quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Peregrinação a pé

http://saude.sapo.pt/guia-do-viajante/artigos-gerais/peregrinacao-a-pe.html

Peregrinação a pé
Todos os cuidados a ter antes de se aventurar na estrada


As viagens a pé podem provocar vários problemas, sobretudo associados aos aparelhos locomotor e cardio-respiratório.

Os principais alvos do desgaste são os membros inferiores e os pés, pelo contacto repetido com o solo.

O sistema cardio-respiratório será mais suscetível aos esforços relacionados com a velocidade da marcha, as subidas e o aporte de líquidos, sais minerais e energia (sobretudo à custa dos alimentos).

Quanto maior for a idade, mais necessária uma avaliação médica antes de iniciar o treino para a caminhada. O médico assistente deverá fazer a avaliação clínica e analítica e, existindo dúvidas, enviar o viajante para as especialidades médicas respetivas. O planeamento adequado deste tipo de peregrinações permite-lhe antecipar e prevenir eventuais problemas que possam surgir.

Distância
Quanto maior for a distância, maior será o desgaste. O número de quilómetros recomendado varia entre 20 e 30 por dia, tendo sempre em conta o acidentado do terreno. Aconselho a estudar bem cada etapa, de forma a não exagerar na programação para cada dia. Neste tipo de peregrinação os caminhos podem ser mais acidentados. São também mais interessantes, convidando a paragens e contemplação. Considere estes fatores na preparação da viagem.

Antes de partir
O treino é fundamental. Está recomendado fazer marcha diária de, pelo menos, cinco quilómetros, dois meses antes da peregrinação. Deve andar com um passo largo, ritmado e inclinando o corpo ligeiramente para a frente.

É durante este período que o viajante avalia o seu estado físico, problemas e dificuldades, prevenindo situações mais graves que possam surgir na peregrinação. O treino pressupõe, também, a experimentação e adaptação aos materiais a utilizar durante a caminhada, passando pelo calçado, meias, outra roupa, bastões de marcha, peso e correias da mochila, chapéu.

O que deve levar a bagagem
Encontram-se bem difundidas por associações religiosas e organizações várias listas de material a ser utilizado pelos peregrinos e recomendações sobre comportamentos. Se tiver carro de apoio, divida a bagagem.

No carro leve uma muda de roupa para cada dia, um estojo médico (com medicamentos que toma habitualmente, anti-inflamatório em creme ou gel e em comprimidos, antipiréticos, hidratante, ligaduras elásticas, antiséptico e compressas).

Na mochila, leve bastões de marcha, chapéu, óculos de sol, protetor solar, capa de chuva, meias de reserva, garrafa de águ,  bolachas energéticas e frutos secos e/ou açúcar. Deve munir-se ainda de um saco-cama, de produtos de higiene pessoal, de uma toalha de banho, de um guarda-chuva e de uma lanterna.

Cuidados a ter na estrada
Estas são as principais recomendações que deve ter durante o trajeto:

- Caminhe em segurança.

- Use sapatos confortáveis, já experimentados por si no treino.

- Use sempre meias de algodão, sem elásticos nem costuras.

- Evite caminhar durante as horas de maior exposição solar.

- Beba muita água. Coma, de três em três horas, alimentos leves e de fácil digestão.

- Faça pausas de uma hora de manhã e de duas horas depois do almoço.

- Quando descansar, eleve os pés, mantendo os joelhos apoiados.

- À noite caminhe com sinalização luminosa e refletora e nunca sozinho.

Texto: Jorge Atouguia

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"

Sem comentários:

Enviar um comentário