quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hortelã-pimenta: Os benefícios da planta que actua contra as más digestões

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/hortela-pimenta.html

Hortelã-pimenta
Os benefícios da planta que actua contra as más digestões


Esta planta oferece um óleo essencial (29 a 55% de mentol), com acção antibiótica, flavonóides, com acção relaxante sobre o tracto gastrointestinal, e taninos com acção emoliente.

Actua nas más digestões e enfartamentos, tem uma acção anti-espasmódica e elimina dores do estômago e intestino.

Ao nível da vesícula biliar, alivia os espasmos e aumenta a produção de bílis.

Num estudo italiano de 2007, realizado em 57 pacientes com síndrome do cólon irritável, 75% dos que utilizaram óleo de hortelã-pimenta reduziram em mais de 50% os sintomas desta patologia ao fim de 4 semanas. No grupo placebo, apenas 38% alcançaram este resultado.

O óleo de hortelã-pimenta (aplicado nas têmporas e zona frontal de 15 em 15 minutos) foi tão eficaz quanto o paracetamol (1000 mg) nas cefaleias de 41 pacientes, num estudo realizado na Universidade Christian-Albrechts, na Alemanha.

Outras indicações
A hortelã pimenta tem um efeito benéfico nos casos de síndroma do cólon irritável e doença de Crohn. Reduz o excesso de pêlos (hirsutismo) em homens e mulheres, podendo ser conjugada, internamente, com a salva, anho casto ou alcaçuz, e com uma aplicação externa de calêndula.

Sob a forma de óleo essencial, utiliza-se: internamente, no tratamento de catarro pulmonar e inflamações na boca; e, externamente, em dores, distensões musculares, entorses e neuralgias, produzindo uma sensação de frio.

Administração

- Chá: As folhas são ingeridas sob a forma de infusão (uma saqueta para uma chávena).

- Óleo essencial: Deve ser administrado com seis a 12 gotas diluídas em água ou sumo, divididas por três tomas diárias.

Precauções
Utilizar sob vigilância de um especialista, em casos de litiase na vesícula biliar (pedras) e de refluxo gastro-esofágico.

Nos homens, pode provocar uma diminuição da libido.

O óleo essencial não deve ser administrado em pacientes com epilepsia ou hipertensão.

Remédios caseiros


- Óleo para massagens: Coloque uma mão cheia de folhas bem esmaga­das de hortelã-pimenta fresca em 250 ml de azeite. Espere sete dias e aplique sobre as zonas afectadas.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário