domingo, 30 de outubro de 2011

Cancro mama: A recidiva do cancro da mama

A recidiva do cancro da mama
As respostas da ciência para o reaparecimento do tumor após o seu tratamento


Chama-se recidiva ou recorrência ao reaparecimento do cancro, após tratamento. A terapêutica depende essencialmente da extensão com que aparece o tumor e da sua localização. Por exemplo, a recidiva na mama submetida a cirurgia conservadora, sem evidência de disseminação da doença a outros locais, pode tratar-se com mastectomia.

Se aparecerem metástases, ou seja, focos tumorais em sítios distantes, é necessária uma terapêutica sistémica para desacelerar a progressão da doença. Esta pode constar de quimioterapia, hormonoterapia ou imunoterapia. A radioterapia pode também ser útil, fundamentalmente nas metástases ósseas.

São também muitas vezes necessários cuidados paliativos, ou seja, tratamentos que têm por objectivo não a cura mas o alívio dos sintomas causados pela doença ou pelas terapêuticas aplicadas, com a consequente melhoria da qualidade de vida. Nesta linha engloba-se, por exemplo, a terapêutica da dor.

Fonte: 34 Copa B - Guia prático sobre a mama, a saúde e a sexualidade, Ana Paula Avillez (médica imagiologista especialista em Senologia), editora Academia do Livro

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-no-feminino/artigos-gerais/a-recidiva-do-cancro-da-mama.html

Sem comentários:

Enviar um comentário