil pensar em todas as perguntas e dúvidas que quer esclarecer com o médico. Muitas vezes, é útil elaborar, antes da consulta, uma lista das perguntas a colocar ao médico.

O médico pode aconselhar a consulta com um médico especialista que trate cancro da mama: cirurgião, oncologista, ginecologista, radioterapeuta e cirurgião plástico. Pode ter um médico especialista para cada tipo de tratamento.

O tratamento começa, geralmente, poucas semanas após o diagnóstico de cancro da mama. Regra geral, tem tempo para falar com o médico sobre as opções de tratamento e, se considerar necessário, ouvir uma segunda opinião, para saber mais acerca do seu cancro da mama, antes de tomar qualquer decisão sobre o tratamento.

Ouvir uma segunda opinião
Antes de começar o tratamento, pode querer ouvir uma segunda opinião, acerca do diagnóstico e das opções de tratamento. Poderá precisar de algum tempo e esforço adicional, para juntar os registos médicos (filmes das mamografias, lâminas da biópsia , relatório patológico e plano de tratamentos proposto) e marcar uma consulta com outro médico. Em geral, mesmo que demore algumas semanas até ouvir uma segunda opinião, o tratamento não se torna menos eficaz.


Sem comentários:

Enviar um comentário