domingo, 23 de outubro de 2011

Chá anti-rugas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/cha-anti-rugas-1045536.html


Chá anti-rugas
Cientistas alemães descobriram uma forma mais eficaz e não-invasiva de rejuvenescer a pele


Usada há mais de 40 anos no tratamento de ferimentos e em programas de rejuvenescimento, a luz fria ou LED (light-emiting diodes) conhecida pelo seu poder cicatrizante voltou a dar que falar recentemente.

Em 2008, Andrei P. Sommer e Dan Zhu, uma dupla de cientistas alemães, do Institut für Mikro und Nanomaterialien, da Universidade de Ulm, concluiu que ao expor a pele a esta luz, com o comprimento de onda certo (670 nanómetros), era possível obter uma notável redução das rugas.

Um ano depois, a mesma equipa voltou a surpreender a comunidade científica ao apresentar resultados ainda mais espantosos, acrescentando apenas um ingrediente, o chá verde. Em entrevista à saber viver, os autores do estudo explicam como chegaram às primeiras conclusões. «As nossas observações indicaram que as superfícies hidrófilas da pele estão revestidas de finos cursos de água que funcionam como uma cola.

Com o tempo, a elastina, principal constituinte das fibras elásticas responsáveis pela juventude cutânea, altera-se criando depósitos à superfície e tornando-se cada vez mais hidrófila», explicam. «A formação de um filme de água (tipo cola) restringe a elasticidade das fibras e a pele torna-se cada vez mais rígida. As nossas experiências provaram que através de uma luz, com a intensidade da radiação solar, é possível aumentar a fluidez (e reduzir a textura tipo cola) destes cursos de água», referem ainda.

O segundo elemento
Após as conclusões registadas em laboratório, os cientistas testaram a eficácia do LED numa zona com rugas da pele do rosto. Após dez meses de exposição consecutiva ao LED, foi possível reduzir consideravelmente a aparência das rugas. No entanto, o tratamento apresentou alguns problemas.

«Percebemos que a luz utilizada, em contacto com as células da pele, poderia levar à formação de moléculas de oxigénio reactivo», referem. Tendo em conta que altos níveis deste oxigénio podem provocar stress oxidativo nas células e aumentar o carácter hidrófilo dos cursos de água da matriz extracelular, ou seja, favorecer o envelhecimento cutâneo, os cientistas decidiram «adicionar ao tratamento uma preparação tópica, extraída do chá verde, conhecido por ser um poderoso antioxidante», explicam.

Grau de eficácia
A incorporação do novo ingrediente permitiu alcançar os mesmos resultados obtidos com o LED, em um décimo do tempo. «Com o chá verde alcançámos uma melhoria na aparência das rugas em apenas um mês. O tratamento, testado à volta dos olhos, não é doloroso e é eficaz na pele da mulher e do homem», referem os cientistas, que planeiam fazer mais testes para optimizar o programa.

O tratamento com LED está disponível em Portugal, mas a associação da fórmula à base de chá verde ainda não é usada. «Esperamos que em breve fique disponível para todos», concluem.

A fórmula
O preparado de chá verde, criado por Andrei P. Sommer e Dan Zhu:


Ingredientes

3 g de chá verde
250 ml de água

Preparação
Fervem-se as folhas secas de chá verde na água a 100 graus, deixam-se arrefecer durante 30 minutos e aplica-se o preparado na pele, 20 minutos antes de irradiar a zona com LED.

Texto: Vanda Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário