quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cancro da mama: o desenvolvimento das células cancerosas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/cancro-da-mama-o-desenvolvimento-das-celulas-cancerosas.html?pagina=2


Cancro da mama: o desenvolvimento das células cancerosas
O que ocorre a nível celular quando o nosso organismo é afectado pela doença oncológica


A palavra cancro vem do grego caranguejo. Também se pode designar o cancro por neoplasia maligna, que significa «novo» crescimento.

O nosso corpo é formado por triliões de células, que são unidades apenas visíveis ao microscópio. A célula é a unidade básica da vida. Cada célula é limitada por uma membrana – a membrana celular ou citoplasmática – e no seu interior contém uma solução aquosa – o citoplasma – e o núcleo onde se encontra o ADN.

Ao longo da vida, as células dividem-se periodicamente e vão-se substituindo a si próprias, pelo processo de divisão celular, no qual cada célula se divide em duas.

Assim, à medida que as células envelhecem e morrem, ou são lesadas, por exemplo, por toxinas, vão sendo substituídas por novas células resultantes do processo de divisão celular, permitindo a sua renovação. A divisão celular é assim um processo normal e controlado, responsável pelo crescimento e regeneração do corpo.

Porém, quando as células se tornam cancerosas, o processo de divisão celular deixa de ser controlado, passando a multiplicar-se rapidamente e de forma desordenada, levando à formação de um tecido anormal a que se chama tumor.

Estas células cancerosas adquirem assim a capacidade de se multiplicarem e invadirem os tecidos e outros órgãos, chamando-se este processo carcinogénese.

As razões que levam as células a tornarem-se cancerosas são geralmente desconhecidas, embora se conheçam vários carcinogéneos como, por exemplo, o fumo do tabaco, as radiações, entre outros, que podem estar na origem de alguns tipos de cancros.

Relativamente ao cancro da mama, embora sejam conhecidos factores de risco, a sua causa é desconhecida, razão pela qual podemos actuar fundamentalmente na prevenção secundária, ou seja, no seu diagnóstico precoce.



Fonte: 34 Copa B - Guia prático sobre a mama, a saúde e a sexualidade, Ana Paula Avillez (médica imagiologista especialista em Senologia), editora Academia do Livro

Sem comentários:

Enviar um comentário