quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sushi - Mitos e verdades sobre o seu consumo

O sushi é baixo em calorias porque a maioria dos peixes usado na sua confecção tem menos de 100 calorias por 100gr.

Mito ou Verdade?

O mito calórico continua a baralhar as nossas escolhas alimentares.

Apesar do Sushi ter uma densidade calórica baixa, por ser relativamente pobre em gordura, apresenta um Índice glicémico elevado devido ao arroz branco e ao açúcar adicionado, podendo então apresentar uma Carga Glicémica elevada dependendo da quantidade ingerida.

Assim um alimento pouco calórico poderá ser muito engordativo.

  • Os peixes gordos como a cavala, a sardinha e o salmão são ricos em ácidos gordos ómega-3, eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares e artrite.

Mito ou Verdade?

O consumo de ácidos gordos Ómega 3 (EPA e DHA) tem uma acção muito importante no processo inflamatório, prevenindo todas as doenças de mecanismo inflamatório.

O problema aqui é a composição final do Sushi. Os peixes ricos em Ómega 3 são apenas um ingrediente, não nos podemos esquecer do arroz branco e do açúcar que como vimos, apresentam índice glicémico elevado e como tal, potenciam o processo inflamatório.

O molho de Soja é muito rico em Ómega 6, podendo destabilizar o rácio Ómega 3/6, anulando o efeito anti-inflamatório dos peixes gordos

Os peixes gordos de viveiro apresentam apenas 25% do conteúdo de Ómega 3 dos peixes selvagens. Será outro factor a ter em conta.

  • As Algas são muito nutritivas. Contêm proteínas, minerais como o iodo e são ricas em v-itaminas A, B1, B2, B6, niacina e C, que ajudam a prevenir os depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos.

Mito ou Verdade?

As algas são também ricas em Ómega 3, que como foi visto anteriormente tem acções benéficas no nosso organismo.

A alimentação dos nossos antepassados, durante o nosso processo evolutivo, incluía as algas no cardápio, o que poderá explicar as nossas elevadas necessidades de iodo.

  • O gengibre é um bom anti-séptico natural, que ajuda a digestão e for-talece o sistema imunitário.

Mito ou Verdade?

O Gengibre apresenta também propriedades analgésicas, melhora a circulação sanguínea, além de poder aliviar o enjoo.

  • O vinagre de arroz tem propriedades anti-bacterianas. Ajuda à digestão, diminui o risco de hipertensão, também funciona como um amaciador para a pele.

Mito ou Verdade?

Além destas funções, o Vinagre de arroz tem um efeito alcalinizante plasmático melhorando a carga ácida da dieta.

  • A Wasabi é rica em vi-tamina C, esta pasta de rábano selvagem estimula a secreção de saliva e ajuda à digestão. É anti-bacteriana e ligeiramente anti-séptica.

Mito ou Verdade?


O rabanete japonês selvagem parece ter sido utilizado como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793).

  • Todas as funções descritas estão dependentes da quantidade consumida, que normalmente é muitíssimo baixa quando falamos de Wasabi. Os fitoestrogénios contidos no molho de soja ajudam a combater problemas associados à menopausa.

Mito ou Verdade?

A utilização de fitoestrogénios no alívio dos sintomas da menopausa pressupõe uma toma diária e em quantidades bem mais elevadas do que as que estão contidas em uma dose de molho de Soja.

Além do mais, quanto mais molho de soja na alimentação, maior o consumo de Ómega 6 e de Glutamato

- “A harmonia entre os ingredientes é o segredo da longevidade", revela a nutricionista do Hospital Estadual de Okinawa, Toshiko Miyague.


Dicas para "sushizar" em grande estilo:


- Muita gente acha que o certo é encharcar o sushi em molho de soja, mas isso não deve ser feito. O certo é colocar pouca soja, de preferência só na parte do peixe.

- Pelo facto do Sushi ser uma refeição de baixo valor calórico e feita de pedaços pequenos de comida, é normal que o consumidor acabe sempre por comer mais do que devia ou precisa para se saciar.

- Deve-se tomar cuidado com as frituras como o tempura, com sushis feitos com cream cheese ou maionese, ingredientes ricos em gordura, com o molho shoyo, rico em sódio, que eleva a pressão arterial.

Fonte



Sem comentários:

Enviar um comentário