domingo, 17 de Julho de 2011

Benefícios da água do mar - Descubra o que um dia de praia pode trazer de bom para a sua saúde

http://mulher.sapo.pt/actualidade/em-foco/beneficios-da-agua-do-mar-1157165.html

Benefícios da água do mar
Descubra o que um dia de praia pode trazer de bom para a sua saúde


Agora que o bom tempo parece ter vindo para ficar aproveite para ler este artigo e saber todos os benefícios que um dia de praia pode trazer à sua saúde.

Pela sua própria composição (sal e iodo) a água do mar foi uma das primeiras terapias usadas pelo homem tanto para fins estéticos, como para fonte de bem-estar. As algas, com grande potencial farmacológico e cosmético, são ricas em proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis à nossa epiderme. Mas para além dos benefícios que trazem à pele, quando ingeridas, as algas são eficazes na redução do colesterol e ajudam a prevenir a hipertensão. A água do mar além de rica em cálcio, ferro, magnésio, sódio, zinco e cobre é também revitalizante, anti-infecciosa, anti-stress, analgésica, bom para o mau humor, depressão, …

Para além disso, o sal é um exfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular.

Conheça agora mais a fundo os benefícios da água do mar:

METABOLISMO

A água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tiróide, uma glândula que regula o metabolismo. A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura serve para aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação do sangue.

OSSOS E ARTICULAÇÕES

Para mover-se dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto. O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos.

O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, reumáticas, circulatórias, pós-traumáticas e pós-cirúrgicas. Está, de facto, comprovado que a água do mar pode abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis.

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Tal como já foi dito anteriormente a água fresca do mar e a posterior adaptação do corpo produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos. Isto é muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas. Os que sofrem de hipertensão também acabam por ser beneficiados.

COMPOSIÇÃO DO SANGUE

O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigénio a todos os recantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar. Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos. Como consequência, o banho de mar é útil para as pessoas com o sistema imunológico debilitado, com anemia ou com níveis altos de açúcar, já que também ajuda a baixar os níveis de açúcar.

PELE

Os sais minerais em parceria com o sol regeneram a pele. Em especial devido ao efeito desinfectante do sol e drenante do mar que ajudam a limpar as impurezas. Assim, as úlceras na pele, o lúpus, o acne e, sobretudo, a psoríase são algumas das principais doenças que melhoram substancialmente com a água do mar.

Portugal é um território rico em praias e o caso específico das praias da Consolação, perto de Peniche, das praias do Meco, da praia das Avencas, perto da Parede e das praias de Porto Santo, na Madeira é muito significativo pois estas são muito ricas em argilas e lamas e possuem características químicas únicas no planeta, que beneficiam principalmente pessoas com doenças do foro reumático e ortopédico.

Além de tudo a areia é a melhor opção no caso de lesões pois devido á sua irregularidade ajuda muito no fortalecimento muscular.

Depois de tudo o que leu um dia ‘de papo para o ar’ na praia torna-se agora ainda melhor por saber todos os benefícios que lhe traz.

Sem comentários:

Enviar um comentário