quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Desfrute das épocas festivas

Os períodos festivos associam-se a situações de stress e fadiga

O outono teima em não chegar, mas ele já vem a caminho, e com ele chegam as preocupações com as festas que se avizinham (Natal, Passagem de ano). Para desfrutar de todos os momentos, desde a troca de presentes até à entrada do novo ano, disponibilizamos já alguns conselhos que vão ajudar a adotar um estilo de vida saudável e chegar às datas festivas sem stresse.

Por vezes, sentimos que os compromissos profissionais e as tarefas familiares nos impedem de responder eficazmente aos desafios diários. Mas é normal que a sensação de fadiga surja em determinadas fases da nossa vida.

A adoção de hábitos saudáveis é o primeiro passo para a evitar.

Noites tranquilas: um estilo de vida saudável garante um sono reparador. Devemos, portanto, limitar o consumo de estimulantes (chá, café) à noite e o número de cigarros por dia.

De facto, um consumo diário superior a 5 cigarros reduz as capacidades respiratórias, levando ao aparecimento rápido de fadiga na realização das ações do dia a dia.

Refeições equilibradas:
a alimentação desempenha um papel importante. É preciso ter tempo para as refeições e baseá-las em alimentos ricos em vitamina C (frutas e vegetais) e magnésio (cereais, nozes, soja).

Os pratos lácteos, ricos em cálcio (relaxante), antisstress (magnésio) e triptofano (aminoácido), são conhecidos pela sua ação calmante e relaxante, promovendo um sono de boa qualidade.

Por sua vez, alimentos como o macarrão e o arroz devem ser consumidos com moderação, especialmente à noite, pois em grandes quantidades, atrasam a chegada do sono.

Falsos amigos: embora, nalguns casos, pareça mais fácil adormecer após o consumo de bebidas alcoólicas, na realidade, elas diminuem as faculdades de recuperação do organismo.

Cumprir horários: o ideal é jantar antes de 21h e terminar o dia com um chá de plantas (limão, erva-cidreira, camomila, valeriana, etc.) ou um copo de leite morno pelo seu efeito sedativo natural. Se ainda assim precisar de uma ajuda auxiliar, os suplementos alimentares podem ser preciosos aliados. Ao reunir um conjunto de concentrados ativos, estse produtos conferem ao organismo uma dose diária de energia, estimulando os desempenhos físicos e intelectuais.

Agradecimentos: Forté Pharma

Fotografia: Gova Clarissa

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/desfrute-das-epocas-festivas-1194409.html

Sem comentários:

Enviar um comentário