sábado, 8 de outubro de 2011

14 mitos que engordam

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/14-mitos-que-engordam.html

14 mitos que engordam
São erros que comete quando quer emagrecer. Nós damos-lhe as verdadeiras respostas para que faça as escolhas certas

Deixar de jantar não emagrece, tal como nem sempre as gorduras vegetais são mais adequadas.

Descubra as crenças que só lhe complicam a vida.

1. A parte branca dos legumes é a mais light
De facto, têm poucas calorias, no entanto, é na parte verde das folhas dos diversos legumes que se concentram as vitaminas e os minerais. Por isso, o melhor é consumir as folhas internas e as externas e, quanto mais verde forem, mais ricas serão em vitaminas e antioxidantes.

2. Jantar engorda
É completamente errado fazer apenas uma refeição por dia ou saltar algumas delas para tentar emagrecer. Distribua os alimentos entre quatro a cinco refeições por dia.

As mais abundantes ou energéticas devem fazer-se de manhã, enquanto os jantares devem ser mais ligeiros. Fazendo várias refeições por dia, diminui a necessidade de comer entre aquelas, o que geralmente é sinónimo de ingestão de alimentos muito calóricos ou de calorias vazias. Se come pouco, o organismo habitua-se e gasta menos calorias.

3. A fruta engorda mais quando comida após a refeição
Lembra-se quando lhe ensinaram, na escola, que a ordem dos factores é arbitrária? Pois bem, aqui acontece o mesmo, ou seja, a ordem em que se ingere os alimentos não tem influência no total de calorias consumidas.

Um peça de fruta tem as mesmas calorias antes ou depois das refeições. A única vantagem que terá ao comê-la antes da refeição está associada ao facto de ter um alto teor de água e fibra, o que lhe vai dar a sensação de saciedade e isto pode ajudá-la a comer menos.


4. Gordura vegetal, a mais saudável
Na generalidade sim, porque a maioria contém ácidos gordos insaturados bons para o coração. No entanto, há óleos vegetais (palma e de coco) que se usam na elaboração industrial de alimentos e cujas gorduras são saturadas, prejudicais à saúde.

5. A gordura deve provir apenas do azeite

O azeite e o peixe azul contêm ácidos gordos insaturados, que favorecem a eliminação do excesso de colesterol no sangue. Contudo, as gorduras polinsaturadas (como o óleo de girassol, de milho e soja) reduzem tanto o mau como o bom colesterol e ajudam a expulsar o mau do organismo.

O azeite é ideal para cozinhar a altas temperaturas, pois não se degrada com o calor, embora perca qualidades, como o sabor e o aroma. Quando começar a deitar fumo deite-o fora, porque passa a ser tóxico.

6. O peixe azul é saudável, mas engorda

Um estudo publicado no Diário de Nutrição Médica Americana revela que comer atum, sardinhas ou salmão (peixes azuis com ácidos gordos do tipo ómega-3) não é apenas saudável mas também ajuda a perder peso.

7. A toranja emagrece
O seu poder adelgaçante é um clássico. Tal como acontece com o sumo de limão, é atribuído ao de toranja um suposto efeito destruidor da gordura devido à sua acidez. No entanto, o ácido cítrico não destrói a gordura. Chegou-se mesmo a criar a dieta da toranja, que não foi mais do que um truque para relançar as vendas dos excedentes deste fruto.

8. Para emagrecer não posso comer pão
É um dos primeiros alimentos a ser eliminado quando se inicia uma dieta sem acompanhamento de um nutricionista. Contudo, o pão, como o resto dos farináceos, é rico em hidratos de carbono, um nutriente que o nosso organismo necessita em maior quantidade para obter energia.

Deve sim, estar atento ao que põe no pão (molhos calóricos, manteigas, chocolate, enchidos).O pão torrado fornece a mesma quantidade de calorias, apenas contém menor quantidade de água.

9. Tem de comer menos
Deve ingerir a quantidade que a sua constituição e a sua actividade física pedem. Nem mais nem menos. Lembre-se que está provado cientificamente que as pessoas que estão muito tempo sem comer têm o metabolismo mais baixo e queimam menos calorias do que as que comem mais vezes por dia.

Quem salta refeições tem ainda uma maior tendência para comer mais à noite, quando o metabolismo tende a queimar menos calorias por estarmos mais inactivos. A melhor forma de controlar o peso é fazer cinco refeições ligeiras e incluir em todas elas legumes ou fruta fresca de forma a não ter carência de vitaminas e minerais.

10. Água durante a refeição engorda
A água não contém calorias, portanto, é impossível engordar quando se bebe água e, para além disso, é saciante. A água pode, sim, devido a algumas patologias, ficar retida no organismo, facto que aumenta o peso corporal mas não a gordura.

11. Os adoçantes emagrecem
A sacarina e o ciclamato não aportam calorias, mas há outras substâncias que como os polialcóis, derivados do açúcar, transformam-se numa molécula de glicose que tem 4 kcal por grama, logo, as pastilhas e os rebuçados sem açúcar afectam o peso.

12. As bebidas light emagrecem
As bebidas baixas em calorias estimulam o apetite, segundo um estudo que analisou o efeito que estas bebidas provocavam nas pessoas que as ingeriam: quem as tomava comia mais do que quem bebia água ou outras bebidas açucaradas originais. O gás dessas bebidas pode gerar problemas digestivos.

13. O chá é adelgaçante
Alguns chás podem conter teína, uma substância semelhante à cafeína do café e teobromina do cacau, que actua na destruição da gordura, de acordo com um teste in vitro.

14. Adeus cerveja
Os últimos estudos atribuem «a barriga de cerveja» não à bebida, mas sim ao que a acompanha. Uma cerveja aporta 90 calorias e é bastante menos energética que alguns refrigerantes e possui um efeito metabólico positivo sobre o organismo.

Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Zurique indica que as pessoas que queiram emagrecer devem reduzir a ingestão de calorias totais da sua dieta, sem ter que renunciar às bebidas que tomam habitualmente. De qualquer forma, não se esqueça que a cerveja contém álcool, logo o seu consumo deve ser moderado. Pode também optar pelas cervejas que não contêm álcool.


Aspectos a que deve estar atento

- Poucos são os obesos que têm problemas hormonais. O normal é que sejam obesos por comer de mais.

- O aumento de peso considerado normal com o avançar da idade é muito reduzido.

- O sal não engorda. É um mineral e não tem calorias. No entanto, pode produzir retenção de água em caso de insuficiência cardíaca, renal ou hepática. Em pessoas normais não altera o peso.

- Todos os óleos vegetais têm as mesmas calorias.

-  A margarina vegetal tem quase as mesmas calorias que a manteiga, salvo as versões light.

- O pão torrado, as baguetes e a côdea tem as mesmas calorias que o miolo.

-  Comer velozmente não influencia o peso. O que costuma acontecer é que as pessoas que comem mais rapidamente ingerem maiores quantidades.

- Os obesos absorvem os nutrientes da mesma forma que os magros.

-  A prisão de ventre não tem influência sobre o peso.

Fonte: Sociedade Espanhola para o estudo da Obesidade.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Sem comentários:

Enviar um comentário