domingo, 11 de setembro de 2011

O exercício anti-stress

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/o-exercicio-anti-stress.html

O exercício anti-stress
Caminhar tonifica, cuida do coração, acelera o metabolismo, emagrece e relaxa

Fácil, barato e compatível com a sua vida quotidiana. Já não tem desculpas para não mexer o corpo.

Existe um exercício considerado saudável, que se pode realizar em qualquer lugar, a qualquer hora e independentemente do objectivo final, esse exercício é caminhar.

Quando começa a andar, o seu corpo activa-se na generalidade, mesmo se for só ao supermercado, a caminho do trabalho, passear o cão ou, apenas, ver montras (sem parar em todas elas, claro).

Se for a pé para todos estes lugares, vai chegar à conclusão que anda cerca 30 minutos/uma hora por dia e, no mínimo dois ou três quilómetros, o que não é nada mau se tiver em conta que nem sequer se tinha proposto a fazê-lo!

Por que é que é bom andar?
Caminhar é um exercício muito completo que não só tonifica a parte inferior do corpo, como o resto da sua anatomia. Para além disso, permite alcançar os mesmos benefícios da corrida, da natação ou da bicicleta. Estas são as suas vantagens:

Controla o peso
Porque queima calorias, sempre que gasta mais do que as que ingere. Para além disso, melhora a utilização de glicose como fonte de energia, sem a armazenar sob a forma de gordura.

Reforça os ossos

Aumenta a massa óssea. O aumento do volume dos músculos faz com que aconchegam melhor os ossos, o que pressupõe um melhor suporte para o esqueleto.

Activa a circulação
Favorece o fluxo de sangue. Baixa a pressão sanguínea (reduz o risco de hipertensão de 35% a 50% ). Também facilita a circulação de retorno (quando é fraca, surgem varizes e edemas).
O aumento de oxigénio beneficia as funções neurológicas, hormonais e respiratórias.


Favorece a saúde cardiovascular
Se fizer exercício aeróbio, o coração é um dos órgãos mais beneficiados, já que utiliza mais oxigénio do que o habitual, o que lhe permite bombear mais sangue por batida.

Desta forma, consegue diminuir o ritmo cardíaco não só em repouso mas também durante o exercício, o que é muito bom.

Para além disso, aumenta o colesterol bom, evitando a formação de placas de gordura nos vasos, e reduz os triglicéridos, outra forma de gorduras presentes no sangue que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Fortalece as pernas

Aumenta a sua força e, para além disso, favorece a sua elasticidade e resistência.
Tonifica os vários grupos musculares do corpo e mantém as articulações sãs, sem causar impacto como outros exercícios aeróbios (saltar, correr, step...).

Reduz a dor muscular
As pontadas e cãibras diminuem quando movimenta os músculos, pelo que uma caminhada ajuda a aliviar estes incómodos.

Por outro lado, é um bom exercício de aquecimento para que os músculos não sofram lesões com um desporto de maior impacto que realize posteriormente.

Conselhos a não esquecer sempre que for caminhar

- Leve uma garrafa de água, para estar sempre hidratada.
- Escolha um trajecto fixo, para observar os seus progressos, o tempo que demora a percorrê-lo, o cansaço
- Siga o seu próprio ritmo, não importa se no início for pausado; o importante é definir a intensidade da sua própria caminhada.
- Use sempre calçado cómodo, roupa leve e uma bolsa de cintura (nem malas, nem mochilas), para não sobrecarregar nem lesionar outras zonas do corpo.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário