quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tendências outono/inverno 2011-12

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/tendencias-outono-inverno-2011-1181132.html

Tendências outono/inverno 2011-12
Por Olga Cardoso Pinto


Gold medallist

Novas influências modernas nas referências clássicas padronizadas

O look clássico, padronizado em linhas e estilos, é impulsionado por uma nova oportunidade de inovar, com items modernos e contemporâneos. Torna-se cheio, majestoso e carismático, numa abordagem refrescada por uma construção estruturada, elegante, com apontamentos mais modernos e radicais, de influência citadina mas ao mesmo tempo inspirada nos temas da caça, nas corridas de cavalos, no estilo colegial inglês.

Xadrezes vários, pormenores em couro e pele, aplicações e acessórios metálicos, o brilho do dourado e os tons campestres cortados por laivos de luz e contraste, fazem desta tendência uma opção certa para um guarda roupa atual, com requintes do passado, de pormenores masculinos.

Um estilo simples, sem a elaboração exagerada de formas e efeitos de confeção. Destacam-se as capas, as parkas oversize, as “canadianas” de xadrez com alamares de couro, vestidos bata, as calças cigarette e de montar, as malhas cardigans, os tailleurs de corte masculino, os casacos estilo redingote.

Eco optimistic
A aposta numa utopia ativa e enfantizada, juntamente com a procura de soluções simples, sustentáveis e apelativas.

Esta tendência apela à união das comunidades, a um espiríto comum, à ação coletiva e criativas colaborações, para uma dinâmica e solidária utopia que ajudará à reconstrução social, tornar os consumidores passivos em imaginativos coprodutores.

Este apelo à transformação das sociedades, requer reinventar o nosso quotidiano através da cor, de uma forma pragmática e simples, reutilizar as roupas de anos passados, conjugá-las e criar estilos únicos e individuais, ricos em boa disposição e inovação.

Os cortes, as linhas e os modelos são singelos, práticos, sem ostentações e sem grandes adornos. Conjugam-se padrões e materias, sobrepõem-se peças de tons e estilos diferentes, o estilo casual e sport combinam-se sem se anularem e claro a cor desempenha o papel principal, de destacar o vermelho, o laranja tijolo, o azul indigo, o celanon e o amarelo mustarda, todas elas de origem natural.

As malhas tricot, os padrões de quadrados, o pêlo e tecidos de lã para confeção de sobretudos, calças e vestidos, complementados com acessórios de agasalho como capas, ponchos e cahecóis extra large, tornam esta tendência a eleita para quem gosta de passar o tempo frio de forma confortável, prática como se estivesse envolta num casulo.


World remix
Esta tendência remete-nos para uma atitude entre a nomadologia e a interação, é uma história moderna e rica sobre a sucessão e resistência humana.

Entre o passado pioneiro e o atual imigrante, as populações movimentam-se gerando interações culturais cada vez mais intensas e aceleradas. A globalização tornou esta imensa diversidade, de onde emerge esta cultura mundial, rica em positividade e fé num futuro sustentável.

A inspiração vem de várias culturas e influencia cores, estilos e padrões. Europa de leste, Ásia, América Latina, Africa, contribuem com tons exóticos e únicos, estampas, bordados e combinações de tecidos e materiais, para criarem uma griffe que já vem de temporadas anteriores, mas agora com uma nova abordagem mais funcional, conjugando o conceito nomadology e hybrid-age.

Um estilo puro, enriquecido pela cor, pelas flores, arabescos e geométricos que se combinam e contribuem para um guarda roupa eclético e funcional. A saia calça, o casaco de escapulário solto, as golas extralarge, as calaças balão e boot-cut, as jaquetas estruturadas são items de referência.

Far of lands
Recria-se um estranho mundo imaginário que combina em si os primórdios da civilização e um futuro galáctico.

Uma tendência que reune aspetos que se pensavam inconciliáveis: o passado remoto e o futuro incerto. Inspirada na imensidão do espaço das pradarias, das estepes geladas, dos longos cursos de água, da natureza intocável surge uma associação com o espaço infindável, desconhecido, silencioso.

Este novo conceito, forja um estilo quase ao jeito sofisticado vs grunge, associa vestuário de corte pioneiro – saias longas e rodadas, casacos de xadrez, o canvas, o jeans , o couro e o nobuk, o estilo cowboy – casacos e blusões robustos, o pêlo de cordeiro e ovelha, as gangas e tecidos de relevo grosseiro, com apontamentos arrojados e espaciais – os tons brancos, nas suas variações de azul gelo, marfim, ótico. Ombros estruturados e alguns drapeados, pormenores de bolsos e acabamentos, complementados com cintos altos. Estampados desbotados e estilo batik decoram sweat shirts e tecidos finos.

De salientar que a natureza está em grande destaque, com este apelo ecológico no tratamento das roupas, desde a sua conceção até ao seu tratamento, procuram-se fibras naturais, pigmentos para tingimento de origem natural e até formas de lavagem com detergentes não agressivos para natureza.

Consultório de Moda
Av. Padre Manuel Alves Rego, 648
4470-330 Maia
351 220 500 680
351 936 903 730
http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário