quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aveia: Um cereal que ajuda a prevenir a diabetes e beneficia os doentes celíacos

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/aveia.html

Aveia
Um cereal que ajuda a prevenir a diabetes e beneficia os doentes celíacos


A aveia é um dos mais importantes cereais para a alimentação humana, a par do trigo, da soja e do milho.

É rico em beta-glucanos, fibras viscosas com efeito cardio-protector, hipoglicemiante (atenuando os níveis de glicose pós-prandial), colagogo e colerético (aumentando a excreção dos sucos biliares), laxativo e saciante.

Possui também avenantramidas, vários polifenóis com acção antioxidante, anti-inflamatória e antiprurido, que ajudam a tratar problemas da pele e protegem contra doenças coronárias e cancro do cólon. Contém ainda várias vitaminas do complexo B, com acção sobre o sistema nervoso, e minerais.

Estudos científicos

  •     Na doença celíaca, a aveia demonstrou ser um alimento seguro, após um ano de ingestão de 100 g de aveia por dia. No final do estudo não foram encontradas quaisquer alterações nas biopsias duodenais (Hospital Universitário de Kuopio, Finlândia, 2008).
  •     Num estudo realizado em 2008 na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a aveia reduziu em 40% a aplicação de insulina em pacientes com diabetes tipo 2. Este resultado surgiu ao fim de quatro semanas após a introdução de aveia na dieta.
  •     Na dermatite atópica, 173 bebés com menos de 12 meses que eram tratados com pomadas de cortisona aplicaram também um creme com aveia. Ao fim de 6 meses, houve uma redução de 42% na aplicação da cortisona neste grupo e de apenas 7,5% no grupo placebo (Dermatology, 2007).
Principais propriedades
Tratamento da diabetes e doenças cardiovasculares, reduzindo simultaneamente os níveis de glicose e colesterol quando introduzida na alimentação.

Em uso externo, é um dos principais constituintes de cremes para a pele devido à sua acção hidratante, regeneradora, protectora e anti-irritante. Assim, é utilizada no tratamento de atopias (dermatites, eczema, alergias...), podendo ser aplicada em recém-nascidos e bebés.

Outras propriedades

É um alimento seguro para celíacos. Por ser muito rico em nutrientes, recomenda-se a grávidas e lactentes, na recuperação de doenças e a atletas. É ainda um bom relaxante do sistema nervoso e laxativo.

AdministraçãoIngira como alimento (em flocos, farelo, farinha...), utilizando as formas galénicas (gotas, comprimidos, ampolas...) só em casos pontuais.

Remédio caseiro
Compre flocos de aveia integrais (se estiverem crus, ferva-os em água durante cinco minutos) e junte leite de soja, passas de uva, papaia, amêndoas e um pouco de sumo de limão e mel. Tome ao pequeno-almoço. A aveia vai libertando a energia de uma forma gradual ao longo da manhã, evitando que tenha quebras de energia e fome a meio da manhã.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário