domingo, 23 de outubro de 2011

Benefícios do chá de menta

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/beneficios-do-cha-de-menta-1138557.html

Benefícios do chá de menta
Recém-descobertos benefícios do chá de Menta prometem Primavera mais saudável


A Primavera está quase aí, por isso está na altura de começar a beber chá de menta. Isto de acordo com estudos recentes que relacionam o chá de menta a elementos benéficos no tratamento da asma e alergias.

Um estudo da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, concluiu ainda que o chá de menta tem propriedades analgésicas que ajudam a combater a dor.

Os cientistas acreditam que as folhas de menta têm características anti-cancerígenas, anti-fúngicas e analgésicas que ajudam a combater a dor, sendo os seus efeitos semelhantes aos da aspirina.

Graciela Rocha*, investigadora brasileira responsável pelo estudo da universidade britânica, explica: “mais de 50.000 plantas são utilizadas em todo o mundo para fins medicinais e mais de metade de todos os medicamentos prescritos são baseados em moléculas que estão presentes naturalmente nas plantas. Este estudo vem comprovar que a menta tem propriedades analgésicas que fazem com que funcione no alívio da dor.”

Na medicina tradicional a menta é usada para curar várias doenças do foro digestivo, dores musculares e tosse. A nutricionista Helena Cid é peremptória no que diz respeito a este chá: “em Portugal não existe o costume de consumir chá de menta, mas nos países do Médio-Oriente é um hábito ingerir este chá depois das refeições. As propriedades das folhas são conhecidas de forma empírica por esses povos. O chá de menta ajuda à saúde oral, reduz o stress, fortalece o sistema imunitário, agindo como um excelente digestivo”.

Outras investigações têm evidenciado os efeitos benéficos das infusões de flor de laranjeira e camomila. A estas duas plantas são reconhecidas propriedades calmantes, relaxantes e inúmeros benefícios para a pele, melhorando a sua elasticidade e funcionando como um excelente regenerador de células.

Conforme adianta Helena Cid, “tanto a flor de laranjeira como a camomila são excelentes no tratamento da ansiedade, de enxaquecas de origem nervosa, de insónias e stress e até têm efeitos benéficos sobre a pele.”.

* Cientista da Universidade de Newcastle.

Fonte: Imago

Sem comentários:

Enviar um comentário